Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Alberto Gonçalves

Colunista

Artigos publicados

Política

O meu problema com André Ventura não é o vosso /premium

827
Sempre que vejo ou ouço André Ventura penso num sujeito decente e confiável, alternativa aos desavergonhados bandos que mandam nisto tudo. Mas não se chama André Ventura: chama-se Pedro Passos Coelho.
Serviço Nacional de Saúde

Haja saúde? Há saúde ao pontapé /premium

502
Conforme confirma a ministra da Saúde, que é uma coisa que diz coisas, a maioria das agressões são verbais e a maioria dos agredidos são enfermeiros. Ou seja, não existe motivo de preocupação.
Arte

O sr. Cabrita Reis e os verdadeiros artistas /premium

893
Achar que um produto é “arte” porque três patetas o dizem ou porque se encontra exposto na Tate Modern é uma confissão comovente de insegurança, de ignorância e de discutível equilíbrio mental.
Política

A década que não ousa dizer o seu nome /premium

662
No mundo civilizado ou em vias de o ser, o capitalismo tem corrido bem, obrigado. E em Portugal? Nada de novo. Começámos a década com a típica bancarrota socialista.
Orçamento do Estado

A máfia portuguesa perdeu a vergonha /premium

2197
Ao contrário da máfia siciliana, o Estado “social” (desculpem) não avisa nem visita nem explica: limita-se a assaltar as pessoas até a falência destas. Se entretanto as avisar, é para efeitos de coima
Liberdade de Imprensa

A democracia que temos é parecida com o fascismo /premium

3721
A totalidade das televisões e a quase totalidade da imprensa “tradicional” prestam um valoroso serviço de vassalag..., perdão, de acompanhamento imparcial das fabulosas proezas dos nossos estadistas.
Alterações Climáticas

A jovem Greta deu-me alguma coisa em que acreditar /premium

2536
A pequena Greta e os seus fiéis fizeram-me acreditar: agora acredito que a hecatombe por via do CO2 é capaz de ser uma pantominice pegada. Logo, se as criaturas se afligem, eu ando descansado.
Partido LIVRE

A história do Livre explicada às criancinhas /premium

1948
Sexta-feira não houve novidades sobre o menino Rui, a menina Joacine e o almocreve, o que não augura nada de bom, pelo menos no que toca ao divertimento do povo.
Obituário

“Zé Mário” e o elogio da loucura comunista /premium

795
Talvez JMB seja um dos nomes maiores da música popular portuguesa, mas tirando Amália e talvez Carlos Paredes, a relevância da música popular portuguesa a leste de Badajoz é comparável à da Web Summit
Crónica

São os loucos de Lisboa (e do resto do país) /premium

939
Portugal está repleto de imbecis, dos quais os maiores enchem as televisões a dar palpites, e os ligeiros servem de coro nas redes sociais (aparentemente os indivíduos equilibrados vivem no manicómio)
Pedro Passos Coelho

Um almoço com Pedro Passos Coelho /premium

3991
Achei Pedro Passos Coelho um homem provavelmente justo e evidentemente decente. Mesmo as pessoas que obviamente despreza são por ele desprezadas com decência, e ridicularizadas com adjectivos justos.
Política

Desabafo a propósito de algumas direitas /premium

440
Para o Estado, e para a lei, não deveria haver senão cidadãos. É absurdo criticar as “identidades” sem compreender a sua trafulhice intrínseca, ou contrapondo quadros “identitários”  similares.
Novo Governo

Eles tomam posse e não deixam nada /premium

797
Agora a sério (se possível): antigamente a sujidade da política sofria uma demão de verniz. Nas situações extremas, varria-se o lixo para debaixo do proverbial tapete. Nos tempos que correm, é isto.
Crónica

O sonho de Portugal é fingir que é um país /premium

1745
O melhor de Portugal são aqueles instantes em que se esforça por simular a aparência de uma nação a sério e acaba a demonstrar espectacularmente que não passa de um equívoco.
Partido LIVRE

Quem fala assim é de extrema-esquerda /premium

2427
No fundo, e à superfície, o Livre mistura os horrores do BE com as abominações do PAN, mantendo o ressentimento, o moralismo, o revisionismo, a vocação proibicionista e a natureza totalitária de ambos
Politicamente Correto

Leonard Cohen e os novos puritanos /premium

326
É um mundo fragmentado e desolador, repleto de beatos e bufos. Todos sonham construir carreiras assim, a denunciar, a perseguir, a excomungar, a destruir quem calha e a propósito do que calha.
Eleições Legislativas

Um guia inútil para o voto útil /premium

495
Perante o alheamento dos cidadãos, resolvi juntar o desagradável ao escusado e contribuir com o meu próprio alheamento. Eis, portanto, partido a partido, um guia inútil para o voto útil no dia 6.
Eleições

A evaporação da democracia /premium

1472
Cantando e rindo, os portugueses marcham para o abismo e só darão por ele quando se esbardalharem lá em baixo. Ou, palpita-me, nem aí. Não seria a primeira vez.
Ambiente

A pequena Greta e os seus minúsculos devotos /premium

2907
A pequena Greta mostrou aos brutos que atentam contra a natureza a maneira correcta de se viajar: em veleiros que pertencem a príncipes e custam milhões.
Política

As “elites” (risos) a que chamamos elites /premium

1588
Veja-se os Costas, os Marcelos, os Césares, os Rios, as Catarinas, os Jerónimos, os Louçãs, os Ferros, os Salgados, os Mendes, os Pachecos. É possível conter o riso face a semelhante ramalhete?
A página está a demorar muito tempo.