267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

José Pinto

Convidado

Artigos publicados

Política

PS: uma no Cravo, duas na Ferradura

O pedido de desculpas de Medina não vale nada, mais a mais quando surgem vozes a dar conta de que esta não é a primeira situação em que a Câmara de Lisboa fornece abusivamente dados de manifestantes.
Política

Sócrates: entre prescrito e proscrito

A subida e queda de José Sócrates levanta a questão sobre a forma como, na conjuntura atual, escolhemos as lideranças.
Operação Marquês

Je ne suis pas Ivo Rosa

Causou-me estranheza que Ivo Rosa tivesse acusado Sócrates de mercadejar o cargo de primeiro-ministro. Mercadejar é uma palavra forte e parece que consta 55 vezes nas quase 7 mil páginas da instrução…
Constituição da República Portuguesa

A bazuca não é inconstitucional

O incómodo costista é grande. A circunstância de ter chegado a São Bento muitos anos após a revisão constitucional de 1982 não lhe está a servir como almofada.
Comunismo

PCP, um Partido que não sabe envelhecer

109
Neste ano de centenário, o PCP ainda não teve tempo para ver desabar o muro de Berlim e aceitar a implosão da URSS. A ortodoxia continua a ditar a lei. Ao arrepio dos ventos da História.
Vladimir Putin

A vacina como arma populista

A pandemia concedeu à Rússia a oportunidade para colocar em prática as palavras de Putin, segundo as quais as fronteiras de interesses russos eram mais amplas do que as fronteiras geográficas.
António Costa

A trumpização do discurso costista

Muito mal andará a democracia se um governante, qualquer que seja, fizer uma acusação pública explícita sem se ver obrigado a apresentar provas que legitimem as suas palavras.
Política

O Governo a caminho dos cuidados intensivos

Não são precisos dotes premonitórios para adivinhar que o PCP se vai recusar a dar alta ao Governo. Pelo contrário, malgrado a falta de camas, fará questão de o manter internado.
Política

A falsa superioridade moral da esquerda

541
A vida política nacional é rica em exemplos da pretensa superioridade moral da esquerda. Aliás, é em seu nome, que em pleno estado de emergência, o PCP se considerou no direito de realizar o congresso
Estados Unidos da América

Trump: o Plutopopulismo já não verga!

É seguro que o sistema obrigará Trump a sair da Casa Branca. Só que, para quase meia América, Trump foi despejado ilegalmente e essa ideia vai alimentar o trumpismo.
PCP

O camarada Jerónimo e o exemplo do Chefe Jerónimo

Depois de quatro anos a empurrar humildemente a geringonça onde não o deixaram sentar, Jerónimo de Sousa voltou a mostrar que o PCP vota sobretudo em função de interesses próprios.
Coronavírus

Prémio Nobel, bomba atómica e app StayAway Covid

137
A instalação da aplicação pode criar nos portugueses a propensão para não questionarem as decisões do Governo e passarem a aceitá-las como fazendo parte da inevitabilidade.
Presidenciais 2016

António Costa e a malapata das recandidaturas

Os candidatos populistas, ao apresentarem-se como os únicos e legítimos representantes do verdadeiro povo, receberam um enorme balão de oxigénio.
Pandemia

150 alentejanos não valem uma leitura

632
A atitude de Ana Mendes Godinho mostrou que há sacrifícios que não se impõem para continuar a ser ministra. Desvalorizou as vítimas e menorizou o sofrimento de uma região.
Eleições Presidenciais

Marcelo: de “catavento” a candidato do PS

321
Da Autoeuropa Marcelo saiu com a certeza de que continuará em Belém. Uma realidade que nunca colocou em dúvida. Só que também percebeu que a reeleição será à custa de uma alteração da base de apoio.
1 de maio

Fonte Luminosa apagou-se da história da democracia

549
Uma afronta aos portugueses que, confinados em casa, perceberam que Orwell tinha razão quando afirmava que «todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros».
Partido Chega

A demissão fictícia de André Ventura

312
São Paulo, na epístola aos Coríntios, defendeu que o carisma era algo que Deus dava ou não atribuía. Os líderes populistas consideram-se como os destinatários privilegiados do dom. É o caso de Ventura
Estados Unidos da América

Trump: The Show Must Go On!

O discurso do Estado da Nação colocou fim ao processo de impeachment e garantiu que o show dispõe de público para nova temporada. Mais uma prova de que a imprevisibilidade de Trump é muito trabalhada.
Espanha

Os socialistas espanhóis devem estar loucos

José Luis Ábalos, o número três do PSOE e ministro dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, resolveu ir ao aeroporto de Barajas para se encontrar com a segunda figura do Governo de Maduro.
Partido Chega

Chega: um Partido Populista pró-Unipessoal

1678
Ventura não conseguiu imitar Geert Wilders e fazer um partido populista unipessoal. A lei portuguesa não o permite. Só que, neste caso como em outros, a realidade desmente quotidianamente o articulado
A página está a demorar muito tempo.