Artigos publicados

Identidade de Género

Experiências de engenharia social em crianças

1084
O governo deverá ter a humildade de reconhecer a insensatez deste tipo de iniciativas legislativas, desistindo de implementar um projeto político de engenharia social em que as cobaias são crianças.
Mercado de Trabalho

Os castigos do trabalho em Portugal

1085
Esta é uma geração que para trabalhar abdica de quase tudo o resto; renuncia a constituir família, aos amigos, ao lazer e até à sua própria saúde. O mundo laboral sofre hoje uma grave desmoralização.
Eutanásia

Reflexão: o «benefício» da eutanásia aos 17 anos

3044
O caso de Noa transforma-se num símbolo de uma sociedade decadente que desiste facilmente. Desistimos de ajudar as pessoas, de tratar os doentes com depressão, empurrando-os para o abismo do suicídio.
Médicos

Senhor Dr., quanto tempo temos de consulta?

884
Um dos aspetos essenciais na relação médico-doente é a empatia. Para se ser empático é preciso saber escutar. Ora este é um hábito que se tem vindo a perder na nossa sociedade, e nas consultas médicas
Assembleia Da República

As drogas “levezinhas” do Bloco de Esquerda

4614
Como psiquiatra, e pela experiência clínica de ter observado muitos casos de doenças psiquiátricas ligadas ao consumo de canábis, sou contra a legalização. Espero que haja bom senso e responsabilidade
Mercado de Trabalho

As angústias do trabalho depois dos 50 anos

3181
Converte-se a vida humana numa peça industrial descartável, cujo prazo de validade se encurta sucessivamente, atirando-se as pessoas para o ferro velho, como se se tratassem de lixo não reciclável.
Medicamentos

Pode o Parlamento proibir prescrever medicamentos?

310
Esta iniciativa do PAN é injustificada e configura uma interferência política num ato médico, desvalorizando o saber e a prática clínica, o que apenas costuma ser observado em regimes totalitários.
Trabalho

Os super-homens não existem

180
Em vez de discutir o limite dos 70 anos, o Governo deve olhar para os que têm o direito de manter uma vida ativa até à idade da reforma, mas com um horário e funções laborais ajustadas à sua idade.
Comportamento

Em férias, é imprescindível descansar

3405
Há que resistir à pressão profissional exagerada e patológica, respeitando períodos de descanso e a vida pessoal e familiar. No trabalho somos substituíveis, em casa ninguém pode ocupar o nosso lugar.
Neurociência

Os dilemas de um cérebro à busca de emoções

301
Assistimos à ascensão de um público ignorante e poderoso. A desinformação toma cada vez mais o lugar do conhecimento. O resultado deste lixo idiotizante está à vista de todos.
Transgénero

Os Super-Homens legisladores

1207
Não existe qualquer base científica ou justificação médica que autorize um adolescente de 16 anos, cujo córtex pré-frontal ainda não está completamente desenvolvido, decidir livremente mudar de género
Adolescentes

A adição à pornografia nos adolescentes

158
A educação sexual tem sido baseada numa visão libertária, à moda dos anos 60, e em procurar diminuir os riscos associados às relações sexuais. Mas a sexualidade humana vai muito mais além disto.
Televisão

Reality shows: lamaçais televisivos

As televisões transformaram-se em predadores de audiências. Já há muito tempo que os limites do respeito pela pessoa humana foram ultrapassados por motivações económicas.
Alimentação

A proibição dos croquetes nos bares do SNS

5606
É preciso denunciar a idolatria da saúde e do bem-estar, o fundamentalismo em redor de uma vida castradora, cheia de hábitos saudáveis, mas que conduz todos os anos milhares de pessoas à depressão.
Transgénero

A estratégia para acabar com rapazes e raparigas

8030
A agenda política do Bloco é promover a ambiguidade da identidade sexual e considerar normal aquilo que, na maioria dos casos, é patológico, pelo que são muitos os perigos desta aberração legislativa.
Politicamente Correto

Os donos ideológicos disto tudo

2413
Os donos ideológicos disto tudo monitorizam a sociedade, à imagem de um sistema imunitário, vigilantes, à cata de algum infiel que ouse expressar uma opinião contrária à verdade por eles estabelecida.
Fogo de Pedrógão Grande

A doença do barulho

212
Exige-se aos responsáveis políticos que falem de imediato, quando na maior parte das vezes a prudência, e a humildade do silêncio, seriam a melhor homenagem que a ser feita às vítimas e às famílias.
Presidente Trump

A saúde mental de Donald Trump

549
Será que Trump tem uma doença psiquiátrica? Dispõe de condições de saúde psíquica para o cargo que desempenha? E que devem fazer os psiquiatras quando isso se passa com alguém eleito democraticamente?
baleia azul

O jogo da baleia azul e o hiperindividualismo

207
O hiperindividualismo, alimentado por esta cultura dos ecrãs, tem agravado o desinteresse dos jovens relativamente à vida pública, reduzindo a sua participação quer no associativismo, quer na política
Adolescentes

Torremolinos: bar aberto

3384
Muitos pais têm perdido a autoridade sobre os seus filhos, e com frequência capitulam quando é necessário impor limites ou aplicar castigos. Ouço-os dizer, num tom resignado, que “agora é tudo assim”.
A página está a demorar muito tempo.