266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Gabriel Mithá Ribeiro

Convidado

Artigos publicados

Sociedade

A mentira na política e o mal-estar do Ocidente

366
A degeneração moral é o legado trágico do atual ciclo histórico do Ocidente e, mais uma vez, o atual regime político português está na linha da frente.
Universidades

Assalto às universidades: a resposta do Chega

2027
Não é por acaso que cursos universitários em «ciências sociais» com um cunho ideológico ostensivo que rompeu com as velhas preocupações de neutralidade das tradicionais humanidades ganharam relevância
Política

Palavras-droga alucinógenas. A loucura social

397
Adulterar a relação entre a designação e o conteúdo de palavras-chave é a técnica eficaz de alienação no ensino, comunicação social, partidos políticos, mundo das artes e espetáculos ou redes sociais.
Política

Guerra civil à direita. Deserto e razão

447
É sempre o peso da dimensão afetiva e emotiva da política que impulsiona a reforma e renovação das sociedades, sendo ela que dá conteúdo à frieza das questões económicas, financeiras ou fiscais.
Presidenciais 2021

Chega: o que fazer com 496.653 votos? 

1538
O Chega sabe por que razões conseguiu 496.653 votos nas presidenciais e como dignificá-los de hoje em diante. O caminho tem de ser derrubar o vergonhoso muro mental que gerou uma semidemocracia mental
Livros

«Sentir & Saber» e a distopia da igualdade

118
Que nos traz de novo a última obra de António Damásio, Sentir & Saber? Muito, mas destaco permitir inferir sem ambiguidades que a igualdade e a desigualdade são tão fundamentais quanto indissociáveis.
Partido Chega

Ciganos, negros, islâmicos e Chega

613
Em Portugal é raríssimo um movimento social minoritário nascer, sobreviver e prosseguir debaixo de uma tempestade crítica impiedosa como tem acontecido com o Chega. A chegofobia está para durar.
Extremismo

Assassinar o branco morto. Os Mamadous Bas da vida

3992
Por acaso o sr. Mamadou não escreve à ocidental, não se veste à ocidental, não adora as sociedades ocidentais, os seus subsídios, a sua comunicação social, mais tudo o resto que herdou do pai branco?
Filosofia Política

Presente e futuro duma reinvenção social iniciada

252
Nunca ceda à vitimização, inimiga visceral da autorresponsabilidade de cada sujeito individual ou coletivo. Apenas a autorresponsabilidade constitui o primado moral da condição humana.
Política

André Ventura agrega. Rui Rio balcaniza

2725
Rio é o exemplo mais anacrónico da ilusão de separar a esquerda democrática ou moderada da esquerda radical para se aproximar da primeira imaginando que tal possa ser benéfico para o que quer que seja
Partido Chega

Desci à Liberdade com André Ventura

5397
Não é preciso ser um génio para antever que, num futuro que não será longo, o Chega pode perfeitamente trazer uma multidão bem maior para manifestações de rua. Os sinais ali eram mais do que óbvios.
Racismo

Para acabar de vez com a vigarice antirracista

524
As ideias que partilhamos neste ensaio jamais servirão propósitos de culpabilizar qualquer pertença racial (branca, negra e as demais), apenas ajudar a compreender os significados das suas existências
Política

Todas as pessoas de esquerda são sociocidas

811
O exercício que se segue testa o seu respeito pelos deveres de consciência e pela liberdade de pensar.
Eleições Presidenciais

André Ventura: votaria nele?

18135
O cerco e circo montados contra a candidatura de André Ventura às presidenciais de 2021 obrigam-me a uma resposta fundamentada, pública e em nada ambígua.
União Europeia

A desgraça do parasita moral

Quanto mais a sociedade expulsa de si mesma a pobreza e enclausura-a no Estado, tanto mais aquela se torna endémica. Vale para o interior das sociedades e vale para as relações entre Estados.
Comunismo

O «vírus chinês» e as razões de Trump e Bolsonaro

108
A defesa da saúde física e mental da espécie humana a longo prazo beneficiará da manutenção da designação deste coronavírus como «vírus chinês», tal como o presidente norte-americano tem insistido.
Política

O regresso da dignidade humana

O desequilíbrio das sociedades resultante, por um lado, da sobrevalorização da voice progressista e, por outro lado, da quebra sucessiva de interditos morais define a doença social degenerativa.
Partido Chega

André Ventura e a geração inimputável

207
Portugal não é África. Não pelos ideais que dominam os governantes e instituições. Portugal não é África apenas pela dignidade da sua história e pela proteção e socorro material e estratégico europeu.
Política

Cumprir-se Portugal. Você subscreve?

Portugal tem de vencer a descrença coletiva através da revitalização do ensino, a reforma das reformas inviável sem o comprometimento dos indivíduos comuns num projeto que sirva de alavanca social.
Escolas

Contra a brutalização dos costumes /premium

Num par de gerações, a indisciplina nunca parou de ascender até se tornar a maior ameaça ao ensino, fenómeno que saltou portões e muros das escolas para crescentemente brutalizar a vida social.
A página está a demorar muito tempo.