Dark Mode 194kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Pedro Vaz Patto

Convidado

Artigos publicados

Eutanásia

Poupar com a eutanásia

Não podemos ignorar o perigo em causa: que a eutanásia e o suicídio assistido se tornem opção por ser a mais fácil e económica no confronto com outras, desde logo a do recurso aos cuidados paliativos.
Paternidade

Orfãos de pai

114
O que está em causa, na “inseminação post mortem” é a deliberada e intencional geração de uma criança órfã, privada de um pai. O seu bem é sacrificado e subordinado ao desejo da mãe.
Papa Francisco

A esfera e o poliedro

Portugal ilustra bem a encíclica Fratelli tutti: como a nossa cultura se enriqueceu com os contactos com outras culturas e como a emigração contribuiu para o desenvolvimento do país e dos portugueses.
China

Um novo Holocausto?

350
O apelo de setenta e seis dirigentes religiosos contra «uma das mais atrozes tragédias humanas desde o Holocausto: o potencial genocídio dos uigures e outros muçulmanos na China».
Liberdade Religiosa

Nem só de pão vive o homem

Para os crentes, o culto não é menos essencial do que as necessidades materiais. O Estado (laico) não pode ignorar isso. E não o ignora nos seus ordenamentos jurídicos.
Turquia

Santa Sofia e o conflito de civilizações

105
A decisão do governo turco de passar a destinar ao culto muçulmano aquela que durante séculos foi basílica de Santa Sofia é um contributo para reacender o conflito de civilizações.
Coronavírus

As lições da pandemia e a eutanásia

239
Não é por terem uma expetativa de menos anos de vida futura que a vida das pessoas idosas merece menor consideração, nem estas devem ser discriminadas no acesso a recursos de suporte vital escassos.
Alemanha

O suicídio da liberdade

611
Passou-se da eutanásia em doenças terminais à eutanásia em doenças incuráveis e agora pretende-se passar à eutanásia de pessoas idosas não doentes. Sempre em nome da autonomia individual.
Eutanásia

Cansados de viver

278
Abre-se uma porta que, mais cedo ou mais tarde, acabará por se abrir de par em par. Não é um fantasma, é uma realidade que está diante dos nossos olhos quando olhamos para o que se passa na Holanda.
Igreja Católica

Dois Papas, dois partidos?

A sucessão de Papas não pode ser equiparada a uma qualquer alternância partidária, em que os programas e orientações do novo governo podem divergir em absoluto dos de um governo anterior.
Eutanásia

Better off dead

126
Como é que o Estado e os serviços de saúde podem pretender desencorajar o suicídio de algumas pessoas quando, ao mesmo tempo, auxiliam o suicido de outras? Este duplo padrão é contraditório.
Eutanásia

A rampa cada vez mais deslizante

106
Deve uma sociedade que se pretende solidária confirmar, a pretexto de respeito pela vontade do doente, a ideia de que a pessoa demente é um peso difícil de suportar e deve, por isso, ser eliminada?
Família

Ecologia integral e ecologia humana

191
Tal como defendemos para o ambiente, também no domínio da vida humana no seu início e termos naturais, da sexualidade, da procriação e da família, há uma ordem e harmonia que não deve ser destruída.
Holanda

O suicídio de Noa Pothoken e a rampa deslizante

190
Parece-me que o clima cultural que a lei da eutanásia holandesa gera (porque a lei tem sempre ínsita uma mensagem cultural) ajuda a explicar o trágico desfecho da vida desta jovem.
Prostituição

Abolicionismo

157
Abolir a prostituição pode ser visto como uma utopia, pois «sempre existiu e sempre existirá». O mesmo se disse da escravatura, mas num e noutro caso estamos perante a redução da pessoa a mercadoria.
Canábis

A droga não se vence com a droga

187
As proibições obviamente não chegam para construir uma sociedade livre de drogas. Mas contribuem para isso, permitindo que o mal se contenha dentro de alguns limites (o que a legalização não permite).
Eleições no Brasil

Bíblia e bala

As raízes da criminalidade são demasiado complexas e é simplista pensar que se enfrentam apenas com o endurecimento de penas, com a prisão sistemática, com a difusão de armas ou atirando a matar.
Câmara Municipal Lisboa

Prostituição ou trabalho sexual?

233
Quem conhece a realidade da prostituição sabe que não há uma prostituição “benigna”, que ela é, intrinsecamente, “maligna”. Ou já alguém conheceu uma mulher que lhe dissesse que queria ser prostituta?
Igreja Católica

Pastoral do vínculo

É uma proposta certamente difícil e contrária à cultura dominante. Mas a proposta de Jesus no Evangelho não era mais fácil no tempo em que foi formulada e contrariava também a mentalidade desses dias.
Eutanásia

Antecipar a morte

195
Da proposta do Bloco não decorre que a eutanásia e o suicídio assistido sejam legais apenas em caso de morte iminente ou doenças terminais, como sucede por exemplo no Estado norte-americano do Oregon
A página está a demorar muito tempo.