Circula nas redes sociais Facebook e Telegram uma publicação que afirma que Volodymyr Zelensky foi detido e será transferido para a prisão russa de alta-segurança Black Dolphin. O post diz ainda que foi o apresentador e comentador norte-americano Tucker Carlson, que entrevistou Vladimir Putin a 8 de fevereiro de 2024, que divulgou as imagens da detenção.

Além das alegações, no post consta uma imagem de Zelensky detido, que, supostamente, confirma o rumor.

Contudo, as alegações são falsas. Através de uma pesquisa à origem da imagem, o Observador concluiu que se trata de uma cena da série ucraniana de comédia e sátira política Servant of the People (ou Servo do Povo, em português), que esteve no ar entre 2015 e 2019 no canal ucraniano 1+1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A série foi criada e protagonizada por Volodymyr Zelensky, que, antes de ser eleito Presidente da Ucrânia, a 20 de maio de 2019, tinha uma carreira como ator, guionista, comediante e produtor.

A imagem utilizada pelos posts diz respeito à cena de abertura do primeiro episódio da terceira temporada, que estreou a 27 de março de 2019. O episódio completo e a cena em questão podem ser vistos no canal de Youtube oficial da série.

Além disto, Zelensky tem feito várias intervenções públicas desde a data em que o primeiro post foi publicado, onde podemos ver que está em liberdade. Exemplo disso foi a sua intervenção a 17 de abril na reunião especial do Conselho Europeu e a entrevista dada ao canal norte-americano PBS.

Conclusão

Circula nas redes sociais uma publicação que alega que o comentador político e apresentador norte-americano Tucker Carlson divulgou imagens do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky detido. O post vai ainda mais longe e diz que Zelensky será transferido para a prisão russa de alta-segurança Black Dolphin.

Porém, trata-se de uma informação falsa. A imagem utilizada no post que mostra Zelensky detido diz respeito a uma cena da série Servant of the People, que o atual Presidente ucraniano protagonizou antes de entrar na vida política.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge