Foi uma situação insólita a que se viveu, esta quinta-feira, na assembleia municipal de Madrid. Quando acabou de intervir num debate, o vereador socialista Daniel Viondi decidiu tocar três vezes na cara do autarca de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, do Partido Popular (PP). “Produziu-se um facto que nunca tinha acontecido na história. O senhor Viondi tocou-me na cara de modo ameaçador”, denunciou o líder popular da capital espanhola. Após a pressão interna do PSOE, o vereador acabou por se demitir.

Na sua conta pessoal do X (antigo Twitter), Daniel Viondi escreveu, após o episódio, que comunicou ao PSOE que, “nas próximas horas”, deixará o cargo de vereador. “Pedi desculpas públicas e tentei [fazê-lo] de forma pessoal, mas não foi possível”, informou ainda o vereador.

A decisão de Dani Viondi foi precedida por o que parecia ser uma exigência do secretário-geral do PSOE Madrid, Juan Lobato. No X (antigo Twitter), o líder da concelhia indicou que os socialistas da capital espanhola prezam “sempre” o “respeito e educação”. “Fora disso, não se constrói nem se avança em nada.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Peço desculpa em nome do meu partido ao senhor José Luis Martínez-Almeida pelo que aconteceu no debate da autarquia de Madrid”, escreveu Juan Lobato, que disse que o PSOE Madrid é “responsável do bom exemplo que deve dar”. O secretário-geral da capital pediu a Dani Viondi para que se demitisse e assegurou que o “partido tomará as decisões correspondentes” ao comportamento.

Ainda não é claro o que motivou o comportamento de Dani Viondi, mas, antes de ter tocado três vezes na cara do autarca de Madrid, o vereador estava a falar sobre o caso do polémico beijo de Jenni Hermoso, dá conta o El País, para criticar a atuação de José Luis Martínez-Almeida. “Ficou mudo. Enquanto todos os autarcas de qualquer símbolo político agradeciam e reconheciam as desportistas, o autarca de Madrid estava escondido.”

Quem entretanto saiu em defesa de José Luis Martínez-Almeida foi o líder do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo que, na sua conta pessoal do X, assegurou que o autarca “tem todo o apoio” do partido.