Empresas

Fogo de Pedrógão Grande

Incêndios. Governo apoia 35 projetos empresariais

O Governo já apoiou 35 empresas afetadas pelo incêndio de junho de Pedrógão Grande e aprovou 12 milhões de euros de ajudas, tendo pago dois milhões de euros.
Pharol

Pharol insatisfeita com plano de recuperação da Oi

A Pharol está "insatisfeita" com o plano de recuperação judicial da operadora brasileira Oi, da qual é acionista. Para a empresa, o plano apresenta "uma série de violações a princípios basilares".
CTT

PS pede avaliação de alternativas à concessão

Resoluções que defendiam reversão da privatização dos CTT foram chumbadas. Passou texto do PS que pede ao Governo que avalie modelos e consequências de concluir o contrato de concessão.
Autoeuropa

"Governo assumirá responsabilidades" na Autoeuropa

312
O ministro do Trabalho ressalvou ainda a importância de ambas as partes terem uma "perceção clara das suas responsabilidades". As negociações serão retomadas na próxima segunda-feira.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O PSI20 recuou 0,08% esta quinta-feira, depois de na quarta-feira o índice de referência da Bolsa de Lisboa ter encerrado com uma descida de 0,51%.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
Trabalho

Como uma consciência social pode atrair talento

162
Estudo revela que 84% dos Millennials admitem que ter um impacto positivo no mundo é mais importante do que o reconhecimento profissional. Mas o que significa isso para as empresas?
Bolsa de Lisboa

PSI20 recua 0,51% 

O PSI20 encerrou esta quinta-feira com uma descida de 0,51%, acompanhando a tendência das outras bolsas europeias. A Pharol liderou as descidas.
PT

Entregue petição da transmissão de estabelecimento

Os dirigentes sindicais entregaram à Presidência do Conselho de Ministros a petição contra a chamada transmissão de estabelecimento, que já afetou 155 trabalhadores da PT/Meo.
Energia

EDP. Taxa de juros da dívida tarifária desce

O Governo fixou a taxa de juro paga pela dívida tarifária gerada em 2018 em 1,49%, abaixo dos 1,88% a que está a ser remunerada este ano, disse à Lusa o secretário de Estado da Energia.
LEGO

Há bonecos da Lego vestidos de 'soldados nazi'

631
Na Alemanha, há figuras da Lego vestidas de 'soldados nazi' à venda na Amazon. A situação está a gerar polémica e já há uma petição online para proibir a venda destes bonecos.
Walt Disney

Murdoch vende à Disney parte da 21st Century Fox

A Disney comprou parte da 21st Century Fox por 44,5 mil milhões de euros, com a Fox News e a Fox Sport a ficarem fora da proposta. Um dos filhos de Rupert Murdoch pode ficar à frente da Disney.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

Esta quinta-feira, a Bolsa de Lisboa abriu a subir, depois de na quarta-feira ter encerrado com o índice PSI20 desceu 0,27%.
Galp

Galp-Total quer explorar blocos em S. Tomé

O consórcio que junta a Galp e a Total está a concorrer à exploração de blocos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. O vencedor do concurso é anunciado nos próximos 30 a 45 dias.
Banif

Banif. Providência cautelar de lesados admitida

O tribunal de Sintra admitiu a providência cautelar imposta pelos lesados do Banif contra a Oitante. Os clientes querem evitar que bens que eram do banco passem a ser geridos por privados.
Moçambique

ExxonMobil quer valorizar recursos energéticos

A norte-americana ExxonMobil quer valorizar os recursos energéticos de Moçambique. Esta quarta-feira foi anunciada a entrada da empresa para a Área 4 de exploração de gás natural.
Economia

Especial/ Empresas "zombie" dão emprego a 14,3% das pessoas

227
São empresas em situação débil, dependentes dos bancos e incapazes de cumprirem as suas obrigações financeiras. Pré-publicação do estudo coordenado por Fernando Alexandre, da Universidade do Minho.
Bolsa de Lisboa

PSI20 cai 0,27% em linha com a Europa

A bolsa de Lisboa encerrou em queda e o PSI20 baixou 0,27%. A Pharol liderou as descidas, seguida pela REN, a Jerónimo Martins e a NOS.
Volkswagen

I.D. já tem prazos. Estará a Autoeuropa condenada?

252
Dentro de 99 semanas, no máximo, sairá da Alemanha o primeiro carro da nova geração de eléctricos da Volkswagen. A fábrica de Zwickau vai concentrar a produção da maioria destes novos modelos.
Telecomunicações

Tribunal da UE rejeita recurso da Telefónica

A Telefónica recorreu para o Tribunal de Justiça da UE, que negou provimento ao recurso e condenou a operadora espanhola ao pagamento das custas judiciais.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira em terreno negativo, depois de ter encerrado com uma subida de 0,65% na terça-feira.
Corrupção

Raríssimas. Empresas suspendem apoios

1.072
Várias empresas já suspenderam apoios financeiros à associação Raríssimas, depois do escândalo com as irregularidades de que a Presidente é acusada.
Oi

Isabel dos Santos escapa a arresto

1.918
Brasileira Oi conseguiu ordem judicial de tribunal das Ilhas Virgens para que os bens da Vidatel fossem congelados. Mas, nove horas antes, a empresária transferiu dinheiro para as suas contas.
Assédio Sexual

Assédio. Não há álcool nos jantares de Natal 

121
O ano passado, 62% das empresas norte-americanas admitiam servir álcool nos jantares de Natal. Este ano, esse número caiu para os 49%. Os especialistas chamam-lhe o "efeito Weinstein".
Autoeuropa

Trabalhadores rejeitam por completo novos horários

165
Os representantes dos trabalhadores rejeitam por completo a imposição da empresa dos novos horários e pede novas negociações. Empresa admite negociar, mas só com efeitos depois de agosto.
Autoeuropa

Autoeuropa vai funcionar aos sábados

595
Na falta de acordo com os trabalhadores, a administração da Autoeuropa tomou decisão unilateral de operar aos sábados a partir de final de janeiro e, pelo menos, até agosto.
EDP

Contribuição deve ser cobrada a todas as centrais

Conselho consultivo da Procuradoria Geral da República conclui que contribuição sobre a energia não é imposto, logo o custo tem de ser suportado por todas as centrais e não pode passar para os preços.
Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

6.250
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Meteorologia

Altice/PT repôs serviços afetados pelo mau tempo

A Altice/PT já recuperou 95% dos serviços que foram afetados pelo mau tempo das últimas 24 horas. As zonas mais atingidas registaram-se no norte e no centro do país.
PT

PT. Nova gestão não se preocupa com trabalhadores

Os sindicatos da PT consideram que a reunião com o novo presidente da Altice Portugal não deu frutos. Os trabalhadores acusam a nova gestão de não se preocupar com os funcionários.
CP

Estado reforça capital da CP em 418,3 milhões

O Estado aumentou o capital da CP - Comboios de Portugal em 418,3 milhões de euros. A decisão foi comunicada à CMVM esta segunda-feira.
CTT

Trabalhadores dos CTT em greve nos dias 21 e 22

Os trabalhadores dos CTT anunciaram que vão cumprir dois dias de greve a 21 e 22 de dezembro. Os funcionários exigem a reprivatização da empresa e melhores condições de trabalho.
Empresas

Rio Tinto tem de responder a acusação até janeiro

As autoridades americanas e inglesas acusam o antigo diretor executivo da Rio Tinto Tom Albanese e o seu diretor financeiro Guy Elliott de fraude.
Lifestyle

Sorrir para a fotografia

Afrontemos o cliché: para descrever o novo espaço de fotografia do El Corte Inglés não basta a imagem. São precisas, também, mil palavras
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em baixa

Além das ações dos CTT, as da EDP Renováveis e da Sonae SGPS eram outras das que mais desciam, estando a desvalorizar 0,83% para 6,567 euros e 0,37% para 1,089 euros.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira com o principal índice, o PSI20, a subir 0,19% para os 5.370,32 pontos.
Meteorologia

Mau tempo. Altice lança "mega-operação"

A operadora de comunicações Altice/PT iniciou "uma mega-operação de prevenção e supervisão, em parceria com as autoridades" face à previsão de condições meteorológicas adversas.
Futuro da PT

Lesados da PT/Oi querem caso no parlamento

A Associação de Lesados em Obrigações e Produtos Estruturados (ALOPE) da PT/Oi vai avançar com uma petição para o caso ser discutido no parlamento.
Autoeuropa

Até onde pode ir braço-de-ferro na Autoeuropa

830
A fábrica de Palmela sinalizou que está disposta a avançar com novos horários, mesmo sem acordo prévio dos trabalhadores. Governo admite intervir, se as partes quiserem. Próxima semana será decisiva.
Empresas

Procura de ações da REN superou a oferta

A REN concluiu a totalidade do aumento de capital de 250 milhões de euros, tendo a procura superado em 65,6% a oferta de ações, disse a empresa em comunicado.
Caso Lava Jato

Brasil. Justiça devolve milhões à Petrobras

A petrolífera estatal Petrobras recuperou 654 milhões de reais de dinheiro desviado em atos de corrupção desvendados pela operação Lava Jato.
Incêndios

Pedrógão. Ascendi pode não ser responsabilizada

265
Os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que definem as zonas de limpeza, estavam caducados em Castanheira de Pera e Pedrógão Grande. Empresas não tinham responsabilidade.
Autoeuropa

Marcelo apela a clima de paz social na Autoeuropa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a necessidade da Autoeuropa "continuar a ser um exemplo não apenas de excelência e qualidade, mas também de convivência social".
Cultura

Rodrigo Gomes vence Prémio Sonae Media Art

167
O criador da obra "Estivador de Imagens" é o vencedor por unanimidade da segunda edição do Prémio Sonae Media Art, resultado de uma parceria entre a Sonae e o Museu do Chiado.
Autoeuropa

Autoeuropa avança com novo horário de trabalho

Autoeuropa avança com novo horário de trabalho, depois da rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com os representantes dos trabalhadores.
Transportes

Cabify quer praças especiais (para eles e a Uber)

Uma das principais concorrentes da Uber em Portugal enviou às instituições políticas propostas para regulação do sector de plataformas eletrónicas de transporte.
Greve

Empresas de distribuição anunciam greve

Os trabalhadores das empresas de distribuição vão cumprir dois dias de greve a 23 e 24 de dezembro. Os funcionários reivindicam melhores condições de trabalho.
Altice

Reavaliar Media Capital/PT? É altura de rever tudo

Presidente da ERC diz que não permitiu o veto à compra da Media Capital pela Altice. Achou que "negócio devia ser discutido até à exaustão". Pode o regulador reavaliar a fusão? É altura de rever tudo.
Vistos Gold

Vistos 'gold': investimento sobe 14,6%

Do montante captado em novembro, a maioria corresponde à compra de imóveis: representam 91 dos 93 vistos 'dourados' atribuídos.
Mundo

Abriu na China a maior Starbucks do mundo

101
São mais de 2700 metros quadrados de loja dedicados ao café, em Xangai. E não é uma loja nem um café qualquer.
Uber

Relação declara que UBER Inc. é ilegal em Portugal

286
Depois da UBER americana recorrer, Tribunal da Relação de Lisboa reafirma decisão da 1ª Instância ao declarar a atividade da empresa em Portugal ilegal. ANTRAL congratula-se pela decisão.
Amazon

Amazon: robôs vs. humanos

174
O crescimento da Amazon está a destruir o mercado das vendas a retalho norte-americano. A indústria vai perder 170 mil postos de trabalho este ano. Enquanto isso, a Amazon emprega 75 mil robôs.
Comida

Especial/ UberEATS, Glovo, noMENU ou SendEAT. Quem ganha?

268
Qual foi mais rápido? Qual chegou em melhores condições? Qual foi mais barato? Cheios de fome, organizámos o Grande Torneio da Entrega de Comida. De um lado, a nova UberEATS. Do outro, a concorrência.
Cultura

Vodafone: música para os nossos ouvidos

O envolvimento da Vodafone nos festivais Vodafone Mexefest e Vodafone Paredes de Coura não só tem dado a conhecer novos talentos da música como tem aproximado e valorizado a marca junto do público
Autoridade da Concorrência

Concorrência. 200 denúncias desde junho

O Portal de Denúncias, lançado em junho, já recebeu 200 queixas sobre cartéis ou abusos de posição dominante. Entre as denúncias estão casos de publicidade enganosa e corrupção, entre outros.
EDP

Catroga pode estar de saída da EDP

O atual 'chairman' do grupo elétrico não deverá manter-se na administração que termina o seu mandato no final do ano, avança o Eco. Eduardo Catroga já soma quatro mandatos na EDP.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira a subir 0,09% para os 5.368,18 pontos, depois de ter encerrado na segunda-feira com uma subida de 0,24%.
Consumidores

O cliente é parvo e nunca tem razão

4.349
Existe um sem número de empresas que nos fazem pagar valores inconcebíveis por bens e serviços, usurpam-nos o dinheiro, põem-nos de castigo ou desprezam-nos mesmo quando foram elas que se portaram mal
Zeinal Bava

Sim, sr. procurador: Bava e a guerra frati... quê?

240
O ex-CEO da PT admitiu que recebeu 6,7 milhões de euros de Salgado sem passar um recibo ou assinar um contrato. E queixou-se da "guerra fratricida" que a Ongoing lhe terá movido
Caso José Sócrates

Especial/ Interrogatório: Zeinal Bava diz que foi "traído"

837
Ricardo Salgado entregou-lhe 25 milhões de euros para um "projeto" que nunca existiu. Bava diz que devolveu apenas 18 milhões por falta de "segurança jurídica". O que ele revelou na Operação Marquês.
Angola

Sonangol e Total assinam acordos

Entre os acordos assinados pelas petrolíferas está uma 'joint-venture' para a importação e distribuição em Angola de produtos refinados do petróleo.
Altice

Media Capital. Processo não deve voltar à ERC

Depois de Francisco Pedro Balsemão ter pedido que a ERC volte a avaliar a compra da Media Capital pela Altice, a Autoridade da Concorrência diz ao jornal Eco que não tem obrigação de o fazer.
ASAE

Black Friday. ASAE instaura 39 processos

A ASAE instaurou 39 processos de contraordenação a 255 operadores económicos relativos à Black Friday. As ações de inspeção tiveram como alvo lojas físicas e online.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site