Dark Mode 92,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

José Pinto

Convidado

Artigos publicados

Eleições Presidenciais

Marcelo: de “catavento” a candidato do PS

321
Da Autoeuropa Marcelo saiu com a certeza de que continuará em Belém. Uma realidade que nunca colocou em dúvida. Só que também percebeu que a reeleição será à custa de uma alteração da base de apoio.
1 de maio

Fonte Luminosa apagou-se da história da democracia

549
Uma afronta aos portugueses que, confinados em casa, perceberam que Orwell tinha razão quando afirmava que «todos somos iguais, mas alguns são mais iguais que outros».
Partido Chega

A demissão fictícia de André Ventura

312
São Paulo, na epístola aos Coríntios, defendeu que o carisma era algo que Deus dava ou não atribuía. Os líderes populistas consideram-se como os destinatários privilegiados do dom. É o caso de Ventura
Estados Unidos da América

Trump: The Show Must Go On!

O discurso do Estado da Nação colocou fim ao processo de impeachment e garantiu que o show dispõe de público para nova temporada. Mais uma prova de que a imprevisibilidade de Trump é muito trabalhada.
Espanha

Os socialistas espanhóis devem estar loucos

José Luis Ábalos, o número três do PSOE e ministro dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, resolveu ir ao aeroporto de Barajas para se encontrar com a segunda figura do Governo de Maduro.
Partido Chega

Chega: um Partido Populista pró-Unipessoal

1678
Ventura não conseguiu imitar Geert Wilders e fazer um partido populista unipessoal. A lei portuguesa não o permite. Só que, neste caso como em outros, a realidade desmente quotidianamente o articulado
Espanha

Espanha: o Bloco Central como inevitabilidade

O Bloco Central é, de momento, a única saída para manter a unidade territorial de Espanha, controlar o avanço do populismo e repensar, com equilíbrio, a questão das autonomias regionais.
Novo Governo

Programa de Governo: Gato Gordo não Voa

O programa do Governo foi desenhado a régua e esquadro para agradar aos partidos com os quais António Costa espera contar para a aprovação do programa e, pelo menos, dos dois orçamentos iniciais.
Nações Unidas

A ONU e o legado hipócrita da ética camarada

477
A Venezuela, que foi sovietizada por Chávez e que, após uma eleição viciada, passou a ser desgovernada por Maduro, foi eleita como membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Legislativas 2019

A Ventura do André ou a democracia em perigo

290
Os populistas não estão a chegar. Há muito que cá estavam. Aliás vieram para ficar e a sua visibilidade dependerá dos meios de comunicação social, da rede e do comportamento dos partidos tradicionais.
Eleições Legislativas

As costas salvaram António Costa?

102
O conselho médico que o vai obrigar a uma gestão muito criteriosa dos contactos de rua pode constituir solução para travar o plano inclinado descendente em que a sua imagem tinha mergulhado.
PS

A Realidade na República Cor-de-Rosa

Séculos atrás, alguém tinha inventado que era preciso dividir para reinar. O grande líder, na sua República Cor-de-Rosa, ia revisitar o modelo, mas com a originalidade ditada pela conjuntura.
Açores

Lajes: entre os Pombos e a Águia

Se as instalações da aerogare das Lajes reclamam há muito por obras de manutenção, os pombos decidiram dar uma asinha – um eufemismo por motivos higiénicos – na degradação ambiental.
Política

Portugal: um país anestesiado

295
A um país anestesiado basta acenar com o Simplex, versão revisitada. Ninguém vai questionar. A anestesia é de efeito prolongado. O problema é se o país entra em coma.
União Europeia

António Costa: da desilusão à ambição desconsolada

179
Como se percebe, a maratona negocial europeia está longe de ter terminado. Os próximos dias vão ser exigentes para o Governo de António Costa. Transformar a desilusão em ambição não é tarefa fácil.
Jovens

O Presidente e os Jovens: Ato Um, Quarta Cena

Não parece abusivo dizer que as preocupações do Presidente com a juventude transmitem uma sensação de "déjà vu": os jovens destinatários dos discursos iniciais já fazem parte da atual geração grisalha
10 de junho

Português, com muita honra e orgulho

A nacionalidade representa muito mais do que o direito a um cartão de cidadão. A Nação é a comunidade de afetos de que falava Malraux. O eu coletivo que exulta com o sucesso próprio.
Eleições Europeias

As contas de cabeça do Professor Marcelo

Aceitei a contestação, mas coloquei água na fervura do descontentamento. Chamei a atenção para algo que tinha ficado nas entrelinhas presidenciais. Algo que me tinha arrancado um sorriso.
CPLP

Obiang e a CPLP: um Casamento de Conveniência?

É tempo de os restantes países lusófonos darem a mão à palmatória e perceberem as razões da oposição portuguesa à entrada da Guiné-Equatorial na CPLP. Mesmo aqueles que só olham para os petrodólares.
25 de Abril

O meu 25 de Abril

O 25 de Abril de 1974 valeu bem a pena sobretudo por tudo aquilo que veio a significar quando a poeira revolucionária poisou e Portugal começou a acertar o relógio pelos ponteiros da História.
A página está a demorar muito tempo.