O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, aceitou um convite do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para fazer uma visita de Estado ao país, em abril, informou, esta quinta-feira, a Casa Branca em comunicado.

O convite foi formalizado por Biden, em novembro, quando se encontrou com Kishida à margem de uma reunião de líderes da região Ásia/Pacífico e a visita deverá encerrar um período de nove anos sem viagens do chefe de Estado japonês aos Estados Unidos, uma vez que a última ocorreu em 2015.

Japão vai exportar sistemas de mísseis Patriot para os Estados Unidos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As duas partes começaram, então, a trabalhar uma agenda que se previa para o início deste ano, mas que acabará por acontecer em abril, com um jantar de Estado no dia 10 desse mês, de acordo com a informação divulgada por Washington.

Segundo a porta-voz do Presidente dos Estados Unidos, Karine Jean-Pierre, o encontro permitirá a ambos os países continuarem a estreitar laços em matérias de política, segurança e economia, além de avançar “uma visão comum para um Indo-Pacífico e um mundo abertos, seguros e prósperos”.

O Japão é considerado um aliado chave dos Estados Unidos na região, apesar de a última visita de Estado de um líder do país ao seu homólogo norte-americano ter acontecido em 2015, quando o entretanto falecido Shinzo Abe foi recebido pelo então Presidente, Barack Obama.