Siga aqui o nosso liveblog das eleições

A imprensa europeia destaca esta segunda-feira a ascensão da extrema-direita em Portugal nas eleições legislativas de domingo, com “nova vaga dos populistas”, apontando que a viragem à direita, que venceu os socialistas, é feita com instabilidade parlamentar. Jornais espanhóis e britânicos referem também o perigo da extrema-direita na União Europeia e a incerteza que envolve a nova governação.

Na newsletter da manhã “Europe Express” do jornal britânico Financial Times, com foco em assuntos europeus, lê-se que “a oposição de centro-direita de Portugal ganhou as eleições parlamentares de ontem [domingo], mas não conseguiu a maioria, uma vez que o apoio ao partido de extrema-direita Chega aumentou, tornando-o num potencial fazedor de reis”, tendo grande influência na formação de governo.

Por seu lado, na newsletter da agência de notícias financeira Bloomberg também focada na ‘bolha’ europeia, lê-se que “o rápido crescimento das forças de direita na Europa continuou ontem [domingo] em Portugal, quando o partido de extrema-direita Chega quadruplicou a sua representação no Parlamento”.

“A aliança de centro-direita – AD – obteve o maior número de lugares, derrotando os socialistas, cuja quota de votos caiu, enquanto o Chega conseguiu um forte resultado de terceiro lugar, assegurando cerca de 50 lugares”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o jornal ‘online’ Politico escreve na sua ‘newsletter’ designada “Brussels Playbook” que, “após quase nove anos no poder e de um escândalo de corrupção que manchou o governo de António Costa, os eleitores portugueses castigaram os socialistas”, com “viragem à direita”.

Relatando os resultados provisórios de domingo, o Politico aponta que “não há uma maioria clara para nenhuma das forças tradicionais”, antevendo que, “após consultas com os líderes partidários, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, deva convidar [Luís] Montenegro a formar governo”.

Ainda assim, de acordo com Politico, “a turbulência está à porta”, dado que a AD não conquistou maioria absoluta e Luís Montenegro sublinhou que não faria qualquer acordo político com a extrema-direita.

Este jornal fala ainda num “mau dia para os socialistas” nacionais e europeus, dado que agora apenas governam em apenas quatro dos 27 Estados-membros da União Europeia.

O jornal ‘online’ Euractiv, parceiro da Lusa, aponta na sua ‘newsletter’ focada em temas dos Estados-membros europeus “The Capitals” que “o eleitorado português não respondeu aos apelos para um voto útil nas eleições legislativas de domingo, resultando no parlamento mais fragmentado de sempre e com o Chega, de extrema-direita, a ser o grande vencedor”.

“O Chega, de extrema-direita, quadruplicou o seu poder e ainda não se sabe se as forças dominantes o vão isolar”, adianta o Euractiv.

Na mesma linha, o jornal diário belga Le Soir salienta na sua página na internet que, em Portugal, “o parlamento vira-se para a direita, com a extrema-direita em terceiro lugar”.

“A três meses das eleições europeias, estas eleições, precipitadas pela demissão do primeiro-ministro cessante António Costa, que não se recandidatou, confirmam que a extrema-direita está a ganhar terreno no Velho Continente”, a Europa, escreve o Le Soir.

O também jornal belga La Libre indica que “Portugal vira-se para a direita com a ascensão dos populistas”, enquanto a emissora de rádio e televisão pública belga, RTBF, fala numa “vitória apertada do centro-direita e forte impulso populista”.

Imprensa britânica refere a existência de “pressão considerável”  sobre a AD para governar com o Chega

Nas páginas eletrónicas de vários jornais britânicos é também assinalada a viragem do país para a direita nas eleições legislativas portuguesas de domingo, destacando a incerteza em relação ao próximo governo.

O jornal The Times refere que o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, concedeu a derrota ainda no domingo “apesar de uma margem muito pequena” e destaca que o Chega, de extrema-direita, quadruplicou o número de deputados.

“O resultado representa um ganho significativo para a direita na União Europeia, onde partidos de direita venceram eleições ou aderiram a coligações em Itália, Grécia, Suécia e Finlândia nos últimos dois anos”, salienta o jornal.

O Times prevê que a Alternativa Democrática “poderá tentar formar um governo minoritário sem o Chega que pode ser instável” pois dependeria da abstenção do PS em votações importantes.

O jornal The Guardian refere que o líder do PSD, Luís Montenegro, o principal partido da Aliança Democrática, vai estar sob “pressão considerável do seu próprio partido para chegar a um acordo com o partido de extrema-direita para ajudar o PSD a chegar ao governo”.

“Mesmo com o apoio da Iniciativa Liberal, de menor dimensão, de centro-direita, qualquer potencial governo minoritário liderado pela Aliança Democrática provavelmente ainda teria de contar com o apoio do Chega para aprovar legislação, deixando a sua estabilidade nas mãos da extrema direita”, observa.

O ‘site’ da estação BBC salienta que “o centro-direita de Portugal reivindicou uma vitória eleitoral estreita, mas tem poucas hipóteses de formar um governo maioritário” e que o país acabou com “o parlamento mais fragmentado desde o fim da sua ditadura, há meio século atrás.”

Já a imprensa espanhola destaca esta segunda-feira a vitória “mínima” da Aliança Democrática (AD) em Portugal nas eleições de domingo e o crescimento da extrema-direita, que põem fim ao “ciclo socialista” liderado por António Costa.

As direitas impõem-se em Portugal”, lê-se na primeira página da edição impressa do El Pais, num texto em que o jornal diz que “o ciclo socialista parece ter chegado ao fim em Portugal” depois de uma “vitória ajustadíssima” da AD e “quase um empate técnico” entre a aliança de centro-direita e o Partido Socialista (PS).

Já na edição na Internet, o El Pais tem como título: “O centro-direita ganha por mínimos em Portugal e os ultras reivindicam entrar no governo”, numa referência ao Chega.

O El Mundo, outro jornal nacional espanhol, dedica dois artigos a Portugal na edição ‘online’, onde escreve, num dos títulos: “Portugal com empate técnico. E agora?”

O jornal escreve que Portugal pode viver “semanas de incerteza” em relação ao novo governo se o líder do PSD, Luís Montenegro, que conseguiu uma “vitória mínima”, “mantiver o compromisso de não fazer acordos com a direita radical do Chega”.

O El Mundo sublinha que “a direita dura do Chega disparou de 7,2% para 18% dos votos e superou um milhão de votos”.

Na Catalunha, o jornal La Vanguardia escreve, na primeira página, que “as direitas impõem-se em Portugal face ao retrocesso socialista” e sublinha a duplicação de votos na extrema-direita. “Portugal virou ontem à direita pelo carril do extremismo depois de uma contagem renhida até quase ao último voto”, lê-se no La Vanguardia.

Na Galiza, o La Voz de Galicia destaca na primeira página da edição impressa o “empate nas eleições portuguesas” e a vitória “mínima” da AD de Montenegro, que “tentará formar governo”.

O jornal destaca também que o Chega “quadruplicou os deputados” que tinha na legislatura anterior.

A televisão pública nacional espanhola (RTVE) tem na página na internet o título: “Os socialistas concedem a vitória à coligação conservadora no meio de um empate técnico”.