O Eurostat, departamento de estatística da União Europeia, apresentou esta semana uma ferramenta muito interessante que nos permite verificar como a esmagadora maioria dos portugueses ganha tão pouco. Chama-se “How does your income compare to others?” e permite fazer várias simulações e depois comparar com o de outros países. Vamos a alguns exemplos.

Um casal sem filhos que leve para casa dois mil euros em Portugal fica a saber que apenas 10% das famílias portuguesas conseguem ultrapassá-los. O mesmo rendimento, aqui ao lado, em Espanha, significa que há 40% de famílias que levam mais dinheiro para casa. Na Alemanha já são 70% as famílias que ganham mais.

Juntemos agora um filho. Com dois mil euros por mês e um filho com menos de 14 anos, apenas 20% conseguem levar para casa mais dinheiro. Em Espanha esta família está na mediana – metade das famílias ganham mais. Na Alemanha 80% das famílias de três pessoas têm um maior rendimento.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.