Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, participou esta quinta-feira numa conferência no Qatar, que esteve focada nos direitos humanos e educação, um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A informação foi partilhada através de uma nota da Presidência da República. Marcelo Rebelo de Sousa está em Doha, no Qatar, onde vai estar a acompanhar a Seleção no jogo da tarde desta quinta-feira, contra o Gana. Mas o futebol não era o único objetivo da deslocação, como o Presidente argumentou esta semana.

“Centrando-se no tema da conferência, sublinhou que uma educação de qualidade implica o seu alargamento a todos os cidadãos, incluindo um aumento significativo do acesso ao ensino superior, como aconteceu em Portugal nas últimas décadas, em particular a participação das mulheres, hoje maioritárias no ensino superior, incluindo nos doutoramentos”, refere a nota da Presidência.

Na mesma nota, é sublinhado que isso “significa o acesso de todas as camadas sociais, nacionais e não nacionais, incluindo migrantes e suas famílias.”

“Uma educação de qualidade significa liberdade e inclusão, tolerância, não discriminação nomeadamente em função do género, da etnia, da origem, da orientação sexual e, portanto, o respeito pelos Direitos Humanos. Naturalmente contribuindo para a redução das desigualdades e a luta contra a pobreza”, continua a nota. “Não há desenvolvimento sustentável sem educação de qualidade, sem deixar ninguém para trás”, finaliza a nota da Presidência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Parlamento autorizou esta semana a deslocação do Presidente ao Qatar, depois de a viagem ser alvo de críticas devido à questões de direitos humanos naquele país. Esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a deslocação, argumentando que ia estar no Qatar também para “falar de direitos humanos”, justamente na conferência mencionada na nota da Presidência.

Marcelo defende ida ao Mundial e garante: “Depois de amanhã estarei a falar de direitos humanos no Qatar”