Freitas do Amaral
Livros

Livro póstumo de Freitas do Amaral fala de Cristo

Uma das conclusões do ensaio de Freitas do Amaral diz que foi Cristo o verdadeiro precursor do princípio da "separação entre a Igreja e o Estado": "A Deus o que é de Deus, a César o que é de César".
Obituário

Tributo a Freitas do Amaral e à democracia liberal /premium

Para além de civilizar a direita, a fortíssima votação em Freitas do Amaral em 1985/86 contribuiu decisivamente para civilizar a esquerda — que Mário Soares tentava solitariamente civilizar.
Freitas do Amaral

Angola lamenta "perda irreparável" de Freitas

O ministro das Relações Exteriores lamentou com "profunda consternação" a morte de Freitas do Amara e sublinhou o seu "enorme e indelével contributo à luta pela libertação dos povos africanos".
Freitas do Amaral

Freitas e a direita: a história de um desencontro /premium

141
A direita nunca lhe perdoou, mas Freitas do Amaral também nunca perdoou à direita. Ensaio de Rui Ramos sobre um desencontro que, ao contrário do que se diz, não se reduz a matéria de personalidades.
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral. "Viajei por todas as estradas"

171
Freitas do Amaral foi várias vezes ministro e protagonizou as disputadas eleições de 1986. Deixa um percurso que marca a história da política nacional. Morreu esta quinta-feira, aos 78 anos.
Legislativas 2019

Marcelo cancela viagem ao Vaticano

158
O partido fundado por Freitas do Amaral não suspende a campanha, mas faz alterações. PS e PSD vão fazer arruadas sem barulho. Bloco, PAN e CDU mantêm a agenda.
Freitas do Amaral

Marcelo. "Último" pai da democracia "a deixar-nos"

440
O Presidente da República agradeceu, "em nome de todos os portugueses", o "serviço" de Diogo Freitas do Amaral "a Portugal". Governo decretou luto nacional para o dia do funeral. As reações.
CDS-PP

Morreu Freitas do Amaral, fundador do CDS

23185
Diogo Freitas do Amaral, fundador do CDS e várias vezes ministro, estava internado desde meados de setembro. O governo decretou luto nacional no sábado, dia em que se realiza o funeral.
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral: direita deve repensar finanças

205
Freitas do Amaral entende que a direita precisa sobretudo de crescer. Acrescenta que o âmbito económico e financeiro deve ser trabalhado, já que o governo do PS "tem tido muito bons resultados".
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral amigo e cúmplice com "manias"

257
Marcelo Rebelo de Sousa recordou a Freitas do Amaral que "aquilo que fez por Portugal não prescreve". O Presidente da República enalteceu ainda o papel do fundador do CDS na política portuguesa.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral defende demissão de secretários

1951
Freitas do Amaral considerou que o primeiro-ministro deve demitir os secretários de Estado que aceitaram convites da Galp para assistir a jogos da seleção nacional em França.
Presidenciais 2016

Presidenciais em duas voltas. Um remake de 1986?

Nas eleições presidenciais mais disputadas de sempre, a luta foi até à segunda volta, onde a esquerda se uniu para enfrentar um candidato possante à direita. E agora?
Governo

Cavaco ou escolhe Costa ou PM para três meses

839
Freitas do Amaral defende que Cavaco Silva tem de dar posse ao Governo liderado por Costa. Se não o fizer, poderá tentar um Governo de independentes que aguentasse o barco até às próximas eleições.
Governo

Os soberanos

751
A previsibilidade expirou, a excepção elevou-se a regra e as regras aplicam-se apenas excepcionalmente. Pela mão de Freitas, Ferro e Costa, a arbitrariedade reemergiu – para conveniência dos próprios.
Livros

Freitas do Amaral e o CDS: "Ninguém traiu ninguém"

148
No livro "CDS - 40 anos ao serviço de Portugal", o fundador e ex-líder centrista não se escusa falar dos motivos que o levaram a deixar o partido, mas garante que continuam "irmãos, embora separados".
Futuro da Grécia

Freitas, Louçã, Pacheco: pela Grécia, a mesma luta

1029
Apesar das diferentes origens políticas, Pacheco Pereira, Manuel Alegre, Francisco Louçã e Freitas do Amaral falaram em uníssono: é preciso apoiar a Grécia do Syriza e combater a ditadura da Europa.
Governo

O que prometia a AD há 36 anos

230
Na quarta-feira, PSD e CDS reúnem os órgãos nacionais para discutirem a coligação. Mas esta não é a primeira vez que vão juntos a uma eleição. Lembra-se das propostas da Aliança Democrática em 79?
Angela Merkel

O caso Freitas do Amaral

118
O Professor Freitas do Amaral é, parece, incapaz de se dar conta de tudo aquilo que na realidade escapa a um número limitado de ideias que a pouco e pouco absorveu e que fazem a vez de visão do mundo.
Assembleia Da República

Marinho Pinto quer senado com Ferreira Leite

260
António Marinho e Pinto, líder do PDR, defendeu uma renovação do sistema parlamentar com uma segunda câmara, e com um senado com Ferreira Leite, Bagão Félix e Freitas do Amaral como vitalícios.
PS

Onde estão os homens do ex-primeiro-ministro?

472
A 12 de março de 2005, depois da primeira maioria absoluta da história do PS, tomava posse o XVII Governo Constitucional. Dez anos depois, o que é feito dos ministros e ministras de José Sócrates?
Atentados de Paris

Ser Charlie, da Arábia Saudita à Câmara de Lisboa

262
Alguma coisa está a dar argumentos às boas almas esclarecidas que ensaiam novamente uma equivalência entre todas as malvadas religiões que, como se sabe, só provocam caos e mortandade.
Pessoas

Freitas: Soares foi "líder magnânimo"

Freitas do Amaral lembr Soares como o "adversário muito difícil" que o exercício do poder torna "um homem tolerante", e que lhe enviou flores no dia seguinte a tê-lo derrotado em 1986.
PT

Freitas quer parar a Oi com providência cautelar

Freitas do Amaral aconselhou hoje os trabalhadores da PT a interporem uma providência cautelar para impedir a venda da Portugal Telecom (PT) e defendeu que a PT SGPS use o direito de vetar o negócio.
PT

Apelo aos príncipes

A raiva não fica bem aos príncipes. Aproxima-os de nós, os que sofrem “a angústia das pequenas coisas ridículas”. Apesar de Freitas, é impossível ser-se simultaneamente pessoa de génio e homem normal
PT

Freitas, Louçã e Bagão querem "resgatar a PT”

1059
Personalidades da esquerda à direita lançam apelo ao Governo, à Assembleia da República e ao Presidente da República para que haja “uma atuação” sobre a iminente venda da PT.
Freitas do Amaral

Para ter senadores destes, prefiro os plebeus

3461
Freitas do Amaral deu nova entrevista. Tão pomposa como cheia de erros e ignorância. Como outros, beneficia de um estatuto próprio da nossa parolice: o de senador e intocável. Valham-nos os plebeus!
A página está a demorar muito tempo.