O almirante Viktor Sokolov, que a Ucrânia afirmou ter matado num ataque ao quartel-general da frota russa do Mar Negro, em Sebastopol (na semana passada) reapareceu, esta quarta-feira, a falar, em vídeo, a vários meios de comunicação social, garantindo que a frota que lidera, está a operar de forma eficaz, escreve a Reuters, citada pela Sky News.

O vídeo do responsável militar russo foi divulgado pelo canal Zvezda, que pertence ao Ministério da Defesa russo. Depois de ter reaparecido pela primeira vez esta terça-feira, numa reunião do Ministério da Defesa russo (em que terá participado por videoconferência), Sokolov surge agora num novo vídeo a falar aos jornalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rússia divulga vídeo em que aparece almirante cuja morte Ucrânia reivindicou

A frota naval russa do Mar Negro está a cumprir as tarefas transmitidas pelo comando de forma confiante e bem sucedida”, disse Sokolov. “As forças de superfície, forças submarinas, aviação naval e tropas costeiras estão a com sucesso as suas tarefas”, garantiu o almirante, citado pelo Washington Post.

Um órgão de notícias regional da Crimeia escreve que as declarações de Sokolov foram proferidas esta quarta-feira, à margem de uma cerimónia de entrega de prémios a responsáveis de um clube de futebol russo, o Chernomorets. Questionado sobre o que aconteceu, o almirante respondeu de forma lacónica: “O que aconteceu connosco? Nada aconteceu connosco. A vida continua”. A mesma informação é também veiculada pelo jornal russo Rossiyskaya Gazeta.

Também esta quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Sokolov participou numa reunião de defesa esta semana, mas dirigiu mais perguntas ao Ministério da Defesa, liderado por Sergei Shoigu.