Siga aqui o nosso liveglog da guerra na Ucrânia

Um novo vídeo divulgado esta quinta-feira mostra o líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, dias antes da sua morte. Na gravação, divulgada pelo canal de Telegram Gray Zone, que tem ligações à companhia militar privada, é possível ouvir o empresário russo a responder à especulação sobre a sua segurança.

“Para aqueles que estão a discutir se estou vivo ou morto, como é que eu estou, é fim de semana, a segunda metade de agosto de 2023 e estou em África”, afirmou, citado pela agência Reuters, sugerindo que o vídeo teria sido gravado no dia 19 ou 20 de agosto. “Para aqueles que gostam de falar sobre a minha destruição, da minha vida privada, quanto ganho ou qualquer outra coisa qualquer, está tudo bem”, garantiu.

A Reuters não conseguiu verificar a localização e a data da gravação, captada durante uma viagem de carro. Certo é que num dos últimos vídeos publicados no seu canal de Telegram antes de morrer, Prigozhin já dizia, de espingarda na mão, que se encontrava em África. Esta era, até agora, a sua última aparição conhecida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em África e de espingarda na mão: a última vez que Prigozhin apareceu nas redes sociais

O líder dos Wagner morreu num acidente de avião na semana passada, quando viajava entre Moscovo e São Petersburgo. O acidente, que está a ser investigado pelas autoridades russas, levantou especulação sobre o possível envolvimento do Kremlin, tendo acontecido precisamente dois meses depois da rebelião encabeçada por Prigozhin na Rússia.

[Já saiu: pode ouvir aqui o quarto episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui e o terceiro episódio aqui.]

O funeral do líder dos Wagner realizou-se na quarta-feira em São Petersburgo e à porta fechada, a pedido da família. O Presidente russo, de quem foi aliado durante vários anos, não esteve presente.

Funeral de Yevgeny Prigozhin decorre à porta fechada e sem a presença de Vladimir Putin