Quatro anos depois da desilusão de Moscovo, a Croácia está de volta à luta. A equipa de Zlatko Dalić, selecionador nacional desde 2017, regressa ao Campeonato do Mundo depois de ter perdido a final para a França na última edição da competição — algo que, não obstante, não deixou de ser um resultado extraordinário para um país que até aí nunca tinha disputado uma final de um grande torneio internacional.
A Croácia chega ao Mundial do Qatar em pleno processo de renovação e revitalização: Modric é a natural ligação entre o passado e o presente mas a ausência de veteranos como Mandžukić e Rakitic e a presença de jovens como Gvardiol e Sučić deixa entender que esta é uma seleção à procura de uma nova geração de ouro que permita voltar a sonhar com altos voos.
Em teoria, num Grupo F algo difícil de antever, a Croácia vai discutir com a Bélgica o primeiro lugar no acesso aos oitavos de final. Aí, o objetivo será sempre ir o mais longe possível e recuperar o estatuto de candidata à derradeira decisão depois da passagem discreta pelo Euro 2020, onde não foi além dos oitavos e caiu com Espanha após prolongamento.
BI
- Ranking FIFA atual: 12.º
- Melhor ranking FIFA: 13.º (janeiro de 1999)
- Alcunha: Kockasti (Os do Xadrez)
- Presenças em fases finais: 5
- Última participação: Finalista vencido no Mundial da Rússia, em 2018
- Melhor resultado: Finalista vencido no Mundial da Rússia, em 2018
- Qualificação: Apuramento direto no 1.º lugar do Grupo H da qualificação europeia
- O que seria um bom resultado? Voltar a chegar longe na competição e procurar um lugar nas meias-finais
Jogos em 2022
- Jogo particular, 26/3: Eslovénia (casa), 1-1 (E)
- Jogo particular, 29/3: Bulgária (casa), 2-1 (V)
- Liga das Nações, 3/6: Áustria (casa), 0-3 (D)
- Liga das Nações, 6/6: França (casa), 1-1 (E)
- Liga das Nações, 10/6: Dinamarca (fora), 0-1 (V)
- Liga das Nações, 13/6: França (fora), 0-1 (V)
- Liga das Nações, 22/9: Dinamarca (casa), 2-1 (V)
- Liga das Nações, 25/9: Áustria (fora), 1-3 (V)
- Jogo particular, 16/11: Arábia Saudita (fora),
O onze
- 4x4x2: Livakovic; Juranovic, Lovren, Vida, Barisic; Brozovic, Modric, Kovacic, Pasalic; Kramaric, Perisic
O treinador
- Zlatko Dalić (croata, 56 anos, desde 2017)
- Outros clubes: Rijeka, Dínamo Tirana, Al-Faisaly, Al-Hilal, Al-Ain e outros
O craque
- Luka Modric (37 anos, médio do Real Madrid)
- Outros clubes: Dínamo Zagreb e Tottenham
A revelação
- Luka Sučić (20 anos, médio do RB Salzburgo)
- Outros clubes: Liefering
O mais internacional e o maior goleador
- Luka Modric (154 internacionalizações) e Ivan Perišić (32 golos)
Os 26 convocados
- Guarda-redes (3): Dominik Livaković (Dínamo Zagreb), Ivica Ivušić (NK Osijek), Ivo Grbić (Atl. Madrid);
- Defesas (9): Domagoj Vida (AEK), Dejan Lovren (Zenit), Borna Barišić (Glasgow Rangers), Josip Juranović (Celtic Glasgow), Joško Gvardiol (RB Leipzig), Borna Sosa (Estugarda), Josip Stanišić (Bayern Munique), Martin Erlić (Sassuolo), Josip Šutalo (Dínamo Zagreb);
- Médios (8): Luka Modric (Real Madrid), Mateo Kovacic (Chelsea), Marcelo Brozović (Inter Milão), Mario Pašalić (Atalanta), Nikola Vlašić (Torino), Lovro Majer (Rennes), Kristijan Jakić (Eintracht Frankfurt), Luka Sučić (RB Salzburgo);
- Avançados (6): Ivan Perisic (Tottenham), Andrej Kramarić (Hoffenheim), Bruno Petković (Dínamo Zagreb), Mislav Oršić (Dínamo Zagreb), Ante Budimir (Osasuna), Marko Livaja (Hajduk Split).
O local do estágio
- Hilton Doha, em Doha (treinos: Al Ersal Training Site 3)
A antevisão
A ligação a Portugal
Sem nenhum jogador, dentro dos 26 eleitos, a jogar em Portugal ou com ligações ao futebol português, a maior conexão da Croácia à realidade nacional faz-se mesmo a partir de alguém que não foi convocado — Petar Musa. O avançado do Benfica é internacional Sub-18 e Sub-21 e foi chamado pela primeira vez à seleção principal em maio, para compromissos da Liga das Nações e quando ainda representava o Boavista, mas acabou por testar positivo à Covid-19 e teve de abandonar a concentração. Curiosamente, nessa altura, foi mesmo Zlatko Dalić a deixar quase certo que Musa iria trocar os axadrezados pelos encarnados: “Marcou 12 golos pelo Boavista esta temporada e está a transferir-se para um grande clube. É um avançado clássico e esta convocatória será uma boa oportunidade para o ver mais de perto. Merece esta chamada e tudo vai depender dele”, disse, há alguns meses, o selecionador croata.
Benfica confirma primeiro reforço de Schmidt: Petar Musa assina por cinco épocas