437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pedro Vaz Patto

Convidado

Artigos publicados

Aborto

O aborto não é assunto encerrado

O projeto de acórdão explica exaustivamente porque é que a sentença Roe v. Wade representa um abuso do poder judicial já que afirma um direito ao aborto que não consta da Constituição norte-americana.
Refugiados

Dramas esquecidos

Esta grande mobilização não pode levar-nos a esquecer outros refugiados presentes no nosso país e noutros mais distantes, mesmo se deles não chegam imagens e notícias como as que nos chegam da Ucrânia
Aborto

Aborto e valores europeus

Tenho contactado ucranianos que afirmam convictamente que o seu povo está a lutar pelos “valores europeus”, com o que querem dizer: pelos direitos humanos e pela liberdade, no seu país e na Europa.
Guerra na Ucrânia

Lições da História

Onde foi parar a tese do “fim da História” depois queda do muro de Berlim? Até há pouco falava-se já do regresso da “guerra fria”, agora assistimos a uma guerra “quente” na Europa.
Assembleia Da República

Ecologia humana e “gestação de substituição”

A “gestação de substituição”, legalizada em Portugal numa quase geral indiferença, é frontalmente contrária à ecologia humana ao contrariar a natural harmonia da procriação, da maternidade, da família
Crimes Sexuais

O desprezo da ética sexual e os abusos

A ética sexual impõe o autodomínio, o domínio dos impulsos sexuais, domínio de que pouco se fala, como se, por decorrência da ilimitada liberdade sexual, todos esses impulsos devessem ser satisfeitos.
Eutanásia

Ainda mais ilegítimo

Também pode (e em minha opinião, deve) o Presidente vetar o diploma pela notória falta de legitimidade política de uma “moribunda” AR para o votar nas anómalas e insólitas condições em que se encontra
Assembleia Da República

A droga não liberta ninguém

Não podemos ignorar, também, que o consumo de canábis é, muitas vezes, um primeiro passo que conduz ao sucessivo consumo de drogas mais nocivas. Esse perigo também não pode ser ignorado.
Legislação

Obrigações declarativas e liberdade religiosa

O parecer da Comissão da Liberdade Religiosa considera que o projeto do PAN recorre a conceitos de tal modo indeterminados que abrem a porta ao arbítrio e não satisfaz exigências de certeza jurídica.
Trabalho

O Domingo, uma conquista da civilização

A proibição geral do trabalho ao Domingo, que sempre teve exceções, é uma exigência de respeito pela liberdade religiosa dos cristãos e também uma exigência do respeito pela pessoa humana que trabalha
Eutanásia

A vida humana é inviolável

A Constituição portuguesa confere à vida humana uma proteção ainda mais forte do que se reconhecesse apenas o direito subjetivo à vida e não também um princípio objetivo de inviolabilidade da vida.
Eutanásia

Poupar com a eutanásia

Não podemos ignorar o perigo em causa: que a eutanásia e o suicídio assistido se tornem opção por ser a mais fácil e económica no confronto com outras, desde logo a do recurso aos cuidados paliativos.
Paternidade

Orfãos de pai

O que está em causa, na “inseminação post mortem” é a deliberada e intencional geração de uma criança órfã, privada de um pai. O seu bem é sacrificado e subordinado ao desejo da mãe.
Papa Francisco

A esfera e o poliedro

Portugal ilustra bem a encíclica Fratelli tutti: como a nossa cultura se enriqueceu com os contactos com outras culturas e como a emigração contribuiu para o desenvolvimento do país e dos portugueses.
China

Um novo Holocausto?

O apelo de setenta e seis dirigentes religiosos contra «uma das mais atrozes tragédias humanas desde o Holocausto: o potencial genocídio dos uigures e outros muçulmanos na China».
Liberdade Religiosa

Nem só de pão vive o homem

Para os crentes, o culto não é menos essencial do que as necessidades materiais. O Estado (laico) não pode ignorar isso. E não o ignora nos seus ordenamentos jurídicos.
Turquia

Santa Sofia e o conflito de civilizações

A decisão do governo turco de passar a destinar ao culto muçulmano aquela que durante séculos foi basílica de Santa Sofia é um contributo para reacender o conflito de civilizações.
Coronavírus

As lições da pandemia e a eutanásia

Não é por terem uma expetativa de menos anos de vida futura que a vida das pessoas idosas merece menor consideração, nem estas devem ser discriminadas no acesso a recursos de suporte vital escassos.
Alemanha

O suicídio da liberdade

Passou-se da eutanásia em doenças terminais à eutanásia em doenças incuráveis e agora pretende-se passar à eutanásia de pessoas idosas não doentes. Sempre em nome da autonomia individual.
Eutanásia

Cansados de viver

Abre-se uma porta que, mais cedo ou mais tarde, acabará por se abrir de par em par. Não é um fantasma, é uma realidade que está diante dos nossos olhos quando olhamos para o que se passa na Holanda.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.