785kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alberto Gonçalves

Colunista

Artigos publicados

Estados Unidos da América

Onde vais, América?

Sei que a América que encontro a cada nova visita é um bocadinho menos da América que encontrei há vinte anos, como esta já seria bastante menos da América que não pude encontrar há quarenta.
Legislativas 2024

A má vontade popular

Das duas uma: ou se proíbe os fachos de votar ou se proíbe os fachos de concorrer. O que não podemos é continuar a tolerar partidos e eleitores intolerantes. Contra a discriminação urge discriminá-los
Extrema Esquerda

A direita do Chega arrisca ser a que sobra

De acordo com Sua Sumidade, os resultados foram claros: ganhou a esquerda, já que teve mais votos e mandatos que o centro-direita e a extrema-direita separados.
Estilo de Vida

A movida portuguesa

Espero, dado ser o que me sobra, que Espanha resista ao avanço das sombras. Portugal, por exemplo e por desgraça, não resistiu.
Inquérito

Você é facho ou democrata? O teste definitivo!

Infelizmente, na bandalheira em que vivemos há sempre a possibilidade de as forças reaccionárias ganharem nas urnas. E isso não é democracia, nem aqui nem na China. Ou na Venezuela.
Bloco de Esquerda

O problema não é a avó Mortágua: é a neta

Não há nada de espantoso aqui. As patranhas estão na natureza do Bloco de Esquerda. Aliás, logo ao lado do ressentimento, as patranhas são a essência do bando. A novidade é o escrutínio.
PS

Um candidato do outro mundo

O PS, ou uma parte do PS, entrou em pânico. Refiro-me aos socialistas que escolheram o dr. Pedro Nuno para os chefiar e, uma redundância na perspectiva deles, chefiar o país.
Bloco de Esquerda

A Imaculada Concepção da avó Mortágua

O sucesso das intrujices do BE também depende muito da falta de escrutínio “mediático” (perdão) a que são sujeitas, ou do escrutínio a que não são sujeitas. 
Pedro Nuno Santos

Um emprego a 700 metros de casa

Vamos descontar o IMI, vamos esquecer a especulação, vamos notar as ajudas de custo, vamos lembrar as embrulhadas, vamos ver a 10 de março.
PS

Roubar é feio (se beneficiar a “extrema-direita”)

O grande perigo em tudo isto é a possibilidade de favorecimento eleitoral da “extrema-direita”. Os escândalos, pelos vistos, não são os escândalos propriamente ditos.
Pedro Nuno Santos

As anedotas de Pedro Nuno

As anedotas da semana têm como invariável protagonista Pedro Nuno Santos, conhecido em círculos fechados, mas abertos ao ridículo, por O Carismático.
Media

Retrato do jornalismo enquanto caricatura

Se não escrutina e incomoda, o jornalismo não é jornalismo. Se não for escrutinado e incomodado, o poder não é democrático.
CTT

O futuro do país está nas cartas

O dr. Pedro Nuno sente-se genuína e compreensivelmente repugnado sempre que um caixote é entregue ao destinatário por uma empresa privada, dedicada ao feio lucro e não, conforme devia ser, ao prejuízo
Figuras do Ano

2023: as figuras do ano

O dr. Montenegro, em teoria o líder da oposição, na prática não quer incomodar. Principalmente não parece querer governar. De resto, tem sido o primeiro a inventariar as situações em que não governará
Ativismo

A Climáximo e a “normalização” do crime

Estas criaturinhas transtornadas são os fundilhos de uma hierarquia. Quem manda nas criaturinhas permanece protegido de maçadas, e não devo ser o único a achar que isso é uma vergonha.
Pedro Nuno Santos

O Princípio de Pedro Nuno

O Princípio de Peter teimou em não se aplicar ao dr. Pedro Nuno. Acredito que tenha sido um escapatório presidente de assembleia de freguesia. A partir daí entrámos na ordem do inacreditável.
Politicamente Correto

Do Guadiana ao Mar da Palha, Palestina será livre

Multidões de ceguinhos e estrábicos não caem do céu: já o sr. Gramsci, esse saudoso estalinista, explicava que é necessário produzi-los. Para isso, converteram-se as escolas em fábricas de tontos.
Política

A “direita” vai oferecer o poder à esquerda?

Por mim, não estou demasiado interessado no que separa PSD, Chega, IL e CDS. Na verdade, só precisam de concordar num ponto, um pontinho evidente e decisivo: a urgência em enxotar o socialismo.
PSD

As linhas vermelhas deviam estar à esquerda do PSD

Se uma “geringonça” por conveniência causou tamanhos estragos, imagine-se a devastação causada por uma “geringonça” por convicção. É sobre esta ameaça de extremismo que o PSD devia falar sem parar.
Pedro Nuno Santos

Autópsia de uma crónica de Isabel Moreira

O “prestígio internacional” é uma alucinação típica da dra. Isabel e uma obsessão digna de caipiras. Os “direitos” consagrados são três: impostos, pobreza, dependência.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos