A Procuradoria Europeia avançou esta quarta-feira para a primeira acusação da sua ainda curta história em Portugal, revela a instituição em comunicado oficial. O despacho de acusação prende-se com a Operação Admiral, visa 12 suspeitos e 15 empresas e tem no seu centro uma mega fraude intracomunitária em sede de IVA que poderá ter levado a um prejuízo superior a 2,2 mil milhões de euros para os cofres da União Europeia e para os tesouros de cada um dos países afetados.

“Investigações a fraudes superam os 2 mil milhões”

Só em Portugal, estão em acusa prejuízos de cerca de 80 milhões de euros.

Recorde-se que a a Procuradoria Europeia é uma entidade independente da União Europeia e é “responsável por conduzir a ação penal, na investigação e julgamento, contra crimes que lesam os interesses financeiros da UE.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A acusação foi deduzida pelos procuradores delegados sediados no Porto (a Procuradoria Europeia tem uma sede em Lisboa e uma delegação na cidada invicta) e visa dez cidadãos portugueses e dois franceses por alegadamente terem criado e operado “entre 2016 e novembro de 2022, uma associação criminosa dedicada à venda de artigos eletrónicos”, tendo os respetivos proveitos não sido tributados como manda a lei. Além dos crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, os arguidos foram ainda acusados de outros crimes, como corrupção ativa e passiva no setor privado.

Tribunal decreta prisão preventiva para cinco detidos da Operação Admiral

Está em causa a chamada ‘fraude em carrossel’ em que o recurso a um esquema de faturação falsa e a declarações fiscais fraudulentas terá permitido a fuga ao fisco. “O esquema em causa terá tirado partido das regras da UE relativas às transações transfronteiriças entre os Estados-Membros, isentas de imposto sobre o valor acrescentado”, lê-se no comunicado.

[Já saiu: pode ouvir aqui o quinto episódio  da série em podcast “O Encantador de Ricos”, que conta a história de Pedro Caldeira e de como o maior corretor da Bolsa portuguesa seduziu a alta sociedade. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui.]

Para dissimular “a origem criminosa dos lucros”, os arguidos “realizaram investimentos no setor imobiliário e venda de produtos de luxo na União Europeia, acumulando fortuna pessoal.”

Os fatos da Operação Admiral abrangem ainda mais de 30 países, incluindo 16 Estados-Membros da União Europeia “que fazem parte da Procuradoria Europeia”

Recorde-se que há um ano, um conjunto alargado de buscas judiciais levou à detenção de 14 suspeitos, sendo que cinco desses deles continuam detidos. No âmbito dessa operação de buscas, foram apreendidos bens que ultrapassam os 59 milhões de euros.

José Ranito. “A magistratura judicial tem de ter mais meios e especializar-se para gerir processos como o do BES”

“Os suspeitos continuam a ser investigados em processos autónomos, em Portugal e noutros países”, lê-se ainda no comunicado.