No vídeo que está a ser partilhado no Instagram, Joe Biden, o atual Presidente dos Estados Unidos (EUA), parece estar a dizer que apenas “é possível que Donald Trump seja reeleito”. O vídeo em questão, que também está a ser partilhado noutras redes sociais, aparece com vários cortes. Mas não se trata de um deepfake, como já aconteceu com outros líderes mundiais como Emmanuel Macron ou Volodymyr Zelensky. Neste caso, Joe Biden disse mesmo aquelas palavras, embora tenha sido em 2020 e noutro contexto. 

Estas palavras foram ditas num comício do Partido Democrata no Missouri, em março de 2020, oito meses antes das primeiras eleições que opuseram Biden a Donald Trump (que era na altura Presidente). Aliás, à data do vídeo ainda não havia certeza de que seria Biden o democrata escolhido para o confronto, uma vez que em Março de 2020 ainda decorriam as eleições primárias no partido.

[Pode ver o vídeo original a partir dos 13 minutos e 30 segundos:]

Como se não bastasse, também o sentido da frase que é dita no trecho está fora de contexto. Na verdade, nesta parte do discurso, Joe Biden engana-se e corrige logo de seguida.

“Este partido, em conjunto, que faça uma campanha progressista e positiva e que transforme estas primárias. De uma campanha de ataques negativos numa campanha sobre aquilo que defendemos, porque não podemos ser reeleitos… não podemos ganhar esta reeleição… desculpem… só podemos reeleger Donald Trump se, de facto, nos envolvermos neste pelotão de fuzilamento circular. Tem de ser uma campanha positiva, por isso, juntem-se a nós!”, diz Joe Biden.

No fim, o atual presidente americano remata: “Acredito que chegámos a um momento em que estamos numa posição em que não só podemos derrotar Donald Trump, como teremos uma oportunidade, se pensarmos em grande e formos suficientemente ousados para construir o futuro de que esta nação precisa e merece”.

Conclusão

Circula nas redes sociais um vídeo de Joe Biden num comício em que o atual presidente norte-americano, e recandidato às eleições presidenciais, diz que apenas “é possível reeleger Donald Trump”. Estas palavras estão descontextualizadas. O vídeo original foi gravado em 2020, durante as eleições primárias do partido democrata. Mesmo durante a declaração, na altura, o candidato democrata engana-se no discurso. E corrige de seguida. Um minuto mais tarde, o próprio declara: “Não só podemos derrotar Donald Trump, como teremos uma oportunidade, se pensarmos em grande e formos suficientemente ousados para construir o futuro de que esta nação precisa”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge