909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Extrema Esquerda

wokismo

O wokismo, do cancelamento ao assassinato? 

O wokismo seguiu até agora Antonio Gramsci, tentando dominar as instituições. Não se admirem se, perante o seu repúdio eleitoral, passar a seguir Georges Sorel, e entrar numa fase de violência. 
Extrema Esquerda

As lágrimas e os legos da esquerda moderna

A estratégia “woke”, substituta da luta de classes e pensada para a esquerda reinar sobre uma sociedade infantilizada, acabou a infantilizar a esquerda e a repugnar o resto da sociedade.
Donald Trump

A realidade esmagou os Democratas

A vitória do magnata é o epítome  da ‘revolução silenciosa’ de Inglehart, que emerge como uma reação à nova esquerda e respetivos exageros.
Violência

Os novos bairros típicos de Lisboa

Os bairros periféricos são os que mais preocupam. Para uns, a preocupação é o seu dia-a-dia e os seus haveres; para outros, a segurança e o dia de amanhã; para quem não vive lá, uma ameaça sombria.
Democracia

Onde para o discurso de ódio?

Temos de ouvir tudo e todos, da extrema direita à extrema esquerda. A radicalização surfará a onda do chamado pensamento único, o pior de todos os males.
Lisboa

Os bairros periféricos: Paris em Lisboa

A primeira vítima dos gangs é sempre a população dos bairros onde os gangs prevalecem. A polícia não é a solução, mas sem a polícia não há soluções.
Habitação e Urbanismo

Uma casa para viver, uma rua para berrar

Para os activistas do “Casa Para Viver”, o Estado constrói e “dá” casas, regula as rendas, expropria, acaba com os lucros e institui o prejuízo, que cai em cima de senhorios e contribuintes.
Ditadura

Os sonsos

O que cansa e aborrece é a complacência e a benevolência que subsistem para com um ror de gente que, instalada, passa o tempo a destilar ódio sobre os outros, e a dar uso à sua cabeça totalitária.
França

Golpe à democracia

Há mais de dois mil anos que sabemos o que acontece às democracias em que se toleram os jogos de bastidores que desvirtuam a vontade dos eleitores.
França

Inspiração francesa

A esquerda portuguesa olha para a França à procura de uma saída. Surpreendentemente, só vê a vitória eleitoral e fecha os olhos às dificuldades em apontar um primeiro-ministro.
Comentário

França. "Resultados que desafiam teorias"

Mafalda Pratas Fernandes realça a descoberta do teto eleitoral, "derrotável", da UN. Ainda assim, a colunista reflete: "Se o embate for com a esquerda radical o resultado é imprevisível".
Eleições

Não tarda não têm brioche? Que comam pão pita

Em França, e no ocidente em geral, estes são os princípios da esquerda. Mas se você não gosta deles, eles têm outros votantes para mandar vir do terceiro mundo que lhes garantem triunfos eleitorais.
Explicador

A esquerda ganhou as eleições em França. E agora?

Hermano Sanches Ruivo destaca o alívio dos franceses após a derrota da extrema-direita. Paulo Dentinho fala dos desafios de Macron e das posições díspares entre o França Insubmissa e os socialistas.
Emissão Especial

Eleições França. Mélenchon não tem tudo na mão?

O secretário geral da SEDES Europa, Vítor Gabriel Oliveira, diz que não se previa que a extrema-direita perdesse com "este estrondo" e que a vitória é da Frente Popular e não da La France Insoumise.
Emissão Especial

Eleições França. Trocaram um populismo por outro?

Jorge Fernandes mostra-se surpreendido com as projeções, depois das sondagens apontarem a Le Pen. José Filipe Pinto lembra: trocar extrema-direita por extrema-esquerda é trocar um populismo por outro.
França

Porque é que os extremos afinal não são iguais?

Não são os “extremos” que inquietam os centristas, mas a possibilidade de serem desalojados: por isso, só discriminam o “extremo” que pode ganhar eleições.
PCP

A esquerda e o povo

A realidade é a de uma classe média que tende a universalizar-se.  Longe vão os tempos em que os partidos de esquerda se enraizavam nas fábricas e viviam em comunidade com a população trabalhadora.
Extrema Esquerda

Diminuir o adversário 

Quando as massas alinhavam com ela, a esquerda não tinha hegemonia cultural; hoje, que a tem, não tem as massas com ela.
Emissão Especial

Macron pode ser eliminado na primeira volta?

Com a França dividida e com coligações à esquerda e à direita, Macron tem pela frente um caminho sinuoso - o que dificulta a eleição do atual presidente francês. A análise de Vítor Gabriel Oliveira.
Guerra

Dia Dê de frosques que a guerra é feia

A 2.a Guerra Mundial continua a ser o conflito mais sangrento da história da humanidade. Devemo-lo à obstinação dos Aliados, que preferiram a birra ao apaziguamento.
Extrema Esquerda

A Nova Religião

Os enfadonhos chavões «Esquerda, Revolução e Proletariado» foram substituídos pelos vibrantes e apaixonados soundbites «Direitos Reprodutivos, Clima e Identidade de Género».
Extrema Esquerda

Não insistam em fazer de parvo o povo

Quando se pensa que a intrujice e a total ausência de decência intelectual atingiram o seu ponto mais elevado, eis que surge uma outra trapaça.
Novo Governo

A esquerda e o logótipo

O que ressalta da campanha de contestação ao logótipo é que a esquerda gosta de se ver a si própria como progressista, moderna e saudável, e de ver a direita como reaccionária, obscurantista e malsã.
Extrema Esquerda

A luta de classes já não é o que era

Sem "base social de apoio", os novos «revolucionários» invocam outros pretextos e recrutam agora noutros meios. A luta é dita «cultural» e são outros os argumentos.
Extrema Esquerda

Uma chamada de atenção

Para a extrema-esquerda a vontade popular só tem algum sentido quando o partido que a representa e monopoliza estiver no poder. Até lá, qualquer eleição só atrasa as tarefas revolucionárias.
Extrema Esquerda

Da morte de Deus à morte do Homem

Morto Deus, o progressismo radical reinará depois de matar a ambição, a razão, a família, a comunidade e a natureza humana.
Extrema Esquerda

A esquerda radical portuguesa e a linguagem 

A esquerda radical portuguesa tem vivido da manipulação da linguagem. Atribui às palavras com conotação política e cultural o sentido semântico que lhe convém.
Extrema Esquerda

A direita do Chega arrisca ser a que sobra

De acordo com Sua Sumidade, os resultados foram claros: ganhou a esquerda, já que teve mais votos e mandatos que o centro-direita e a extrema-direita separados.
Lula da Silva

"Extrema-direita raivosa" põe em risco democracia

Segundo Lula da Silva, "antes era a esquerda que criticava o sistema", mas agora é a ultradireita que o faz, impondo novos "desafios" à democracia e aos seus valores.
Extrema Esquerda

Um jardim infantil

É muito cansativo, é uma receita para o desastre, passar o tempo neste parque infantil que é a política portuguesa onde a esquerda é a dona do baloiço.
Ativismo

A Climáximo e a “normalização” do crime

Estas criaturinhas transtornadas são os fundilhos de uma hierarquia. Quem manda nas criaturinhas permanece protegido de maçadas, e não devo ser o único a achar que isso é uma vergonha.
Bloco Central

Os regimes também se abatem se o centro colapsar

Aparentemente, há muito quem ache que o que está bem para o nosso nível é primeiro ganhar as eleições com um programa qualquer e uns slogans e, depois, governa-se conforme calhar.
Espanha

Geringonças à moda da Ibéria

As linhas vermelhas exigidas à direita moderada e que esta, e bem, entendeu assumir, não podem deixar de ser exigidas à esquerda moderada, sob risco de estarmos a executar um exercício de hipocrisia.
Política

Extremamente moderados

Ser moderado não é ser pró-sistema nem ser situacionista. Ser moderado é saber que não há soluções fáceis para problemas difíceis e reconhecer que extremismos de qualquer tipo não são solução.
Israel

Com os pés na terra

A dissociação entre judeu e sionista permite à esquerda progressista solidarizar-se com o judeu na figura do oriental no Ocidente e condenar o sionista como o ocidental no Oriente.
Presidente Marcelo

Marcelo tropeçou na rua árabe e o Governo agradece

Que jeito dá este Marcelo a colocar-se a si mesmo no olho do furacão e a desviar as atenções do SNS que se desfaz,do faz de conta na Educação, das contradições do PM sobre a TAP, da contestação ao IUC
Extrema Esquerda

A esquerda e as linhas vermelhas

Com duas guerras à porta, a última coisa que nos faltava era este clima intelectual e mediático de guerra civil provocado por uma esquerda sonora cuja cabeça não saiu dos anos 70.
Hamas

A compaixão e o dilema

Todos sabemos que foi o Hamas que desencadeou este pesadelo, com a agravante de estar perfeitamente ciente de que estava a desencadeá-lo, mas a extrema-esquerda prefere fingir que não percebe isso.
Extrema Esquerda

500 mortos e uma mentira

Essa gente não se importa com o sangue de quaisquer inocentes, excepto na medida em que lhe permita apontar culpados e logo que, com ou sem fundamento, os culpados sejam israelitas.
Israel

A extrema-esquerda, anti-racista e anti-semita

Por ignorância ou perversão, os manifestantes à solta em Amã, no “campus” de Harvard e no Largo de Camões partilham o sonho do Hamas: apagar Israel do mapa e do território.
Política

Pelo interesse nacional

Espero que o PS e o PSD tenham líderes à altura dos desafios. As novas figuras que se estão a posicionar para funções ao mais alto nível devem abandonar a abordagem clássica do “nós ou eles”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.