Bobi nasceu a 11 de maio de 1992, em Conqueiros, no concelho de Leiria. A 21 de outubro foi noticiada a morte daquele que era considerado o cão mais velho do mundo pelo Guinness World Records, com 31 anos e 165 dias. Agora, há quem duvide que seja possível um cão viver o equivalente a 200 anos humanos.

Morreu Bobi, o cão português que era o mais velho do mundo

Veterinários e não só, têm escrutinado a vida do cão português em busca de evidências sobre a sua idade. “Estamos cientes das questões relacionadas com a idade do Bobi e estamos a analisá-las”, garante o Guinness.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Somos uma profissão baseada na ciência, por isso, para que o Livro de Recordes do Guinness mantenha a sua credibilidade e autoridade aos olhos da profissão veterinária, é necessário que publiquem provas irrefutáveis”, declara Danny Chambers, veterinário, membro do conselho do Royal College of Veterinary Surgeons e dirigente do grupo Veterinary Voices, citado pelo The Guardian. “Nem um único dos meus colegas veterinários acredita que Bobi tinha de facto 31 anos”, continua.

As dúvidas são várias. Os internautas encontraram uma fotografia, de 1999, onde a cor das patas de Bobi parece ser diferente da que tinha antes de morrer. Também o registo do nascimento do cão não pode ser visto como irrefutável já que foi feito pelos donos, logo não é prova suficiente, argumentam os veterinários. Os testes genéticos feitos a Bobi só garantem que era velho mas não confirmam a sua idade concreta.

Segundo Chambers, é comum os donos não terem a certeza da idade exata do seu cão, sendo que também acontece os pais substituírem um animal morto por um novo, por exemplo, quando há crianças na família, para evitar que estas fiquem perturbadas. Assim, os registos clínicos podem ser imprecisos.

Para o veterinário, um cão ter 31 anos “é o equivalente a um ser humano viver até aos 200 anos, o que, tendo em conta as nossas capacidades médicas atuais, não é plausível. Alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias e não foram apresentadas provas concretas da sua idade.”

Andrew Knight, professor emérito de bem-estar veterinário, acredita que pode ajudar a deslindar a dúvida comparar Bobi com outros cães também em idade avançada.

Leonel Costa, dono do cão desde os oito anos, não quis prestar declarações ao jornal britânico . No entanto, em Fevereiro, na festa de comemoração dos 31 anos de Bobi, o seu tutor garantiu que, ainda que não quisesse pensar no funeral do seu melhor amigo, “o corpo não será dado para a ciência, como muitos querem”.

Festa de aniversário do cão mais velho do mundo reúne pessoas de vários pontos do mundo