Gabriel Mithá Ribeiro

Convidado

Artigos publicados

Polémica

A trilogia moral abjeta

O problema é o das elites bem-pensantes insistirem em aprisionar o sentido da vida vivida no presente numa fórmula discursiva do passado que substitui o racional pelo místico.
PSD

O PSD no seu melhor

É difícil identificar caminhos alternativos para revitalizar um grande partido político que pode, deve e tem de fazer muito mais para transformar um país afundado em décadas de esquerdismo.
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

100
E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
Política

As eleições no dia seguinte num livro proscrito

Admitindo que possam ser discutíveis, relativizar o valor moral dos termos direita e esquerda não só não resolve nenhum dos desafios do tempo atual, como ainda diminui a capacidade de os compreender.
Filosofia Política

A doença mental chamada Amazónia

330
Resta decretar o estado de emergência climática que, na prática, se traduz no combate ao capitalismo em nome do socialismo, mas na condição daquele disponibilizar muitos mil milhões de dólares a este.
Ambiente

«A Amazônia é do Brasil, não é de vocês!»

180
Como se explica a invisibilidade da ameaça ambiental em paragens com governos amigos de esquerda, alguns deles recordistas em atropelos ambientais, como a China ou grandes partes de África?
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

357
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
Racismo

A deficiência moral da esquerda branca e activista

3277
A esquerda branca cujos rostos andam pela universidade e pela comunicação social transformou a pobreza material das minorias, por tradição circunstancial, em miséria moral que torna a pobreza endémica
Moçambique

Idai

Sobretudo por causa da parceria com a China, e como outros países africanos, a floresta de Moçambique tem sido dizimada a um ritmo avassalador. Nisto o governo local tem seriíssimas responsabilidades.
Racismo

Costa ‘caneco’

7201
António Costa faz parte da pertença racial que os moçambicanos bem conhecem e que designam de forma depreciativa por ‘caneco’. Entre os oriundos do Índico 'monhé' sou eu por ter ascendentes islâmicos.
Eleições no Brasil

Bolsonaro e as antas

315
Na eventualidade de vencer as eleições de domingo, a governação de Jair Bolsonaro pode resultar em tudo o que dizem dele, como no seu exato inverso. O mais certo é que não seja uma coisa nem outra.
Filosofia

Assim Falava Zaratustra e a regressão da liberdade

Foi sobretudo depois de Nietzsche que o sentido da dignidade humana pôde enriquecer-se expandindo os seus campos de significação muito além do campo religioso.
Revolução

Que se lixem os 28’s de Maio e os 25’s de Abril

110
O correr dos séculos colocou os portugueses comuns nas mãos de elites toxicodependentes de ruturas políticas. Celebrar tantas revoluções contribui para perpetuar no tempo as causas do atraso português
Livros

No deserto chamado portugalidade /premium

O que acontece é que os intelectuais quase não saem disto: os pobres de espírito fazem e, nós, intelectuais, pensamos; eles são o corpo e nós a mente. Não pode haver noção mais indigente de sociedade.
Filosofia

Lixo intelectual

Não ler com sentido crítico grandes sucessos editoriais como os de Boaventura de Sousa Santos ou José Gil é como não querer ver, tratar e minimizar o lixo que as sociedades necessariamente produzem.
Livros

Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria

108
As fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e autocomplacente face aos seus vícios.
Colonialismo

"Pare o mundo que eu quero descer!" /premium

A Seita insiste em manter-se na crista da onda da ‘libertação dos oprimidos’ içando a bandeira do seu ‘humanismo’ que Lhe permite forçar terceiros a colher tempestades de ventos que ela mesma semeou.
Livros

A saúde mental dos portugueses

773
Se hoje já é problemático, como sobreviverão os profissionais de lares de idosos, utentes, quando as atuais gerações ainda mais mimadas, impulsivas, viciadas ou preguiçosas chegarem ao outono da vida?
Politicamente Correto

Novo dicionário do terror e da fraude linguísticos

O pensamento sobrevive sequestrado pela tribo guerreira que controla o sentido das palavras-chave. O estado de sítio legitima uma declaração de guerra, romper o cerco implica definir alvos precisos.
Livros

Fanon the Killer

Os auto legitimados pensadores de África tudo têm feito para aniquilar o melhor da herança colonial europeia, desperdiçando o mais raro, original e notável contributo de modernização do continente.
A página está a demorar muito tempo.