|
|
|
|
Erros, esquecimentos e distracções é algo que todos temos e, por isso, tendemos a compreender. Excepto se o erro, o esquecimento ou a distracção se repetirem com um padrão capaz de despertar alguma desconfiança. Com a agravante que esse sentimento tende a agudizar-se quando envolve a intenção de cobrar por um serviço ou equipamento mais do dobro do que deveríamos pagar. Vem isto a propósito de mais um caso que envolve a Nissan, um concessionário da marca, um Leaf, uma bateria e, claro, um orçamento. |
O artigo que destacámos na edição passada desta newsletter suscitou diversos contactos por parte dos nossos leitores, mas houve um em particular que se destacou. Contamos-lhe aqui a “história” do Flávio, que ganha a vida no negócio da TVDE e que viu a vida a andar para trás quando um dos seus Nissan Leaf parou, com apenas dois anos, informando que tinha uma falha no sistema EV. O que se seguiu foi um chorrilho de situações que não deveriam acontecer, sobretudo numa marca que precisa de vender veículos eléctricos e que realizou campanhas especificamente para atrair os proprietários dos TVDE. Isto apesar de saber que estes utilizam muitas cargas rápidas – embora apenas a 50 kW – e que as baterias do Leaf, fabricadas pela própria Nissan, não possuem refrigeração líquida para melhor lidar com o aquecimento. |
Nesta semana, falamos também do homem do momento, Joe Biden. O futuro Presidente dos Estados Unidos da América promete conduzir o país de regresso ao Acordo de Paris e promover a aquisição de veículos mais amigos do ambiente. Mas nada disto o impede de ser fã de carros com motores de combustão, sendo o orgulhoso proprietário de um clássico Corvette de 1967. Veja-o aqui a fazer arranques a patinar (em boa companhia). |
Clássicos são também o Renault 5 e o Fiat 126, havendo por aí quem esteja desejoso de os voltar a ver na estrada, só que em versão 100% eléctrica. É certo que isto pode parecer inesperado, mas mais inesperada foi a reacção do CEO da Toyota quando lhe perguntaram o que achava de ter perdido o estatuto de marca mais valiosa para a Tesla. Akio Toyoda não se fez de rogado e “atirou-se” à marca norte-americana, logo na semana em que o fabricante de Palo Alto e a Panasonic anunciaram baterias com maior capacidade. |
Por cá, a Cupra introduziu o Formentor no mercado português. Tivemos a oportunidade de conduzir a versão mais potente, com 310 cv, e assumimos também o volante do Cupra Leon híbrido plug-in (PHEV). Dizemos-lhe o que andam, o que gastam, como se comportam e quanto pedem em troca. Os PHEV vão igualmente ser muito populares na Bentley, uma vez que o construtor britânico anunciou que todos os seus modelos, em 2026, vão ter este tipo de electrificação parcial. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Cupra
|
|
A Cupra lançou em Portugal dois dos seus modelos mais importantes. Por um lado, o Formentor VZ, um desportivo com 310 cv na pele de um SUV e, por outro, o Leon PHEV, económico e pouco poluente.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
O recém-eleito Presidente dos EUA tem um plano para reanimar a indústria automóvel: quer investir 400 mil milhões de dólares na transição energética e retirar milhões de veículos poluentes da estrada.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Depois de gastar milhares de milhões no desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma, com Zetsche ao comando, a Mercedes admite agora que não vai “entrar numa corrida que não pode ganhar”.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Toyota
|
|
O CEO da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que se a Tesla pensa que possui a receita para o futuro, é bom que saiba que é a Toyota que tem uma verdadeira cozinha e um cozinheiro à altura. Bom apetite?
|
|
|
|
Fiat
|
|
O Fiat 126 surgiu no final de vida do 500 e herdou grande parte da mecânica e do chassi. Nunca foi tão popular, mas nunca lhe faltaram os fãs, pelo que os designers da MA-DE querem trazê-lo de volta.
|
|
|
|
|
Renault
|
|
Desde 1972 e durante 24 anos, o Renault 5 foi o modelo mais popular da marca e um dos mais vendidos na Europa. Agora há quem deseje que regresse, mas como utilitário eléctrico, alimentado por bateria.
|
|
|
|
Bentley
|
|
Para a Bentley, o mapa da electrificação da gama não só foi alargado, como avançou um bom par de anos. A partir de 2026 todos os veículos serão PHEV e em 2030 a marca britânica só venderá eléctricos.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Motos
|
|
Em 2019, o Grupo BMW vendeu mais de 2,5 milhões de automóveis e acima de 175.000 motociclos. Mas as duas rodas também fazem parte da estratégia de electrificação e esta CE 04 é a antecâmara do futuro
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Ninguém aprecia um automóvel barulhento. Os israelitas da Silentium garantem que se vai poder passar a viajar sem ruídos. A solução recorre a um sistema de cancelamento de ruído e já está no mercado.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
A Tesla tem um casamento por interesse com a Panasonic. Cresceram juntas, dominam o mundo das baterias e agora anunciam uma nova química para garantir maior eficiência nas células cilíndricas.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Chevrolet
|
|
Joe Biden nunca escondeu que é um amante de carros. O democrata gosta de pisar no acelerador e diverte-se com arranques a patinar. Mas o Corvette que possui desde 1967 vai ter (agora) algum descanso.
|
|
|
|
Nissan
|
|
A vontade de aumentar as vendas e a confiança no produto são tais que, nos Estados Unidos da América, a Nissan decidiu mostrar aos seus clientes como é que o X-Trail é “melhor” que a concorrência.
|
|
|
|
BMW
|
|
A BMW i, a divisão de veículos eléctricos da marca alemã, e a BMW Designworks, juntaram-se para conceber um curioso veículo eléctrico. Recorre a apenas dois motores de 10 cv, mas até voa.
|
|
|
|
|
|
|
|