Petróleo

Petróleo

Partex desiste de investir em Portugal

1.497
Líder da Partex confirma que não vai investir mais no país e não vai contestar a rescisão dos contratos para exploração e prospeção de petróleo no Algarve. E critica recentes decisões do Governo.
Petróleo

Procura global de petróleo deve aumentar em 2018

Através de um comunicado oficial divulgado esta terça-feira, a Agência Internacional de Energia alertou também para as consequências da queda dos custos de produção nos EUA
Petróleo

Algarve contra exploração de petróleo

489
A Comunidade Intermunicipal do Algarve criticou a decisão do Governo de renovar uma licença para pesquisa de petróleo ao largo de Aljezur, na costa sudoeste de Portugal.
Petróleo

Preço do barril Brent cai abaixo dos 65 dólares

Pela quinta sessão consecutiva, o Brent fechou em baixa, o que os analistas atribuíram a um receio renovado com um excesso de oferta no mercado.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian precisa do Governo para vender a Partex

A Fundação Calouste Gulbenkian precisa da aprovação do Governo para alienar a sua empresa de petróleo e gás natural, a Partex. Fonte da instituição diz que a decisão ainda não foi fechada.
Petrobras

Petrobras nega ter fornecido dados falsos

A Petrobras assegura que respeita "a legislação ambiental aplicável no país", depois de a investigação mostrar que estaria a ocultar o impacto ambiental real causado pela exploração de petróleo.
Sonangol

Sonangol só garantiu 85% das receitas pretendidas

A Sonangol só garantiu 85% das receitas que o Estado angolano tinha traçado para 2017. Angola exportou menos 70 milhões de barris de crude do que aquilo que o Orçamento Geral do Estado tinha previsto.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu quase 20%

A produção de ptróleo da Galp cresceu 19,9% no quarto trimestre de 2017. Na subida destaca-se o maior contributo do projeto Lula-Iracema, a sexta unidade de produção flutuante da empresa.
Sonangol

Recuperados campos de petróleo nas mãos do EI

A Sonangol anunciou que reassumiu a posse de dois campos de produção em Mossul, no Iraque, após um longo período sob controlo do grupo Estado Islâmico.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian vai sair do negócio do petróleo

136
A Fundação Gulbenkian vai sair do negócio do petróleo, depois de ter recebido uma oferta de compra por parte de investidores chineses. As negociações estão em curso.
Combustível

Aumento do combustível depende da taxa de câmbio

O reflexo do aumento do preço de petróleo na subida dos combustíveis vai depender da taxa de câmbio do euro. A valorização do euro e da libra face ao dólar tem mitigado os impactos.
Petróleo

Economia "acomoda facilmente" subida do petróleo

Os economistas consideram que a economia portuguesa vai "acomodar facilmente" a subida do preço do petróleo em 2018. Os especialistas acreditam que o barril não deve ultrapassar os 70 dólares.
Angola

Total reorganiza atividade em Angola

A petrolífera Total iniciou na segunda-feira um processo de reorganização interna em Angola, implicando a saída de 150 trabalhadores angolanos -- 8% do total da mão-de-obra da multinacional francesa.
São Tomé e Príncipe

São Tomé atribui blocos petrolíferos à BP/Kosmos

O Governo são-tomense anunciou que atribuiu a exploração dos blocos petrolíferos 10 e 13 da sua zona económica exclusiva ao consórcio BP/Kosmos. O concurso público foi lançado em outubro de 2017.
África

Angola foi o segundo produtor de petróleo, em 2017

253
Angola atingiu em dezembro uma produção diária média de 1,633 milhões de barris de crude, continuando atrás da Nigéria, país que viu a sua produção aumentar em dezembro em 75.700 barris diários.
China

China. Encontradas quatro manchas de crude  

Foram encontradas quatro manchas de crude dispersas, com um tamanho que oscila entre os 5,5 e os 48 quilómetros quadrados, após a explosão do petroleiro iraniano Sanchi.
Petróleo

Brent fecha acima dos 70 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em março, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 0,58%, para os 70,26 dólares.
Petróleo

Barril de Brent fecha a semana em alta

O barril de petróleo terminou a semana com uma valorização de 3,16% face à abertura da semana. Na quinta-feira o barril de Brent ultrapassou a barreira dos 70 dólares.
Petróleo

Barril de Brent fecha em alta

Durante a sessão deste dia, o barril de petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, cotou-se acima da barreira dos 70 dólares pela primeira vez desde dezembro de 2014.
Acidentes e Desastres

Retomados trabalhos para conter fogo em petroleiro

As equipas de emergência retomaram os trabalhos de resgate e extinção do fogo num petroleiro em chamas no Mar da China Oriental, interrompidas na quarta-feira devido a uma explosão no navio.
Petróleo

Barril de Brent fecha em alta

O barril de petróleo Brent, de referência na Europa, terminou a sessão no International Exchange Futures com um acréscimo de 0,38 dólares face à última negociação.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida

Valorização de 1,58% da Galp apoiou o encerramento do principal índice da Bolsa de Lisboa com ligeira subida de 0,07%. Londres subiu esta quarta-feira mas Paris e Frankfurt desceram.
Estados Unidos da América

EUA. Queda nas reservas de petróleo

A queda nas reservas de petróleo ficou acima do esperado. Com o nível atual, as reservas dos Estados Unidos mantêm-se na média para esta época do ano, indicou o Departamento de Energia.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 69,19 dólares

O preço do barril de petróleo Brent abriu esta quarta-feira em alta e a valer 69,19 dólares. O valor é um novo máximo desde o final de 2014.
Petróleo

Barril de Brent em alta

O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, terminou a sessão no International Exchange Futures com um acréscimo de 1,04 dólares face à última negociação.
Petróleo

China. Petroleiro iraniano em risco de explodir 

O petroleiro chocou contra uma embarcação chinesa no passado sábado. Está a arder desde então. Há receio de que se torne num desastre ambiental. Foi encontrado um corpo.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 68,03 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em março abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 68,03 dólares, mais 0,05% do que na sessão anterior.
Petróleo

Barril de petróleo Brent valoriza 0,22%

O preço do barril de petróleo Brent valorizou 0,22%. O preço do petróleo tem sido impulsionado nos últimos dia devido às manifestações no Irão.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 68,16 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em março abriu quinta-feira em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 68,16 dólares, o valor mais alto desde dezembro de 2014.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe 1,90%

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega no mês de março, encerrou no mercado de futuros de Londres a subir 1,90%, para os 67,84 dólares, o valor mais alto de fecho desde dezembro de 2014.
Angola

Angola. Custos de exploração de petróleo caíram

Os custos de exploração de petróleo nas águas profundas de Angola caíram 30% entre 2014 e este ano, de acordo com um relatório da consultora especializada em energia WoodMackenzie.
Petróleo

Total anuncia novos investimentos no Brasil

A petrolífera francesa Total anunciou que vai voltar a investir num campo de exploração de petróleo no Brasil. A nova fase de construção inclui uma plataforma flutuante para extração e armazenamento.
Angola

Angola. Petróleo já rendeu 7.480 milhões este ano

O Estado angolano já recebeu este ano 7.480 milhões de euros em receitas fiscais com a exportação de petróleo. Ainda assim, o país vai falhar a meta estipulada no Orçamento Geral do Estado.
Galp

Galp-Total quer explorar blocos em S. Tomé

O consórcio que junta a Galp e a Total está a concorrer à exploração de blocos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. O vencedor do concurso é anunciado nos próximos 30 a 45 dias.
Sonangol

Sonangol. 15 propostas para construir refinarias

A nova administração da Sonangol já recebeu mais de 15 propostas para a construção de refinarias. O Presidente da República diz que têm aparecido investimentos privados estrangeiros.
Petróleo

Petróleo. Produção angolana cai 100 mil barris/dia

A produção petrolífera angolana caiu mais de 100 mil barris por dia. Com estes números, a Nigéria volta a substituir Angola como maior produtor de petróleo africano.
António Guterres

Guterres: mais dinheiro para alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas pediu que se gaste mais no combate às alterações climáticas e menos com os combustíveis fósseis. Guterres está na cimeira Um Planeta, que decorre em Paris.
Petróleo

Petróleo sobe para máximos desde junho de 2015

O barril de petróleo Brent ultrapassou, pela primeira vez desde junho de 2015, a barreira dos 65 dólares devido ao encerramento de um importante oleoduto na Escócia.
Venezuela

Venezuela. Aeroportos sem combustível

Os aeroportos venezuelanos estão sem combustível para aviões privados. O problema está relacionado com problemas no abastecimento e produção das fábricas em Cátia La Mar.
OPEP

OPEP estende cortes na produção de petróleo

O presidente da OPEP anunciou que acordou a extensão dos cortes na produção de petróleo em conjunto com uma dezena de produtores independentes. Desde a decisão, o preço do petróleo aumentou.
Bolsa de Nova Iorque

Bolsa de Wall Street segue em alta

A bolsa de Nova Iorque abriu esta quinta-feira em alta, acompanhando a subida do preço do petróleo. Na quarta-feira, Wall Street encerrou com um novo recorde no índice Dow Jones.
Petróleo

Barril de petróleo Brent abre em terreno positivo

O preço do barril de petróleo Brent abriu esta quinta-feira em terreno positivo no mercado de futuros de Londres. Está a valer mais 0,17% do que na sessão anterior.
Petróleo

Brent abre em baixa a valer 63,19 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em janeiro abriu quarta-feira em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 63,19 dólares, menos 0,66% do que na sessão anterior.
OPEP

OPEP: mercado recuperou "otimismo"

Mohamed Barkindo, secretário-geral da OPEP, considera que o corte na produção petrolífera decidido em 2016 desenvolveu o "otimismo" e a "confiança" ao mercado. O barril vale agora 61 dólares.
Sonangol

Petrolífera italiana e Sonangol chegam a acordo

A petrolífera angolana ENI ficou com os direitos de exploração da Sonangol no enclave de Cabinda. O acordo foi assinado na presença de João Lourenço e do primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
Venezuela

Venezuela. Maduro quer investimento estrangeiro

1.777
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apelou às empresas estrangeiras para que invistam no país, em matéria energética e petrolífera.
Galp

Galp quer totalidade do bloco Camarão

A Galp quer a totalidade da pesquisa de petróleo no bloco Camarão, na bacia de Peniche. A pesquisa de petróleo naquela zona não tem atualmente qualquer contrato ativo.
Angola

Angola estima crude a 45 dólares

O governo angolano está a preparar o Orçamento Geral do Estado com base no crude a 45 dólares. Os especialistas garantem que o preço pode chegar a 53 dólares.
Conversas à Quinta

Arábia Saudita: o enigma de um príncipe reformista

Um príncipe herdeiro de 32 anos que parece querer reformar o reino. A escalada da tensão com o Irão e os países vizinhos. Na Casa dos Saud há muito mistério por decifrar, mas com muito petróleo dentro
Sonangol

Relatório aponta ineficiências e burocracia

Ausência de estratégia, burocracia e alegado mau relacionamento entre a Sonangol e as companhias petrolíferas, são conclusões do relatório sobre o petróleo angolano que Isabel dos Santos desmente.
Wall Street

Wall Street fecha em baixa com incerteza fiscal

A bolsa de Nova Iorque encerrou em queda. Os investidores permanecem inseguros quanto à descida da cotação do preço do petróleo e a reforma fiscal que Donald Trump quer implementar.
Angola

Receita de exportação de petróleo da Sonangol caiu

As receitas fiscais geradas pela petrolífera Sonangol com a exportação de crude reduziram-se em mais de 30 por cento entre setembro e outubro, para 70,7 mil milhões de kwanzas, segundo o Governo.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
OPEP

OPEP prevê elevada procura de petróleo para 2018

A OPEP considera que o "mercado avança para o equilíbrio", tendo revisto em alta as estimativas da procura de petróleo tanto para este ano como para 2018. Prevê também que as reservas diminuam.
Petróleo

Petróleo. Bacia de Peninche sem contratos ativos

Pesquisa de petróleo na bacia de Peniche deixou de ter contratos ativos, disse à Lusa fonte oficial da Galp, petrolífera que integra o consórcio que detinha a concessão para aquela área desde 2007.
Empresas

CEPSA aumenta lucros em 49%

A multinacional petrolífera espanhola CEPSA teve um lucro de 680 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 49% em relação a 2016.
Economia

Preço do barril Brent sobre 3,5%

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em janeiro, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 3,5%, para os 64,27 dólares.
Angola

Ministro. Angola vai ter de fazer "sacrifícios"

O ministro das Finanças de Angola afirmou que o país enfrenta um "quadro macroeconómico difícil". Archer Mangueira alertou para a necessidade de "sacrifícios" do povo angolano.
Angola

Total paga 200 milhões para fechar problema fiscal

A multinacional francesa Total pagou ao Estado angolano 200 milhões para resolver um diferendo fiscal. A Total é a principal petrolífera a operar em Angola.
Petróleo

Petróleo acima dos 60 dólares 

O preço do barril de petróleo Brent fechou no mercado de futuros de Londres a cotar acima dos 60 dólares pela primeira vez desde junho de 2015, ao valorizar 1,93%, para 60,44 dólares.
Angola

Angola a 70% da meta da receita fiscal petrolífera

Angola arrecadou até setembro 6.100 milhões de euros em receita fiscal petrolífera, o equivalente a cerca de 70 por cento da meta estipulada pelo Governo angolano para todo o ano de 2017.
Brasil

Brasil recorre de suspensão de leilão petrolífero

O Governo brasileiro recorreu esta sexta-feira de uma decisão judicial proferida na noite de quinta-feira que suspendeu o esperado leilão de oito áreas de exploração de petróleo no país.
Brasil

Exploração petrolífera começou após ação judicial

O leilão de oito áreas para exploração de petróleo no pré-sal brasileiro começou depois de o Governo brasileiro ter conseguido invalidar uma decisão judicial que suspendia a sua realização.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site