J.K. Rowling revelou num novo podcast que Jorge Arantes, com quem foi casada de 1992 a 1993, escondeu o manuscrito de Harry Potter para impedir que a escritora o abandonasse.

Rowling conheceu Arantes em 1992, pouco após se ter mudado para o Porto. Os dois casaram-se em outubro de 1992 e divorciaram pouco mais de um ano depois, em dezembro de 1993. A escritora descreveu o casamento com o ex-jornalista português como o “maior fracasso” da sua vida e o período que se seguiu como um dos mais difíceis.

Cinco lugares no Porto para lembrar J.K. Rowling (e Harry Potter)

No podcast “The Witch Trials of J.K. Rowling”, lançado esta terça-feira, a autora, que escreveu Harry Potter e a Pedra Filosofal enquanto vivia no Porto, relatou que, a certa altura, Arantes escondeu o manuscrito do livro para impedir que Rowling o deixasse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ele sabia o que o manuscrito significava para mim porque, a certa altura, ele tirou-mo e escondeu-o. Era o seu refém”, contou a Megan Phelps-Roper, co-criadora do podcast. Rowling, que temia que Arantes destruísse o documento, começou a fotocopiá-lo às escondidas.

“Quando percebi que ia mesmo embora, comecei a tirar algumas páginas todos os dias, poucas páginas para que ele não percebesse que faltava alguma coisa, e fotocopiava-as”, citou o The Times. “Aos poucos, um manuscrito fotocopiado foi crescendo e crescendo no armário do quarto de hóspedes. Suspeitava que ele o queimaria se não conseguisse levar tudo comigo.”

A Lello não inspirou Harry Potter, mas J.K. Rowling admite que escreveu no Majestic

J.K. Rowling admitiu que salvar o manuscrito foi uma prioridade, porque “significava tanto”. “A única coisa a que dei prioridade além disso foi a minha filha, mas nessa altura ela ainda estava dentro de mim e por isso estava a salvo.”

Jessica Arantes nasceu em julho de 1993, alguns meses antes de os pais se separarem e a escritora regressar ao Reino Unido, onde terminou de escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal. O livro foi publicado no Reino Unido em junho de 1997 e em Portugal em outubro de 1999.