789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Freitas do Amaral

Política

Paulo Freitas do Amaral deixa CDS 

O centrista deixa CDS e anuncia que pretende fundar novo partido que responda à defesa dos costumes, tradições, mas não esquecendo que o estado social pode diminuir a diferença entre pobres e ricos.
Livros

Livro póstumo de Freitas do Amaral fala de Cristo

Uma das conclusões do ensaio de Freitas do Amaral diz que foi Cristo o verdadeiro precursor do princípio da "separação entre a Igreja e o Estado": "A Deus o que é de Deus, a César o que é de César".
Obituário

Tributo a Freitas do Amaral e à democracia liberal

Para além de civilizar a direita, a fortíssima votação em Freitas do Amaral em 1985/86 contribuiu decisivamente para civilizar a esquerda — que Mário Soares tentava solitariamente civilizar.
Freitas do Amaral

Angola lamenta "perda irreparável" de Freitas

O ministro das Relações Exteriores lamentou com "profunda consternação" a morte de Freitas do Amara e sublinhou o seu "enorme e indelével contributo à luta pela libertação dos povos africanos".
Freitas do Amaral

Freitas e a direita: a história de um desencontro

A direita nunca lhe perdoou, mas Freitas do Amaral também nunca perdoou à direita. Ensaio de Rui Ramos sobre um desencontro que, ao contrário do que se diz, não se reduz a matéria de personalidades.
Atualidade

Freitas do Amaral. "Viajei por todas as estradas"

Freitas do Amaral foi várias vezes ministro e protagonizou as disputadas eleições de 1986. Deixa um percurso que marca a história da política nacional. Morreu esta quinta-feira, aos 78 anos.
Legislativas 2019

Marcelo cancela viagem ao Vaticano

O partido fundado por Freitas do Amaral não suspende a campanha, mas faz alterações. PS e PSD vão fazer arruadas sem barulho. Bloco, PAN e CDU mantêm a agenda.
Freitas do Amaral

Marcelo. "Último" pai da democracia "a deixar-nos"

O Presidente da República agradeceu, "em nome de todos os portugueses", o "serviço" de Diogo Freitas do Amaral "a Portugal". Governo decretou luto nacional para o dia do funeral. As reações.
CDS-PP

Morreu Freitas do Amaral, fundador do CDS

Diogo Freitas do Amaral, fundador do CDS e várias vezes ministro, estava internado desde meados de setembro. O governo decretou luto nacional no sábado, dia em que se realiza o funeral.
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral: direita deve repensar finanças

Freitas do Amaral entende que a direita precisa sobretudo de crescer. Acrescenta que o âmbito económico e financeiro deve ser trabalhado, já que o governo do PS "tem tido muito bons resultados".
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril 

Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral amigo e cúmplice com "manias"

Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Freitas do Amaral que "aquilo que fez por Portugal não prescreve". O Presidente da República enalteceu ainda o papel do fundador do CDS na política portuguesa.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Atualidade

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral defende demissão de secretários

Freitas do Amaral considerou que o primeiro-ministro deve demitir os secretários de Estado que aceitaram convites da Galp para assistir a jogos da seleção nacional em França.
Presidenciais 2016

Presidenciais em duas voltas. Um remake de 1986?

Nas eleições presidenciais mais disputadas de sempre, a luta foi até à segunda volta, onde a esquerda se uniu para enfrentar um candidato possante à direita. E agora?
Governo

Cavaco ou escolhe Costa ou PM para três meses

Freitas do Amaral defende que Cavaco Silva tem de dar posse ao Governo liderado por Costa. Se não o fizer, poderá tentar um Governo de independentes que aguentasse o barco até às próximas eleições.
Governo

Os soberanos

A previsibilidade expirou, a excepção elevou-se a regra e as regras aplicam-se apenas excepcionalmente. Pela mão de Freitas, Ferro e Costa, a arbitrariedade reemergiu – para conveniência dos próprios.
Livros

Freitas do Amaral e o CDS: "Ninguém traiu ninguém"

No livro "CDS - 40 anos ao serviço de Portugal", o fundador e ex-líder centrista não se escusa falar dos motivos que o levaram a deixar o partido, mas garante que continuam "irmãos, embora separados".
Futuro da Grécia

Freitas, Louçã, Pacheco: pela Grécia, a mesma luta

Apesar das diferentes origens políticas, Pacheco Pereira, Manuel Alegre, Francisco Louçã e Freitas do Amaral falaram em uníssono: é preciso apoiar a Grécia do Syriza e combater a ditadura da Europa.
Governo

O que prometia a AD há 36 anos

Na quarta-feira, PSD e CDS reúnem os órgãos nacionais para discutirem a coligação. Mas esta não é a primeira vez que vão juntos a uma eleição. Lembra-se das propostas da Aliança Democrática em 79?
Angela Merkel

O caso Freitas do Amaral

O Professor Freitas do Amaral é, parece, incapaz de se dar conta de tudo aquilo que na realidade escapa a um número limitado de ideias que a pouco e pouco absorveu e que fazem a vez de visão do mundo.
Assembleia Da República

Marinho Pinto quer senado com Ferreira Leite

António Marinho e Pinto, líder do PDR, defendeu uma renovação do sistema parlamentar com uma segunda câmara, e com um senado com Ferreira Leite, Bagão Félix e Freitas do Amaral como vitalícios.
PS

Onde estão os homens do ex-primeiro-ministro?

A 12 de março de 2005, depois da primeira maioria absoluta da história do PS, tomava posse o XVII Governo Constitucional. Dez anos depois, o que é feito dos ministros e ministras de José Sócrates?
Atentados de Paris

Ser Charlie, da Arábia Saudita à Câmara de Lisboa

Alguma coisa está a dar argumentos às boas almas esclarecidas que ensaiam novamente uma equivalência entre todas as malvadas religiões que, como se sabe, só provocam caos e mortandade.
Pessoas

Freitas: Soares foi "líder magnânimo"

Freitas do Amaral lembr Soares como o "adversário muito difícil" que o exercício do poder torna "um homem tolerante", e que lhe enviou flores no dia seguinte a tê-lo derrotado em 1986.
PT

Freitas quer parar a Oi com providência cautelar

Freitas do Amaral aconselhou hoje os trabalhadores da PT a interporem uma providência cautelar para impedir a venda da Portugal Telecom (PT) e defendeu que a PT SGPS use o direito de vetar o negócio.
PT

Apelo aos príncipes

A raiva não fica bem aos príncipes. Aproxima-os de nós, os que sofrem “a angústia das pequenas coisas ridículas”. Apesar de Freitas, é impossível ser-se simultaneamente pessoa de génio e homem normal
PT

Freitas, Louçã e Bagão querem "resgatar a PT”

Personalidades da esquerda à direita lançam apelo ao Governo, à Assembleia da República e ao Presidente da República para que haja “uma atuação” sobre a iminente venda da PT.
Freitas do Amaral

Para ter senadores destes, prefiro os plebeus

Freitas do Amaral deu nova entrevista. Tão pomposa como cheia de erros e ignorância. Como outros, beneficia de um estatuto próprio da nossa parolice: o de senador e intocável. Valham-nos os plebeus!

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora