Swaps
Swaps

Acordo swaps. Metro do Porto já pagou 137 milhões

Metro do Porto já pagou 136,5 milhões de euros ao Santander Totta, cumprindo acordo entre o banco e Estado para resolver conflito sobre os swaps. Pagamento fez disparar encargos de empresas públicas.
Swaps

Swaps. Estado e Santander Totta retiram ações 

Depois do acordo alcançado em abril, o Estado e o Santander Totta retiraram as ações que tinham em tribunal na disputa sobre os contratos swap vendidos pelo banco às empresas de transporte
Mário Centeno

Centeno chamado 4 vezes. Offshores e swaps no menu

Ministro das Finanças volta a ser chamado ao Parlamento, agora para explicar acordo entre o Estado e o Santander nos swaps. Há quatro audições para fazer a Centeno. O caso das offshores é uma delas.
Swaps

Acordo com Santander. PCP pede todos os documentos

Parlamento vai pedir ao Governo todos os documentos sobre o litígio com o Santander Totta relacionado com os swaps (produtos de risco financeiro). Requerimento do PCP surge após acordo com Estado.
Swaps

Swaps. PSD desconfia de acordo com o Santander

238
PSD vai chamar ministro ao Parlamento para explicar contornos do acordo com o Santander e desconfia do Governo, já que "vendeu o Banif" ao mesmo banco a "preço de saldo" e perdoou "milhões" à banca.
Santander

Swaps. Acordo com Santander antes de derrota final

Governo e Santander chegaram a acordo no caso dos swaps, antes da última decisão de tribunal de Londres. Estado paga já fluxos vencidos de 500 milhões e recebe empréstimo de 2,3 mil milhões.
Swaps

'Swaps'. Recurso das empresas de transporte

Os metros de Lisboa e do Porto, a Carris e a STCP apresentaram ao Supremo Tribunal inglês recurso da decisão de dezembro do tribunal que reafirmou a validade dos contratos 'swap' com o Banco Santander Totta.
Swaps

Swaps. Governo admite negociar com o Santander

MInistério das Finanças diz que vai usar todos os meios jurídicos para recorrer da decisão que condena empresas públicas a pagar swaps. Mas está também disponível para solução negociada.
Swaps

Swaps. Derrota pode custar 440 milhões

157
Tribunal inglês rejeitou recurso de empresas públicas de transportes e mantém decisão que valida os contratos swaps. Em causa estão juros de 440 milhões por pagar. Estado recorre por todos os meios.
Swaps

Swaps do Santander podem custar 1,8 mil milhões

A sentença do recurso interposto em Londres pelo Estado português contra o Santander Totta é lida hoje. Segundo o DN, o Estado não deve recorrer se perder. Fatura pode chegar aos 1,8 mil milhões.
Swaps

Tribunal londrino analisa recurso nos "swaps"

Tribunal Comercial de Londres começa a apreciar o recurso da decisão sobre o diferendo com o Santander Totta nos contratos swap. Público adianta que Bruxelas quer que casos sejam debatidos em Londres.
Swaps

Jurisdição de swap do Santander e Metro é inglesa

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a jurisdição dos tribunais ingleses para julgar o 'swap' entre o Santander Totta e o Metro de Lisboa, rejeitando o recurso da Associação para a Transparência e Democracia.
Swaps

Governo. Santander tinha os swaps mais "tóxicos"

O secretário de Estado do Tesouro diz que os swaps vendidos pelo Santander Totta eram os mais tóxicos e que uma declaração de Maria Luís Albuquerque terá levado o Totta a antecipar-se na justiça
Swaps

Governo recusa pagar prejuízos dos swaps

O Governo português já tinha recorrido da decisão do tribunal londrino, que deu razão ao Santander, e agora o Ministério das Finanças reafirma que a sentença "não é executável em Portugal".
Swaps

Swaps. Empresas públicas têm de pagar já 6 milhões

Tribunal de Londres aceita recurso das empresas públicas da sentença que validou contratos swap do Santander. Mas empresas têm de pagar já 6,2 milhões de custas judiciais. Conta não está fechada.
Atentados de Paris

5 Coisas - 15.mar.2016

Angariação, Berlim, Lula, Swaps, Bruxelas.
Swaps

Swaps. Estado vai recorrer da decisão do Tribunal

122
Empresas públicas vão recorrer da decisão do Tribunal de Londres que declarou válidos os swaps contratados com o Santander Totta. Governo já confirmou decisão e diz que há swaps com juros de 70%
Empresas

A aliança entre a CGTP e a banca. Mais os "swaps"

233
Como mostra o caso dos “swaps”, os défices permanentes das empresas públicas permitem enormes lucros à banca. E manter o poder de corporações e de grupos de interesses (e os empregos das clientelas).
Swaps

Governo: "Minimizar o impacto" dos swaps no défice

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse, em Bruxelas, que o Governo vai tentar "minimizar o impacto" que o pagamento das verbas devidas com a validação dos contratos de 'swap' celebrados com o Santander poderá ter no défice.
Swaps

Só em advogados os swaps já custaram 5 milhões

O Estado despendeu, desde outubro de 2012, quase 5 milhões de euros com as equipas de advogados que contratou para a defesa das empresas públicas no caso dos "swaps"
Explicador

Swaps. Uma pequena palavra que custa milhões

O Santander ganhou e o Estado perdeu, mas vai recorrer. Ainda não estão fechadas as contas ao custo da decisão. É preciso pagar os cupões vencidos e continuar a pagar juros "especulativos" até 2027.
Swaps

Swaps. Costa culpa anterior Governo

218
O primeiro-ministro afirmou que Portugal vai cumprir a decisão judicial britânica que considera válidos os contratos de 'swap' entre o Santander Totta e quatro empresas públicas, realçando que é uma consequência de uma decisão governativa anterior.
Caso Lava Jato

5 Coisas - 04.mar.2016

Portugal, Schengen, Ex-ministra, Swaps, Lula da Silva.
Swaps

Swaps. Empresas condenadas a pagar 273 milhões

Santander Totta pediu ao Tribunal para condenar as empresas públicas de transportes a pagar juros vencidos de 272,3 milhões de euros até outubro. Valor exacto e condições são fixados até 23 de março.
Economia

PSD remete para Governo Sócrates caso dos swap

"Todas as consequências negativas" para o Estado português de decisões sobre 'swap' são "responsabilidade direta" do Governo socialista liderado por José Sócrates, diz Matos Correia.
Swaps

Centeno. Swaps podem ter custos para o orçamento

O ministro das Finanças diz que ainda não conhece a decisão, nem as suas implicações, mas admite que pode vir a ter custos para o Orçamento do Estado, mas não imediatamente.
Swaps

Swaps. Tribunal de Londres dá razão ao Santander

321
Tribunal condena Metro, Carris, Metro do Porto e STCP por quebrarem contratos swap, decisão tomada por Maria Luís Albuquerque. Contratos valem 1.800 milhões e incluem 300 milhões de juros por pagar.
Swaps

Swaps. Supremo condena Santander a pagar 2 milhões

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou um recurso à decisão que havia condenado o Santander Totta a pagar 2,2 milhões de euros a uma empresa com a qual celebrou um contrato 'swap' considerado nulo.
Swaps

Refer condenada por não reintegrar antigo gestor

José Silva Rodrigues foi exonerado da Metro/Carris por causa da polémica dos 'swaps', tentou voltar à Refer, onde tinha um contrato de trabalho, mas a empresa recusou. Agora o Tribunal deu-lhe razão.
Economia

Empresas públicas. Prejuízo baixa, mas fura metas

As empresas públicas perderam 432 milhões até junho. É uma melhoria de 30% face a 2014, mas há um desvio negativo de 312 milhões face à meta para o ano. Saúde é a grande responsável.
Swaps

Tribunal sem competência para julgar swap do Metro

Tribunal da Comarca de Lisboa recusa julgar a nulidade dos contratos entre o Metro de Lisboa e o Santander, pedida por ação popular. Swaps vão ser apenas decididos em Londres.
Swaps

Swaps. Conflito de 1400 milhões na hora da verdade

Os contratos de gestão de risco financeiro entre o Santander e as empresas públicas estão a ser julgados em Londres. Em causa estão perdas potenciais de 1400 milhões, mais juros que não foram pagos.
Swaps

Swaps. Empresas públicas não pagaram 233 milhões

Conflito entre as empresas do Estado e o Santander Totta por causa dos swap já vai em 233 milhões de euros em juros não pagos. Legalidade dos contratos vai ser analisada em Londres em outubro.
15 questões eleitorais

Dívida pública: vai-se pagando ou bomba relógio?

379
Portugal terá de reestruturar a dívida pública? É possível satisfazer os encargos e evitar danos na imagem do país junto dos investidores? Saiba qual a dimensão do fardo e o que defendem os partidos.
Swaps

Perdas potenciais com swap disparam 76% num ano

Contas até março mostram agravamento anual de 76% nas perdas potenciais das empresas públicas com swaps, para 636,5 milhões. O número exclui os contratos Santander. A culpa é dos juros baixos.
Swaps

Supremo anulou swap por violar ordem pública

O Supremo Tribunal de Justiça considerou nulo um contrato swap entre o Santander Totta e uma empresa de Lousada. O tribunal concluiu que era especulativo e que por isso violava a ordem pública.
Empresas

Swaps. Perda potencial sobe 134 milhões em 3 meses

As perdas potenciais com swaps agravaram-se 134 milhões de euros em três meses, com destaque para a Parpública. Os contratos de empresas públicas tinham valor negativo de 1755 milhões em Junho
Justiça

Santander ganha processo por causa de "swap"

Decisão judicial dá razão à instituição financeira num processo em que uma empresa de construção se queixou de prejuízos na sequência da celebração de um contrato "swap".
Banca

Santander paga 1,5 milhões por "swap"

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a decisão da primeira instância e condenou o Santander a indemnizar uma empresa de Lousada num processo de contratos 'swap'.
A página está a demorar muito tempo.