O México tem, pela primeira vez na sua história, uma mulher como Presidente. A nova chefe de Estado mexicana foi eleita pelo Movimento para a Regeneração Nacional (Morena) com 59,35% dos votos, no inicio de junho. O seu nome é Claudia Sheinbaum, de 61 anos, cientista, humanista e com origens judaicas da Europa de Leste.

O catolicismo é a religião mais praticada no México e a nova Presidente não está incluída nesta grande fatia da população. Sheinbaum foi educada segundo a fé judaica, uma vez que os avós eram judeus da Lituânia e da Bulgária que fugiram para o México nos anos 20.

O rumor das tatuagens com símbolos satânicos tornou-se viral nas redes sociais. Em várias publicações, os utilizadores acusaram a Presidente de exibir “o culto da morte”. 

Porém, trata-se de uma fotomontagem. Os símbolos satânicos são na realidade borboletas. E isso é fácil de comprovar.

A foto original foi partilhada na própria página de Facebook de Claudia Sheinbaum, em abril deste ano. Terá sido tirada durante a Convenção Nacional Bancária. “Exibo as minhas tatuagens de borboletas. São os meus dois filhos, Mariana e Rodrigo, e eu”, lê-se na legenda.

Conclusão

Depois de eleita como primeira mulher Presidente do México, vários rumores têm surgido sobre Claudia Sheinbaum. Um deles, que ficou viral no Facebook, mostra uma foto da presidente que exibe tatuagens no ombro, com alegados simbolos satânicos. É falso. Trata-se de uma imagem adulterada. A fotografia original foi partilhada pela própria Claudia Sheinbaum. A sua tatuagem são na verdade três borboletas, que simbolizam a própria juntamente com os dois filhos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge