Durou quase uma semana o mais recente recorde da produção de energia renovável em Portugal que durante 149 horas seguidas foi suficiente para abastecer as necessidades de consumo industrial e residência. De acordo com dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), entre as 04h00 de 31 de outubro e as 09h00 desta segunda-feira, 6 de novembro, mais de seis dias seguidos, foram produzidos em Portugal 1102 GW por hora, enquanto o consumo no mesmos dias foi de 840 GWh.

Este é um novo recorde face ao anterior máximo registado em 2019 e que era de 131 horas.

A REN assinala ainda outros dois marcos da produção renovável neste período. Entre as 10h00 de dia 1 de novembro e as 09h00 de dia 5 de novembro, o que equivale a 95 horas seguidas, a produção renovável foi maior que o consumo, sem necessidade de recurso a centrais  a gás natural e com Portugal a exportar para Espanha, superando o anterior recorde de 52 horas, registado em 2018.

Já entre as 22h00 de dia 31 de outubro e as 09h00 de hoje, 6 de novembro, a produção de energia renovável foi maior do que necessária para abastecer todo sistema elétrico nacional (incluindo as necessidades de bombagem nas albufeiras hidroelétricas). E foi sobretudo graças à produção hidroelétrica que estes volumes foram atingidos.

O período de exportação para Espanha corresponde também ao tempo em que os preços no mercado grossista estiveram mais baixos, perto dos zero euros. Esta segunda-feira assinala uma viragem nas cotações do mercado ibérico de eletricidade que dispararam para mais de 97 euros por MW hora depois de terem passado vários dias abaixo dos 10 euros por MW hora. Para este salto contribuiu a subida das exportações para França onde os preços da eletricidade estão mais caros, contaminando preço ibérico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR