O multimilionário Elon Musk interpôs esta quinta-feira uma contestação judicial contra a Agência Nacional de Relações Laborais (NLRB, na sigla em inglês), que tinha processado a SpaceX pelo despedimento de empregados.

A contestação de Musk argumenta que a estrutura da NLRB é inconstitucional, o que pode colocar o sistema laboral dos EUA em sérios problemas se for aceite.

A NLRB, uma agência governamental que vela pelo cumprimento da legislação laboral, tem o seu próprio sistema administrativo de juízes e fiscais.

Musk está agora a apresentar uma contestação a essa estrutura na sua totalidade.

O empresário respondeu assim à denúncia feita pelos fiscais da NLRB contra a SpaceX, na quarta-feira, acusando a empresa aeroespacial de ter despedido ilegalmente oito empregos, em 2022, que tinham assinado uma carta crítica do multimilionário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Elon Musk planeia despedir metade dos funcionários do Twitter e trabalho presencial será obrigatório

No texto, os trabalhadores diziam que Musk era “uma fonte frequente de distração e vergonha” e reclamavam aos dirigentes da SpaceX que se distanciassem dos comentários do seu proprietário e fundador, ao mesmo tempo que incentivaram outros empregados a subscrevê-lo.

A empresa defende que os trabalhadores foram despedidos porque a carta “causou uma distração significativa aos empregados da SpaceX em todo o país”.

Segundo o proprietário da SpaceX, Tesla e X, o sistema administrativo da NLRB atenta contra a separação de poderes estabelecida na Constituição.

Quanto vale o X, ex-Twitter? Menos de um terço do que Elon Musk pagou, estima investidora

“O processo da NLRB contra a SpaceX priva-a do seu direito constitucional a um julgamento com jurados“, aponta a empresa na contestação, entregue em um tribunal de Brownsville, no sul do Texas.

A NLRB calendarizou o julgamento do caso dos trabalhadores despedidos para o próximo mês de março.