Um vídeo, no mínimo, perturbador, surgiu nas redes sociais. Vê-se um alegado secretário de imprensa da Casa Branca, nos Estados Unidos, a resistir a falar sobre o acidente em que a sua mulher tinha acabado de estar envolvida e em que teria morrido. “A minha mulher morreu, mas temos muitos assuntos na agenda.” Apesar de cenicamente o momento parecer ter ocorrido dentro da estrutura principal do executivo de um Presidente dos EUA, esta frase leva a crer que estamos perante uma representação. Ou, por outro lado, perante uma publicação falsa.

Publicação viral alega que um secretário de imprensa da Casa Branca fez uma conferência mesmo sabendo que a mulher tinha acabado de morrer. Vídeo é feito por um actor.

Além do vídeo, mais nenhuma informação foi devidamente partilhada. Também é necessário dizer que este conteúdo, que está disponível no Instagram, foi partilhado por uma conta que se auto-intitula como sendo sobre tecnologia, negócios e Inteligência Artificial. Não tem, por isso, origem em nenhum órgão de comunicação social conhecido ou credível, tanto a nível nacional como internacional.

Depois, com recurso a plataformas de identificação de imagens como o Google Images, é possível chegar à conclusão de que estamos perante um vídeo de humor que foi manipulado para parecer real.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O nome do homem, Theodore Barrett, não surge nos arquivos da Casa Branca como tendo feito parte da equipa de qualquer Presidente norte-americano. Nem é possível encontrar notícias verdadeiras sobre este alegado secretário de imprensa. O vídeo já circulava nas redes sociais desde 2008 e foi criado pela página satírica The Onion. A atual secretária de imprensa do executivo liderado por Joe Biden é Karine Jean-Pierre, que está em funções desde maio do ano passado.

Alguns fact-checkers já verificaram publicações semelhantes a estas, desmentindo que estejamos perante um conteúdo real saído da Casa Branca.

Conclusão

Não é verdade que um secretário de imprensa da Casa Branca tenha marcado presença nas habituais conferências de imprensa no dia em que soube que a mulher tinha morrido. Trata-se de um vídeo antigo, feito pela página satírica The Onion, que circula nas redes sociais desde, pelo menos, 2008. Já foi desmentido mais do que uma vez. O homem em questão era um ator. Não existe nenhum registo de um tal de Theodore Barrett nos arquivos da Casa Branca como tendo assumido aquelas funções.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge