Esta terça-feira, 24 de maio, Guadalupe Lieja teve, no meio do maior azar, a sorte que outros pais não tiveram. O seu filho foi um dos sobreviventes do massacre no Texas, escapando ao ataque de Salvador Ramos, rapaz de 18 anos que matou 19 crianças e duas professoras numa escola da cidade texana de Uvalde.

Vítimas do atirador de Uvalde estavam todas na mesma sala. Polícias partiram janelas para retirar alunos

Um dia depois do ataque — esta quarta-feira, 25 —, Guadalupe Lieja foi entrevistado por um jornalista precisamente em Uvalde. E partilhou um testemunho emocionado, transmitido pela estação norte-americana NBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com poucas palavras, e visivelmente hesitante, o pai de uma das crianças que sobreviveu começou por contar: “Na segunda-feira tinha visto um dos miúdos… o meu filho joga baseball, jogaram um contra o outro. Tinha acabado de o ver jogar…” Já nitidamente comovido, prosseguiu: “Não sei o que dizer”.

Guadalupe Lieja arranjou, ainda assim, algumas palavras para deixar um conselho: “Costumamos dizer: abracem os vossos filhos todos os dias, todas as manhãs, quando vão para a escola ou depois de virem da escola. Dizemos sempre isso… Façam isto todos os dias. Sempre que tiverem a oportunidade”. Pode ver as declarações aqui:

O tiroteio de esta terça-feira reavivou o debate sobre a circulação de armas de fogo nos Estados Unidos da América, na sequência de um massacre numa escola primária.

Foram entretanto avançados alguns detalhes sobre o ataque de Salvador Ramos. O governador do estado do Texas, Greg Abbott, revelou por exemplo que o jovem divulgara os seus planos em três publicações distintas na rede social Facebook.

Atirador contou quase em tempo real no Facebook que ia “matar a avó” e que ia “realizar um massacre numa escola primária”

Antes de matar 21 pessoas numa escola primária de Uvalde, Salvador Ramos alvejara a tiro a sua avó, que sobreviveu (embora tenha ficado ferida). O atirador acabou por ser morto pela polícia, na sequência de uma troca de tiros.

Salvador, o “miúdo mais fixe e mais tímido” que matou 21 pessoas no Texas e avisou que o faria no Instagram