O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, anunciou esta terça-feira que o Governo vai proibir que jogadores de futebol vistam a camisola com o número 88 devido à associação de simbolismo neonazi, noticiou a Reuters.

O número 88 é usado por grupos extremistas para representar a saudação “Heil Hitler” pois a letra “H” é a oitava letra do alfabeto. O ministro do Interior italiano considera que a medida é uma “grande contribuição” para a inclusão no futebol.

Os estádios italianos têm sido palco de vários acontecimentos de racismo e antijudaísmo, com vários adeptos a assobiarem jogadores negros e a utilizarem a palavra “Jew” (“judeu” em português) como forma de insulto.

Em março de 2023, um adepto alemão da Lazio vestiu uma camisola com o nome “Hitlerson” e com o número “88”. O incidente contribuiu como forma de implementar a regra a fim de proibir a utilização do número 88, tendo sido aberto um inquérito para investigar o caso. A Lazio informou que os adeptos envolvidos foram banidos permanentemente de assistir jogos no Estádio Olímpico, em Roma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O histórico guarda-redes da seleção italiana, Buffon, causou alguma controvérsia quando decidiu vestir o numero 88 na sua camisola. Antes disso, o italiano utilizava uma camisola com o slogan “Boia chi molla” (“os que desistem são traidores”, em português) frase utilizada por fascistas durante o regime de Mussolini.