Astrofísica

Colisão de estrelas de neutrões detetada na Terra

É o maior fogo de artifício do Universo e pela primeira vez telescópios na Terra e no espaço conseguiram detetá-lo. Centenas de cientistas estão envolvidos nesta descoberta.

Especial/ Detetar ondas gravitacionais na Terra e no espaço

A experiência LIGO conseguiu um feito incrível: detetar ondas gravitacionais. A experiência LISA, fruto de um consórcio europeu, espera levar este conhecimento ainda mais longe.

Onda gravitacional vista com 3 antenas pela 1ª vez

O observatório LIGO descobriu novas ondas gravitacionais vindas do choque entre dois buracos negros. É a primeira vez que a perturbação sugerida por Einstein é encontrada por 3 antenas em simultâneo.
Astrofísica

Os cinco planetas onde pode haver vida

Uma equipa internacional descobriu uma super-Terra onde pode existir vida. Desde 1995 que andamos em busca de mundos como este. Só cinco deles é que entusiasmam os cientistas. Perceba porquê.
Astronomia

Descoberta super-Terra onde pode haver vida

Há um exoplaneta muito semelhante à Terra a orbitar uma estrela na sua zona de habitabilidade a 40 anos-luz de nós. Pode conter vida. Um português esteve envolvido na descoberta.
Astrofísica

Terra abrandou, dias estão maiores, diz estudo

A Terra está cada vez mais lenta na sua viagem em torno de si mesma, por isso os dias estão cada vez maiores. Mas seriam precisos 3,3 milhões de anos para o notarmos. E tudo pode mudar até lá.
Mundo

Buzz Aldrin retirado de emergência do Polo Sul

Buzz Aldrin foi o segundo homem a pisar a lua, em 1969. Hoje em dia nem a idade já avançada, 86 anos, o faz parar de explorar, a não ser um problema repentino de saúde... foi mesmo isso que aconteceu.
Astrofísica

Até aos buracos negros pode crescer "cabelo"

Em 1973, John Wheeler disse que "os buracos negros não têm cabelo", querendo dizer que são muito fáceis de caracterizar. Mas, agora, os investigadores dizem que pode não ser bem assim.

Especial/ 10 mil computadores para desenhar as galáxias

Não era a primeira vez que se faziam simulações do universo ou das galáxias, mas o nível de pormenor a que os investigadores queriam chegar obrigou a um esforço de computação gigantesco.

A Grande Mancha Vermelha que aquece a atmosfera

A Grande Mancha Vermelha que se distingue nas imagens de Júpiter é uma tempestade gigante que parece ser a responsável pelo ponto mais quente da atmosfera do planeta.

Supernovas tiveram impacto na Terra

Um estudo refere que duas supernovas a cerca de 300 anos luz da Terra podem ter sido responsáveis por mudanças na atmosfera e na biologia do planeta, por causa da luz e da radiação.

A família de galáxias de CR7 tem um novo elemento

VR7 é da família de CR7, a galáxia mais brilhante do Universo primitivo. Tal como a galáxia com o nome do craque português, VR7 pode ter tido um papel no aparecimento de vida.
Astrofísica

Ondas gravitacionais detetadas pela segunda vez

Uma equipa internacional de astrofísicos anunciou hoje, nos EUA, uma segunda deteção direta de ondas gravitacionais, quatro meses depois do anúncio da primeira observação do fenómeno, previsto há 100 anos, na Teoria da Relatividade Geral, do físico Albert Einstein.

Morreu André Brahic, "pai" dos anéis de Neptuno

O cientista francês morreu este domingo, vítima de cancro. Brahic foi um dos responsáveis pela descoberta dos anéis e arcos de Neptuno, cinco anos antes da confirmação fotográfica.
Astrofísica

Haverá planeta parecido com a Terra a 16 anos-luz?

Os cálculos matemáticos dizem que sim e que até pode estar à mesma distância da sua estrela, a Gliese 832, que a Terra está do Sol.

88 milhões de euros até à estrela mais próxima

O homem só conseguiu chegar à Lua e a sonda que viajou mais longe ainda não saiu do sistema solar, mas uma equipa de investigadores, incluindo Stephen Hawking, quer enviar uma sonda até outra estrela.
Exploração Espacial

Eles estiveram um ano no espaço. O que nos trazem?

Os dois astronautas que mais tempo ficaram fora da Terra regressam a casa esta terça-feira. Com eles trazem respostas a muitas perguntas da ciência. E a outra questão: será que já podemos ir a Marte?
Física

Descoberta a origem das ondas rádio no espaço

As rajadas rápidas de rádio foram encontradas em 2007, mas a sua origem nunca tinha sido entendida. Agora, os cientistas sabem que vem do universo distante. Mas ainda há muito para estudar.
Explicador

Explicador/ Ondas gravitacionais: o que são e para que servem

Os cientistas conseguiram detetar ondas gravitacionais após a colisão de dois buracos negros, comprovando assim a Teoria da Relatividade Geral. Porque é que este é um grande passo para a Humanidade?
Stephen Hawking

Homem pode marcar "auto-golo" fatal em 100 anos

A pesquisa científica sôfrega, para tentar melhorar as vidas através da ciência e da tecnologia, poderá acabar por levar a Humanidade para o abismo, avisa o astrofísico Stephen Hawking.
Exploração Espacial

Rosetta encontrou gelo no núcleo do cometa Chury

Por baixo da camada de poeiras do cometa Chury existe um núcleo gelado. Os dados foram recolhidos pela sonda Rosetta que continua a seguir o cometa.

570 mil milhões de vezes mais brilhante que o Sol

A explosão da estrela ASASSN-15lh a 3.800 milhões de anos-luz da Terra bateu o recorde luminosidade alguma registado: 50 vezes mais brilhante do que a Via Láctea.
2015-2016

Especial/ Ciência: o que vem aí que pode mudar a nossa vida?

A tendência é que, cada vez mais, a ciência básica e fundamental se transforme em ciência aplicada, com uma presença crescente no nosso dia-a-dia. O que é que os cientistas destacam para 2016?
2015-2016

Especial/ 10 momentos da Ciência em 2015

A exploração espacial teve grandes momentos, a começar pela sonda New Horizons que viu Plutão de perto. Na área da biologia e medicina destacámos o cancro, a genética e o ébola.

E se a culpa da erosão em Marte não for da água?

Atribuía-se à água em estado líquido a responsabilidade pela formação de leitos e ravinas em Marte, mas dois investigadores franceses trazem uma nova proposta: gelo seco.
Exploração Espacial

Philae vai dormir, mas Rosetta ainda tem trabalho

Um ano depois, Éric Jurado fala da alegria, alívio e apreensão com a aterragem de Philae no cometa. De forma geral, faz um balanço positivo da missão Rosetta.

Um primo da Terra já aqui ao lado

GJ 1132b é o exoplaneta do tamanho da Terra mais próximo alguma vez encontrado - e está "já ali" a menos de 40 anos-luz. O investigador português Nuno Santos participou nesta descoberta.
Exploração Espacial

Ainda não foi desta que o SETI encontrou "aliens"

"Sempre que pensámos que tínhamos encontrado um fenómeno causado por atividades extraterrestres, estávamos errados", disse um astrónomo da agência que procura inteligência extraterrestre (SETI).
Marte

A atmosfera de Marte foi soprada pelo vento solar

Marte já foi quente e teve rios e mares de água líquida, mas a perda de atmosfera devido à força dos ventos solares tornou-o um planeta seco e frio. O anúncio foi feito esta quinta-feira pela NASA.
Marte

Novo anúncio da NASA sobre a atmosfera de Marte?

A NASA desperta a curiosidade só por dizer que tem algo para dizer em hora marcada. A probabilidade é que o tema seja a atmosfera de Marte. Esperamos para ver.

Usar "extraterrestres" para chamar a atenção

O que os meios de comunicação social divulgaram sobre as supostas "estruturas alienígenas" detetadas pelo telescópio Kepler e o que foi publicado no artigo científico pouco têm a ver. Porque será?
Espaço

Na origem, o sistema solar pode ter tido oxigénio

A nuvem de gás que se formou à volta do cometa Chury, à medida que este se aproximou do Sol, tinha oxigénio molecular (O2). Isto pode querer dizer que já existia O2 no cometa desde a sua formação.

A Via Láctea em 46 mil milhões de píxeis

A maior fotografia astronómica de todos os tempos tem 46 mil milhões de píxeis - qualquer coisa como quatro mil vezes mais que uma fotografia tirada por uma máquina fotográfica comum ou um smartphone.
Astrofísica

O beijo mortal das estrelas

Algumas estrelas acabam a vida com grandes explosões - imagine só a explosão de um sistema de duas estrelas -, outras, como o nosso Sol, acabam a vida de energia esgotada, mas a engolir planetas.
Cinema

"Perdido em Marte" sem perder a ciência de vista

Os cientistas podem apontar alguns pormenores científicos que falharam, mas no geral o rigor científico do livro e do filme é apreciável.

Vídeo: a missão da Rosetta e Philae em 6 minutos

O Observador tem acompanhado a missão da sonda Rosetta desde que o robô Philae pousou na superfície do cometa. Agora partilhamos um vídeo que faz o resumo desta aventura.

Palavra da NASA: mundo não vai acabar em setembro

Depois dos boatos que corriam na internet dizendo que o impacto de um asteroide destruiria o planeta no final de setembro, a NASA veio dizer que não passa disso mesmo, boatos.

Cientista portuguesa eleita para a direção

Da Assembleia Geral da União Astronómica Internacional resultou que Portugal vai coordenar o Centro de Especialização da Língua Portuguesa e Teresa Lago vai ocupar um lugar na direção da organização.
Astrofísica

Como se formou o anel F de Saturno?

Dois investigadores japoneses criaram um modelo que pode explicar a formação do anel F de Saturno e de dois "satélites pastores" - pode ter resultado da colisão de dois satélites com núcleo rígido.
Astrofísica

Descoberto um novo sistema planetário

A estrela HD219134 faz parte do sistema planetário mais próximo da Terra onde se sabe existir um planeta rochoso. E um investigador português participou na descoberta.

Kepler-452b, um "gémeo" distante do planeta Terra

O planeta é pouco maior do que a Terra e orbita uma estrela pouco maior do que o Sol. Este novo sistema estelar é 1,5 mil milhões de anos mais velho do que o nosso sistema solar.
Exploração Espacial

Especial/ A exploração espacial que nos marcou

Esta terça-feira a exploração espacial atingirá um novo patamar, o planeta mais distante do sistema solar que vai ser visto de perto pela New Horizons. Mas há outras missões que marcaram gerações.

Cientistas prevêem uma mini-idade do gelo em 2030

O Sol tem ciclos de 10 a 12 anos. As alterações na atividade durante esses ciclos pode afetar a forma como influencia o nosso planeta.

Uma dança de 5 estrelas no mesmo sistema estelar

Não se espera que este sistema estelar complexo tenha um sistema planetário associado, mas os cientistas acreditam que todas as estrelas tiveram origem na mesma nuvem de poeiras e gases.
Exposições

Imagens da Luz como nunca viu na Aldeia da Luz

Pedro Russo, o astrofísico português, trouxe a equipa da universidade holandesa onde trabalha para uma residência de divulgação de ciência num museu português. Conheça as imagens da exposição.
Astrofísica

Tsunamis cósmicos acordam galáxias do coma

A maioria das galáxias compactadas nos enxames estará morta, mas as ondas de choque que a percorrem funcionam como um desfibrilhador e devolvem a vida às galáxias.
Astrofísica

Ver um exoplaneta diretamente pela primeira vez

A equipa que detetou, pela primeira vez, um exoplaneta com base em métodos de observação direta é liderada por um português, Jorge Martins.
Astrofísica

A busca por extraterrestres continua com infravermelhos

A busca por sinais de inteligência extraterrestre tem agora um novo método: a luz infravermelha, que é capaz de atravessar alguns obstáculos no espaço.

Centro da Via Láctea está cheio de matéria escura

Pela primeira vez uma equipa de investigadores foi capaz de definir que quantidade de matéria escura - que não emite, nem absorve luz - existe na parte interna da nossa galáxia.

200 milhões de imagens do Sol

Na comemoração dos cinco anos desde que o Observatório de Dinâmica Solar começou a registar imagens da atividade solar, a NASA divulgou dois vídeos carregados de explosões solares.

Afinal as estrelas têm menos 100 milhões de anos

Os dados recolhidos pela sonda Planck ao longo de quatro anos mostram que as primeiras estrelas terão surgido há 13.250 milhões de anos, cerca de 550 milhões de anos depois do Big Bang.

Descobertos mais cinco planetas

Uma equipa de investigadores, que envolve o instituto português de Astrofísica e Ciências do Espaço, descobriu cinco planetas, possivelmente semelhantes à Terra na sua constituição.

Um asteroide passa 'próximo' da Terra

O objeto relativamente grande, com cerca de meio quilómetro, é a passagem mais próxima da Terra deste tipo de astros. Não há perigo à vista.
Astrofísica

Asteróide de 400 metros passa pela Terra. Uf!

Depois de a comunicação social ter lançado a desconfiança sobre o perigo da aproximação do asteróide 2014UR116, a NASA veio esclarecer que não haverá qualquer risco para a Terra.

Estudar Vénus para conhecer a Terra

Analisar os gases com efeito de estufa na atmosfera de Vénus pode ajudar a perceber que impacto tem o aumento destes gases na atmosfera da Terra e a estudar as atmosferas de exoplanetas.
Astrofísica

Existem mais planetas no sistema solar?

A busca por planetas fora da órbita de Neptuno mantém-se. As órbitas de Sedna e Binde podem revelar a existência do “Planeta X”, mas há astrónomos que preferem ser mais cautelosos.
Explica-me

Explica-me: Existe gravidade no espaço?

Se estamos sempre sobre o efeito da gravidade como se explica que os astronautas flutuem no espaço?
Explica-me

Explica-me: O satélite que persegue o cometa

A aterragem do módulo Philae no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko está prevista para dia 12 de novembro. Conheça um pouco mais sobre a missão Rosetta.
Espaço

Especial/ O português que anda a descobrir planetas

Até se encontrar vida no espaço vai levar algum tempo. Até lá os cientistas procuram planetas que reúnam as condições ideais e onde a vida tenha deixado marcas. Um português destaca-se nessa ciência.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a