Depois de carimbar um empate e uma vitória contra Portugal na qualificação, garantindo o primeiro lugar do grupo e o apuramento direto e obrigando a Seleção Nacional a passar pelo playoff, a Sérvia chega ao Mundial do Qatar com o objetivo de fazer melhor do que há quatro anos, quando não chegou aos oitavos de final.
Num grupo onde o Brasil parte como claro favorito para ficar com a liderança, a Sérvia não deixa de ser a principal candidata à segunda vaga de acesso à fase seguinte. O selecionador é Dragan Stojković, histórico capitão jugoslavo que conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1984 e esteve no Europeu do mesmo ano e nos Mundiais de 1990 e 1998, e esta geração sérvia é uma das melhores das últimas décadas — sendo perfeitamente possível e provável o tal apuramento para os oitavos de final que já seria o melhor resultado de sempre em Campeonatos do Mundo.
Numa convocatória que conta com Grujic e Račić, do FC Porto e do Sp. Braga, Dušan Tadić é a natural referência. Mitrović, avançado do Fulham de Marco Silva, é o goleador de serviço, sendo que Milinković-Savić oferece a magia e o critério no passe e Vlahovic, da Juventus, começa a procurar espaço numa seleção com várias opções de qualidade para o setor ofensivo.
BI
- Ranking FIFA atual: 21.º
- Melhor ranking FIFA: 6.º (dezembro de 1998)
Alcunha: Orlovi (As Águias) - Presenças em fases finais: 2 (3 com o Mundial da Alemanha, em 2006, quando ainda era Sérvia e Montenegro)
- Última participação: Fase de grupos no Mundial da Rússia, em 2018
- Melhor resultado: Fase de grupos no Mundial da Rússia, em 2018; fase de grupos no Mundial do África do Sul, em 2010
- Qualificação: Apuramento direto através do 1.º lugar do Grupo A da qualificação europeia
- O que seria um bom resultado? Passar da fase de grupos pela primeira vez desde que se apresenta enquanto Sérvia e já fora da Jugoslávia
Jogos em 2022
- Jogo particular, 24/3: Hungria (fora), 0-1 (V)
- Jogo particular, 29/3: Dinamarca (fora), 3-0 (D)
- Liga das Nações, 2/6: Noruega (casa), 0-1 (D)
- Liga das Nações, 5/6: Eslovénia (casa), 4-1 (V)
- Liga das Nações, 9/6: Suécia (fora), 0-1 (V)
- Liga das Nações, 12/6: Eslovénia (fora), 2-2 (E)
- Liga das Nações, 24/9: Suécia (casa), 4-1 (V)
- Liga das Nações, 27/9: Noruega (fora), 0-2 (V)
- Jogo particular, 18/11: Bahrain (fora),
O onze
- 3x4x2x1: Rajković; Milenkovic, Veljković, Pavlović; Lazović, Gudelj, Lukić, Kostic; Tadić, Milinković-Savić; Mitrović
O treinador
- Dragan Stojković (sérvio, 57 anos, desde 2021)
- Outros clubes: Nagoya Grampus e Guangzhou R&F
O craque
- Sergej Milinković-Savić (27 anos, médio da Lazio)
- Outros clubes: Grazer AK, FK Vojvodina e Genk
A revelação
- Ivan Ilić (21 anos, médio do Hellas Verona)
- Outros clubes: Estrela Vermelha, Manchester City, Zemun e NAC Breda
O mais internacional e o maior goleador
- Dušan Tadić (90 internacionalizações) e Aleksandar Mitrović (50 golos)
Os 26 convocados
- Guarda-redes (3): Vanja Milinković Savić (Torino), Predrag Rajković (Maiorca), Marko Dmitrović (Sevilha);
- Defesas (6): Nikola Milenkovic (Fiorentina), Miloš Veljković (Werder Bremen), Strahinja Pavlović (RB Salzburgo), Stefan Mitrović (Getafe), Strahinja Erakovic (Estrela Vermelha), Srđan Babić (Almería);
- Médios (12): Darko Lazović (Hellas Verona), Andrija Živković (PAOK), Nemanja Radonjić (Torino), Filip Mladenović (Légia Varsóvia), Nemanja Gudelj (Sevilha), Saša Lukić (Torino), Nemanja Maksimović (Getafe), Sergej Milinković-Savić (Lazio), Ivan Ilić (Hellas Verona), Marko Grujic (FC Porto), Uroš Račić (Sp. Braga), Filip Djuricic (Sampdoria);
- Avançados (5): Aleksandar Mitrović (Fulham), Dušan Vlahović (Juventus), Luka Jović (Fiorentina), Filip Kostic (Juventus), Dušan Tadić (Ajax).
O local do estágio
Rixos Gulf Hotel, em Doha (treinos: Al Arabi SC Training Facilities)
A antevisão
A ligação a Portugal
A presença de atuais ou antigos jogadores de equipas portuguesas na seleção da Sérvia só é uma novidade para os mais distraídos. Atualmente, nos 26 eleitos que vão estar no Qatar, Marko Grujic e Uroš Račić, do FC Porto e do Sp. Braga, são os representantes da Primeira Liga — mas são muitos os internacionais sérvios que já passaram por Portugal. Radonjić (Benfica), Živković (Benfica), Gudelj (Sporting), Jović (Benfica) e Djuricic (Benfica) já atuaram no Campeonato português, entre mais e menos sucesso ou mais e menos utilização, e vão agora representar a Sérvia no Campeonato do Mundo.