Petróleo

Galp

Galp-Total quer explorar blocos em S. Tomé

O consórcio que junta a Galp e a Total está a concorrer à exploração de blocos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. O vencedor do concurso é anunciado nos próximos 30 a 45 dias.
Sonangol

Sonangol. 15 propostas para construir refinarias

A nova administração da Sonangol já recebeu mais de 15 propostas para a construção de refinarias. O Presidente da República diz que têm aparecido investimentos privados estrangeiros.
Petróleo

Petróleo. Produção angolana cai 100 mil barris/dia

A produção petrolífera angolana caiu mais de 100 mil barris por dia. Com estes números, a Nigéria volta a substituir Angola como maior produtor de petróleo africano.
António Guterres

Guterres: mais dinheiro para alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas pediu que se gaste mais no combate às alterações climáticas e menos com os combustíveis fósseis. Guterres está na cimeira Um Planeta, que decorre em Paris.
Petróleo

Petróleo sobe para máximos desde junho de 2015

O barril de petróleo Brent ultrapassou, pela primeira vez desde junho de 2015, a barreira dos 65 dólares devido ao encerramento de um importante oleoduto na Escócia.
Venezuela

Venezuela. Aeroportos sem combustível

Os aeroportos venezuelanos estão sem combustível para aviões privados. O problema está relacionado com problemas no abastecimento e produção das fábricas em Cátia La Mar.
OPEP

OPEP estende cortes na produção de petróleo

O presidente da OPEP anunciou que acordou a extensão dos cortes na produção de petróleo em conjunto com uma dezena de produtores independentes. Desde a decisão, o preço do petróleo aumentou.
Bolsa de Nova Iorque

Bolsa de Wall Street segue em alta

A bolsa de Nova Iorque abriu esta quinta-feira em alta, acompanhando a subida do preço do petróleo. Na quarta-feira, Wall Street encerrou com um novo recorde no índice Dow Jones.
Petróleo

Barril de petróleo Brent abre em terreno positivo

O preço do barril de petróleo Brent abriu esta quinta-feira em terreno positivo no mercado de futuros de Londres. Está a valer mais 0,17% do que na sessão anterior.
Petróleo

Brent abre em baixa a valer 63,19 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em janeiro abriu quarta-feira em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 63,19 dólares, menos 0,66% do que na sessão anterior.
OPEP

OPEP: mercado recuperou "otimismo"

Mohamed Barkindo, secretário-geral da OPEP, considera que o corte na produção petrolífera decidido em 2016 desenvolveu o "otimismo" e a "confiança" ao mercado. O barril vale agora 61 dólares.
Sonangol

Petrolífera italiana e Sonangol chegam a acordo

A petrolífera angolana ENI ficou com os direitos de exploração da Sonangol no enclave de Cabinda. O acordo foi assinado na presença de João Lourenço e do primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
Venezuela

Venezuela. Maduro quer investimento estrangeiro

1.777
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apelou às empresas estrangeiras para que invistam no país, em matéria energética e petrolífera.
Galp

Galp quer totalidade do bloco Camarão

A Galp quer a totalidade da pesquisa de petróleo no bloco Camarão, na bacia de Peniche. A pesquisa de petróleo naquela zona não tem atualmente qualquer contrato ativo.
Angola

Angola estima crude a 45 dólares

O governo angolano está a preparar o Orçamento Geral do Estado com base no crude a 45 dólares. Os especialistas garantem que o preço pode chegar a 53 dólares.
Conversas à Quinta

Arábia Saudita: o enigma de um príncipe reformista

Um príncipe herdeiro de 32 anos que parece querer reformar o reino. A escalada da tensão com o Irão e os países vizinhos. Na Casa dos Saud há muito mistério por decifrar, mas com muito petróleo dentro
Sonangol

Relatório aponta ineficiências e burocracia

Ausência de estratégia, burocracia e alegado mau relacionamento entre a Sonangol e as companhias petrolíferas, são conclusões do relatório sobre o petróleo angolano que Isabel dos Santos desmente.
Wall Street

Wall Street fecha em baixa com incerteza fiscal

A bolsa de Nova Iorque encerrou em queda. Os investidores permanecem inseguros quanto à descida da cotação do preço do petróleo e a reforma fiscal que Donald Trump quer implementar.
Angola

Receita de exportação de petróleo da Sonangol caiu

As receitas fiscais geradas pela petrolífera Sonangol com a exportação de crude reduziram-se em mais de 30 por cento entre setembro e outubro, para 70,7 mil milhões de kwanzas, segundo o Governo.
OPEP

Angola com aumento da produção petrolífera

A produção petrolífera angolana aumentou fortemente em outubro, reaproximando-se da líder Nigéria, mas 'furando' o limite acordado com a OPEP.
OPEP

OPEP prevê elevada procura de petróleo para 2018

A OPEP considera que o "mercado avança para o equilíbrio", tendo revisto em alta as estimativas da procura de petróleo tanto para este ano como para 2018. Prevê também que as reservas diminuam.
Petróleo

Petróleo. Bacia de Peninche sem contratos ativos

Pesquisa de petróleo na bacia de Peniche deixou de ter contratos ativos, disse à Lusa fonte oficial da Galp, petrolífera que integra o consórcio que detinha a concessão para aquela área desde 2007.
Empresas

CEPSA aumenta lucros em 49%

A multinacional petrolífera espanhola CEPSA teve um lucro de 680 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 49% em relação a 2016.
Economia

Preço do barril Brent sobre 3,5%

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em janeiro, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 3,5%, para os 64,27 dólares.
Angola

Ministro. Angola vai ter de fazer "sacrifícios"

O ministro das Finanças de Angola afirmou que o país enfrenta um "quadro macroeconómico difícil". Archer Mangueira alertou para a necessidade de "sacrifícios" do povo angolano.
Angola

Total paga 200 milhões para fechar problema fiscal

A multinacional francesa Total pagou ao Estado angolano 200 milhões para resolver um diferendo fiscal. A Total é a principal petrolífera a operar em Angola.
Petróleo

Petróleo acima dos 60 dólares 

O preço do barril de petróleo Brent fechou no mercado de futuros de Londres a cotar acima dos 60 dólares pela primeira vez desde junho de 2015, ao valorizar 1,93%, para 60,44 dólares.
Angola

Angola a 70% da meta da receita fiscal petrolífera

Angola arrecadou até setembro 6.100 milhões de euros em receita fiscal petrolífera, o equivalente a cerca de 70 por cento da meta estipulada pelo Governo angolano para todo o ano de 2017.
Brasil

Brasil recorre de suspensão de leilão petrolífero

O Governo brasileiro recorreu esta sexta-feira de uma decisão judicial proferida na noite de quinta-feira que suspendeu o esperado leilão de oito áreas de exploração de petróleo no país.
Brasil

Exploração petrolífera começou após ação judicial

O leilão de oito áreas para exploração de petróleo no pré-sal brasileiro começou depois de o Governo brasileiro ter conseguido invalidar uma decisão judicial que suspendia a sua realização.
Brasil

Galp com participação de 20% em bloco petrolífero

Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil.
Petrolíferas

Petrolíferas vão cortar 67 mil milhões em Angola

Angola vai perder 67 mil milhões de dólares em investimentos entre 2015 e 2020 face às previsões de 2014. A confirmação vem da consultora Woodmackenzie que acompanha o petróleo naquele país.
Angola

Angola. Capital de província sem gasóleo

A cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, está sem gasóleo há seis dias devido a um atraso na distribuição. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Angola

Angola aumenta exportações de petróleo

As exportações angolanas aumentaram 8,6% entre abril e junho, muito graças ao crescimento da venda de petróleo. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Petrobras

Produção da Petrobras no Brasil subiu 2,8%

A petrolífera estatal Petrobras anunciou que a sua produção de petróleo no Brasil subiu 2,8% em setembro relativamente a agosto. A empresa totalizou 2,17 milhões de barris por dia.
Guiné Equatorial

Guiné tenta relançar produção de petróleo

A Guiné anunciou a assinatura de três acordos com petrolíferas internacionais para tentar reanimar a produção, essencial para tirar o país da recessão que atravessa desde a descida dos preços.
Combustível

Apetro defende redução de taxas sobre combustíveis

O secretário-geral da Apetro defende que seria positiva uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis que voltasse a pôr os preços em Portugal ao nível da média da União Europeia.
Angola

Angola. Presidente admite mau cenário económico

102
O Presidente angolano, João Lourenço, admitiu que o país está numa "situação difícil" em termos económicos e financeiros, tendo registado um crescimento real do PIB praticamente nulo.
Angola

Angola. Petrolíferas trabalham em melhorar setor

O Presidente angolano deu 30 dias para um grupo de trabalho, que integra a Sonangol, apresentar propostas para melhorar o desempenho da indústria nacional de petróleo e gás.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu 29,2%

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2016. Esta subida deve-se principalmente ao aumento nas unidades no Brasil.
Orçamento do Estado

Revisão da fiscalidade dos combustíveis em 2018

António Costa anunciou esta quarta-feira que o governo vai iniciar uma revisão da fiscalidade sobre os combustíveis em 2018. Um dos objetivos é minimizar os impactos ambientais.
Sonangol

Sonangol quer baixar custos de produzir petróleo

A Sonangol quer reduzir os custos de produção de petróleo entre 20 a 30 dólares por barril para atingir o ponto de equilíbrio da produção no intervalo entre 40 a 50 dólares.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
Timor-Leste

Timor vai ter crescimento de 3% do PIB

O Fundo Monetário Internacional refere que este é um "crescimento moderado" que se relaciona com a desaceleração da economia. Os campos petrolíferos de Timor vão estar esgotados em 2022.
Angola

Petrolíferas pedem melhoria de competitividade

As petrolíferas que operam em Angola defenderam, numa reunião com o novo Presidente angolano, João Lourenço, medidas para melhorar a competitividade do setor, face aos países concorrentes.
Angola

Angola. Ministro tutela petróleo e diamantes

O novo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola assume que é um "desafio elevado" a fusão das duas pastas de governo, que antes estavam em pastas separadas, e a gestão que tem pela frente.
Angola

Venda de divisas a bancos angolanos volta a cair

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola continua a atingir mínimos anuais. O país atravessa uma grave crise financeira desde o fim de 2014, principalmente devido à queda do valor do petróleo.
Petróleo

Angola. Petróleo exportado por Angola cai de novo

O preço médio do barril está abaixo daquilo que foi previsto pelo governo angolano no Orçamento de Estado. Em 2014, Angola exportava cada barril a mais de 100 dólares. Agora, não passa dos 40.
Brasil

Petróleo. Brasil arrecada mil milhões com leilão

O Brasil arrecadou 3,8 mil milhões de reais (cerca de mil milhões de euros) numa licitação de blocos de exploração de petróleo e gás.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As principais bolsas europeias abriram esta terça-feira em baixa, ainda a digerir as eleições legislativas alemãs. Milão contraria a tendência e abre a subir.
Petróleo

Preço do barril de Brent sobe para 59,02 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 3,8%, para os 59,02 dólares, o seu nível mais alto desde novembro de 2015.
OPEP

OPEP vai debater prolongamento da redução

A OPEP vai debater em novembro o prolongamento da redução de produção, que estimulou os preços, e a possibilidade de impor quotas de produção a todos os membros do cartel.
OPEP

OPEP reduz produção de petróleo em agosto

A OPEP afirmou que reduziu a produção de petróleo em agosto pela primeira vez desde março e que o aumento dos preços mostra que o excesso de oferta está a desaparecer.
Angola

Angola. Bancos devem recuperar em 2018

A consultora BMI acredita que os bancos angolanos vão recuperar da crise em 2018, mas avisam que o setor continua dependente da atividade petrolífera.
Angola

Angola: Maior produção de petróleo reduz défice

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo em Angola irão aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, avança a BMI Research. "A consolidação será gradual", sublinha a consultora.
Guiné-Bissau

Guiné. Participação de petrolífera aumentada

A petrolífera australiana Far Limitada anunciou que o Governo da Guiné-Bissau aprovou o aumento da sua participação nas licenças de exploração.
Petróleo

Sasol pode dar poucos ganhos a Moçambique

O Centro de Integridade Pública considera que o Estado moçambicano poderá não obter "receitas significativas" dos projetos de exploração de petróleo leve e gás natural.
Petróleo

Angola. Produção de petróleo vai baixar

A produção de petróleo em Angola deve abrandar a curto-prazo durante este ano. A consultora BMI Research avança que a produção deverá ser de 1,69 milhões de barris por dia este ano.
Petróleo

Francesa Total compra Maersk Oil por 6.345 milhões

A petrolífera francesa Total anunciou a compra da unidade de petróleo da dinamarquesa Maersk Oil por 6.345,4 milhões de euros. Esta operação vai reforçar, em particular, o grupo Total no Mar do Norte.
Angola

Receitas da Sonangol com quebra de 12%

As receitas fiscais geradas pela petrolífera angolana Sonangol caíram 12% entre junho e julho, para 68.446 milhões de kwanzas (352 milhões de euros), indicam dados oficiais.
Angola

Angola. Produção petrolífera deverá crescer

A produção de petróleo em Angola deve crescer no próximo ano. A previsão é da consultora BMI Research que acredita que essa produção abrande até 2021.
Poluição

Koweit tenta conter derrame de petróleo na costa

O Koweit está a tentar controlar um derrame de petróleo na sua costa sul, que sujou as praias e ameaça danificar centrais elétricas e estações de água, manchando de negro as águas do Golfo Pérsico.
Petróleo

Venda de petróleo de Angola à China subiu 22%

O aumento foi registado no primeiro semestre deste ano, com Angola a vender 27,1 mil toneladas métricas de petróleo à China. Só a Rússia vende mais petróleo a Pequim, com 29,2 mil.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site