Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou esta quarta-feira o pagamento de 10.000 rublos, cerca de 167 euros, aos pais de crianças inscritas em escolas controladas pela Rússia nas regiões da Ucrânia dominadas por forças russas ou pró-Moscovo.

O Presidente russo aprovou esta quarta-feira esta ordem para o ano letivo 2022/2023 em Lugansk e Donetsk, repúblicas no Donbass ucraniano cuja independência Moscovo reconheceu, bem como em Zaporijia e Kherson, no sul do país vizinho, e em Kharkiv, no leste, informou o Kremlin.

Putin instruiu o primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, a coordenar com as administrações militares e civis destas regiões o pagamento único de 10.000 rublos aos pais de crianças entre os 6 e os 18 anos que residem nestas províncias “se começarem até 15 de setembro a estudar em instituições de ensino localizadas nestes territórios”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Rússia controla praticamente toda a região de Lugansk, enquanto nas outras províncias o faz maioritariamente ou parcialmente.

No entanto, instalou nas suas administrações pró-russos com os quais pretende reforçar a sua presença nos territórios ocupados ou “libertados”, como a Rússia normalmente define o seu controlo sobre estas regiões ucranianas.

As autoridades pró-russas de Donetsk e Lugansk, bem como Kherson e Zaporijia, anunciaram planos para a realização de um referendo sobre a sua adesão à Federação Russa.