Ao longo das últimas semanas começou a circular nas redes sociais uma alegada capa de uma edição de março da revista satírica Charlie Hebdo onde se vê o Presidente francês, Emmanuel Macron, armado e acompanhado por vários percevejos, também de armas em punho.

“Só os que vivem bem com Macron seguirão Macron até à Ucrânia” é a frase que acompanha a caricatura do líder, que aparece de bandeira francesa ao alto e que, segundo as redes sociais, estará a “liderar percevejos” até Kiev. No canto inferior esquerdo da imagem há uma data que salta à vista: 20 de março de 2024, edição número 1653.

Como a revista Charlie Hebdo disponibiliza, no seu site e nas suas redes sociais, as capas das edições semanais é possível perceber que não existe nenhuma caricatura de Macron a “liderar percevejos” — uma alegação que começou a circular na mesma altura em que o Presidente francês defendia publicamente a possibilidade de França participar ativamente na guerra na Ucrânia e enviar forças militares francesas para aquele território, numa tentativa de apoiar Kiev no campo de batalha e, assim, travar as aspirações russas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a versão verdadeira da primeira página de 20 de março, que é a edição número 1652 (e não 1653), tem na capa uma caricatura de Vladimir Putin relacionada com as eleições russas, que decorreram dias antes (entre 15 e 17 de março) e que resultaram na reeleição do Presidente por mais seis anos.

Quando já circulavam os rumores, no dia 21 de março, a revista Charlie Hebdo publicou no X, antigo Twitter, uma mensagem para alertar para as “falsas primeiras páginas” que estavam a ser partilhadas. “Para além do seu carácter duvidoso e conspiratório, não representam de forma alguma a linha editorial do nosso jornal”, lê-se na publicação, que lembra todos os utilizadores de que as capas verdadeiras são todas as semanas colocadas no site da revista.

Esta não é a primeira vez que existem rumores a envolver Emmanuel Macron e a revista Charlie Hebdo. Nas últimas semanas também circulou nas redes sociais uma outra capa falsa onde se via uma caricatura do Presidente francês com a sua mulher, sugerindo, erradamente, que Brigitte Macron era transexual.

Fact Check. Revista Charlie Hebdo fez capa com mulher de Emanuel Macron?

Conclusão

A revista Charlie Hebdo fez uma capa com uma imagem de Macron a “liderar percevejos”? Não é verdade, uma vez que essa caricatura não se encontra disponível nem no site, nem nas redes sociais da revista francesa. A capa verdadeira do dia 20 de março é sobre as eleições presidenciais russas, que se realizaram entre 15 e 17 de março e que ditaram a reeleição de Vladimir Putin.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge