459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

José Pinto

Convidado

Artigos publicados

NATO

A importância da CPLP para a NATO

A circunstância de a quase totalidade dos países da CPLP se localizarem no Atlântico Sul constitui poder funcional que não deve ser ignorado. Portugal deve liderar processo para rentabilizar tal poder
Ocidente

Extrema-direita: uma marioneta nas mãos de Putin

Putin sabia que a estratégia de enfraquecimento do Ocidente era um dos pilares do eurasianismo preconizado pelo seu intelectual preferido. O seu Grigori Rasputin que dá pelo nome de Aleksandr Dugin.
Estados Unidos da América

Trump, Biden e o Lobby das Armas

O problema é que nos EUA, a fórmula one man one vote há muito que deu lugar ao modelo one dollar one vote. Entretanto, os massacres vão continuando a tingir o chão com o sangue dos inocentes.
Rússia

Putin: a tríade negra da liderança

O maquiavelismo, o narcisismo e a psicopatia ditam a lei na forma como Putin exerce o Poder e na perspetiva com que encara o papel da Rússia tanto nas dimensões interna e regional como na arena global
Guerra na Ucrânia

Xadrez a Leste: cheque sem mate

A decisão finlandesa colocou Putin perante a necessidade de identificar o real oponente do outro lado do tabuleiro. Depois da jogada inicial o novo czar percebeu que tinha adversário bem mais poderoso
Guerra na Ucrânia

O “sharp power” de Putin atracou no Sado

A China e a Rússia inauguraram uma nova estratégia, batizada como sharp power, que substitui o uso da violência pelo recurso à desinformação visando interferir nos assuntos internos de outros países.
Guerra na Ucrânia

Guerra na Ucrânia: a diplomacia de Francisco

Percebe-se que Francisco, apesar de ter vindo a endurecer o discurso contra a invasão russa e de ter gestos simbólicos, não se queira envolver na questão de forma passível de afrontar Putin e Cirilo.
França

Eleição em França: um hexágono de inquietação

O alheamento, propositado segundo uns e exagerado para outros, das questões internas, devido à aposta na estratégia de dialogar com Putin, levou a uma descida no nível de popularidade de Macron.
Assembleia Da República

O tr(i)unfo do Chega e da Iniciativa Liberal

O Índice de Democracia da The Economist coloca Portugal nas democracias imperfeitas, sendo a participação política, com 6,67, e a cultura política, com 6,88, os dois critérios com pontuação mais baixa
Guerra na Ucrânia

O populismo messiânico e a invasão da Ucrânia

A invasão da Ucrânia não se resume à questão de Donetsk e Luhansk. É mais profunda, com a agravante de a hierarquia de topo da Igreja Ortodoxa Russa não ser alheia ao atual sacrifício de inocentes.
Legislativas 2022

O futuro de Costa nas mãos dos indecisos

Como Costa defende que palavra dada é palavra honrada, talvez já esteja arrependido de ter manifestado a intenção de, em caso de derrota no dia 30 de janeiro, deixar o cargo de Secretário-Geral do PS.
António Costa

O verdadeiro sonho de António Costa

António Costa sabe que a maioria absoluta lhe permitirá limitar ainda mais o poder real ou efetivo de Marcelo Rebelo de Sousa, sem necessidade de qualquer alteração no texto da Constituição.
Partido Chega

André Ventura para além da tortura em Odemira

Nos Estados Unidos era habitual dizer que o que se passava em Las Vegas ficava em Las Vegas. Agora os tempos são outros. Odemira não é apenas uma vila do meu Alentejo. É um motivo de dupla inquietação
PSD

Meia laranja dá para desfolhar a rosa?

Poucas dúvidas subsistem de que o discurso pós-vitória de Rui Rio colheu o aplauso dos seus indefetíveis apoiantes, mas não parece passível de unir as duas metades do partido laranja.
PSD

Rio e Rangel e o voto de cabresto

A azáfama que se sente em muitas concelhias do PSD é exemplo de que a democracia ainda não logrou enterrar todas as marcas do voto de cabresto. A lei quis apagá-las. A realidade insiste em lembrá-las.
PSD

Rui Rio e a síndrome de Werther

O líder do PSD parece acometido da síndrome de Werther, a personagem masculina que sacrificou a vida a uma paixão impossível – paixão que acabou mal, tendo a tragédia caído sobre a aldeia de Wahlheim.
Crise Política

A conta que Marcelo não pagou no multibanco

O povo proverbia que quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito. Ou seja, a imagem presidencial está a enfrentar dificuldades para saldar as contas. Aquelas que não se pagam no multibanco.
PS

António Costa e o síndrome Medina

António Costa passou a sofrer de uma nova maleita. Aquela que dá pelo nome de síndrome de Medina. Uma doença de contornos estranhos. Ganhar todas as sondagens e perder a eleição.
Política

O quase centenário de um português humanista

Quando questionado sobre o papel que a História lhe reservará, Adriano Moreira limita-se a dizer que esta tem mais com que se preocupar. Felizmente, ainda não é chegado o momento desse balanço.
Política

O equívoco de Rui Rio

A mensagem de Rui Rio não pode passar por exigir uma simples remodelação governamental. Tem de denunciar publica e sistematicamente todos os atos que evidenciem a incompetência do atual Governo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.