O almirante Viktor Sokolov, que a Ucrânia afirmou ter matado num ataque ao quartel-general da frota russa do Mar Negro, em Sebastopol (na semana passada) reapareceu, esta quarta-feira, a falar, em vídeo, a vários meios de comunicação social, garantindo que a frota que lidera, está a operar de forma eficaz, escreve a Reuters, citada pela Sky News.
Russia Navy's Black Sea Fleet Commander Admiral Viktor Nikolayevich Sokolov looks pretty much alive after Ukrainian claims that he was killed.
“Russian Navy’s Black Sea Fleet is fulfilling the tasks set by the command confidently and successfully,” he said. pic.twitter.com/fy6rcxBCMh
— Clash Report (@clashreport) September 27, 2023
O vídeo do responsável militar russo foi divulgado pelo canal Zvezda, que pertence ao Ministério da Defesa russo. Depois de ter reaparecido pela primeira vez esta terça-feira, numa reunião do Ministério da Defesa russo (em que terá participado por videoconferência), Sokolov surge agora num novo vídeo a falar aos jornalistas.
Rússia divulga vídeo em que aparece almirante cuja morte Ucrânia reivindicou
“A frota naval russa do Mar Negro está a cumprir as tarefas transmitidas pelo comando de forma confiante e bem sucedida”, disse Sokolov. “As forças de superfície, forças submarinas, aviação naval e tropas costeiras estão a com sucesso as suas tarefas”, garantiu o almirante, citado pelo Washington Post.
Um órgão de notícias regional da Crimeia escreve que as declarações de Sokolov foram proferidas esta quarta-feira, à margem de uma cerimónia de entrega de prémios a responsáveis de um clube de futebol russo, o Chernomorets. Questionado sobre o que aconteceu, o almirante respondeu de forma lacónica: “O que aconteceu connosco? Nada aconteceu connosco. A vida continua”. A mesma informação é também veiculada pelo jornal russo Rossiyskaya Gazeta.
Também esta quarta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Sokolov participou numa reunião de defesa esta semana, mas dirigiu mais perguntas ao Ministério da Defesa, liderado por Sergei Shoigu.