Empresas

TAP

TAP com novos voos a partir do Porto

A TAP deverá anunciar novos voos e destinos a partir do Porto na primavera, por estar em condições de concorrer com companhias aéreas de baixo custo, anunciou David Neeleman.
TAP

TAP não vai pagar um "aeroporto para a Ryanair

David Neeleman, acionista da TAP, diz que Lisboa não pode esperar cinco anos por novo terminal aeroportuário. Mas a TAP não tem interesse em usar o Montijo e não vai "pagar aeroporto para a Ryanair."
Transportes Aéreos

TAP começa a saldar dívida em 2018

David Neeleman, empresário que integra o consórcio Atlantic Gateway, informou que a dívida de 600 milhões de euros da TAP começará a ser abatida em novembro de 2018.
Orçamento do Estado

António Saraiva: OE "dececiona as empresas"

O presidente da CIP mantém a confiança no Governo de Costa, mas tem reservas sobre Orçamento para 2018 e o crescimento económico do país. Do ministro da economia, diz que lhe falta "força política".
PT

Programa para lesados PT/Oi termina quinta-feira

Os lesados da PT/Oi têm até quinta-feira para aderir ao Programa para Acordo com Credores da empresa, que lhes permite recuperar parte da dívida, num montante até 50 mil reais (13.372 euros).
Petrobras

Produção da Petrobras no Brasil subiu 2,8%

A petrolífera estatal Petrobras anunciou que a sua produção de petróleo no Brasil subiu 2,8% em setembro relativamente a agosto. A empresa totalizou 2,17 milhões de barris por dia.
Guiné Equatorial

Guiné tenta relançar produção de petróleo

A Guiné anunciou a assinatura de três acordos com petrolíferas internacionais para tentar reanimar a produção, essencial para tirar o país da recessão que atravessa desde a descida dos preços.
Tech Auto

Híbridos chave-na-mão. Bosch cria bateria de 48V

Prevendo que, até 2025, se produzirão 15 milhões de híbridos de 48V, a Bosch atalha caminho, fornecendo aos construtores uma bateria integrável em qualquer modelo. Para menores consumos e emissões.
Crime Informático

Empresários preocupados com ataques cibernéticos

Um estudo concluiu que a maioria das empresas está seriamente assustada com a possibilidade de um ataque cibernético. 78% dos inquiridos admitiu aumentar o investimento na proteção no próximo ano.
Comida

Comemos mais produtos nacionais do que imaginamos

Sabia que o Big Mac também é, em parte, português? À primeira dentada já estamos a viajar pelo país, nas quintas de norte a sul, onde pastam as vacas, pelos campos onde crescem as alface e cebolas.
Impresa

Impresa. Reestruturação está a correr "muito bem"

Francisco Pinto Balsemão diz que a reestruturação da Impresa, com a negociação de venda das revistas, está a correr "muito bem" e como o previsto.
Incêndios

Fogos. EDP reforça equipas para repor energia

A EDP estima que o abastecimento elétrico às populações afetadas pelos incêndios deverá ficar assegurado na totalidade até à próxima sexta-feira.
Altice

Media Capital/PT não será bom para o pluralismo

Conselho da ERC não chegou a consenso sobre um chumbo à compra da Media Capital, mas avisa que a operação "não permite antever benefícios" para o pluralismo dos media portugueses.
Hollywood

Weinstein Company pode ser vendida

A produtora fundada por Harvey Weinstein e pelo irmão Bob está em conversações para ser vendida à antiga dona da Miramax. Harvey Weinstein foi acusado de assédio sexual por mais de 30 mulheres.
Altice

Media Capital. ERC vota parecer "não vinculativo"

Regulador da comunicação volta a analisar parecer sobre a compra da dona da TVI pela PT/Meo. Mas agora, o parecer dos serviços defende que a posição da ERC, ainda que negativa, não é vinculativa.
Angola

Angola. Petrolíferas trabalham em melhorar setor

O Presidente angolano deu 30 dias para um grupo de trabalho, que integra a Sonangol, apresentar propostas para melhorar o desempenho da indústria nacional de petróleo e gás.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu 29,2%

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2016. Esta subida deve-se principalmente ao aumento nas unidades no Brasil.
Oi

Grandes credores da Oi rejeitam plano judicial

Os maiores credores da operadora brasileira Oi rejeitam a alteração do plano de recuperação judicial apresentado pela empresa, afirmando que ele protege os atuais acionistas às custas dos credores.
Samsung

Presidente Executivo da Samsung demite-se

No mesmo dia em que anunciou receitas em alta no terceiro trimestre do ano, a Samsung divulgou que o seu CEO se demitiu por uma "crise sem precedentes" dentro da empresa.
Catalunha

Pelo menos 540 empresas saíram da Catalunha

Pelo menos 540 empresas mudaram-se da Catalunha para outras regiões de Espanha desde o referendo de 1 de outubro. A maioria (533) saiu entre segunda-feira e quarta-feira.
Caso José Sócrates

O primeiro plano (falhado) de Carlos Santos Silva

135
Ministério Público acredita que uma empresa com José Guilherme, construtor que deu prenda de 14 milhões a Salgado, seria forma de obter benefícios para Sócrates. Falhou. A alternativa foi o grupo Lena
Altice

Altice tem confiança na compra da TVI

O presidente executivo da Altice disse ter "plena confiança" no processo de compra da Media Capital e manifestou-se "surpreendido" com "a pressão indevida e infundada orquestrada" pelos concorrentes.
Moçambique

"Empresas públicas são viáveis se houver vontade"

O advogado que representa as empresas públicas acusadas de contrair empréstimos escondidos diz que as mesmas são viáveis, mas não há vontade política. O caso atirou o país para uma enorme crise.
Altice

Altice vai anunciar mudança de nome do Meo Arena

A Altice, grupo francês que detêm a Meo, está em processo de mudança de marca em Portugal e a alteração do nome do antigo Pavilhão Atlântico é o primeiro grande passo.
Autoeuropa

Autoeuropa. Produção subiu 29,6% em setembro

A produção na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, registou uma subida de 29,6% em setembro, na comparação com igual mês de 2016, para 9.003 viaturas.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Petrobras

Tribunal bloqueia bens de Dilma Rousseff

O Tribunal de Contas da União do Brasil bloqueou os bens da ex-presidente Dilma Rousseff numa ação que julga a compra de uma refinaria nos Estados Unidos realizada pela petrolífera estatal Petrobras.
TAP

TAP teve 1,38 milhões de passageiros em setembro

A transportadora aérea portuguesa TAP registou 1,38 milhões de passageiros em setembro, mais 220 mil do que no mesmo mês de 2016. Nos primeiros nove meses do ano registou 10,64 milhões de passageiros.
Publicidade

A modelo negra do anúncio polémico da Dove falou

331
Lola Ogunyemi é modelo, nigeriana, nasceu em Londres e vive em Atlanta. Tornou-se esta semana a cara da discriminação. A modelo negra do anúncio polémico da Dove diz que não é uma vítima.
PT

PT diz aos trabalhadores para irem para casa

Até agora, a operadora da Altice pedia aos trabalhadores que cumprissem o horário. A partir de segunda-feira estão isentos de assiduidade. Sindicatos já reagiram.
Oi

Oi apresenta plano para reduzir dívida

A Oi, vai tentar reduzir a dívida de 65,4 mil milhões de reais através de um aumento de capital de nove mil milhões. A Oi esteve envolvida num processo de fusão com a PT.
CP

CP deverá ter novos comboios até 2022

556
O presidente da CP - Comboios de Portugal - estima que a companhia tenha novo material circulante até 2022, explicando que, até lá, a empresa terá de reparar o existente e proceder a alugueres.
TAP

TAP. Fernando Pinto diz que não sai da Presidência

Fernando Pinto disse que não está para breve a sua saída da presidência da TAP. O líder executivo da transportadora aérea garante que a empresa terá novidades brevemente.
Insolvências

Panificadora de Viana do Castelo abre insolvência

Uma panificadora de Viana do Castelo, com mais de 70 anos de existência e cerca 60 trabalhadores, foi declarada insolvente pelo tribunal por dívidas de mais de 1,3 milhões de euros.
ERC

Media Capital. ERC dividida pede mais uma semana

Regulador da comunicação pede mais uma semana para avaliar compra da Media Capital pela PT/Meo Parecer dos serviços é negativo, mas direção da ERC está dividida. Há dúvidas sobre parecer vinculativo.
Roupa

Sempre quis fazer mais. Hoje tem uma marca

A Raquel rumou a Lisboa aos 18 anos. Estudou marketing e comunicação, mas a vontade de ter algo em nome próprio falou mais alto. Voltou para Torres Vedras e apostou na serigrafia e nos bordados.
Global Shapers

A ciência do lucro e a responsabilidade social

651
Portugal é um caso de sucesso a nível mundial na área da inovação social, sendo um dos sete países no mundo que conseguiu nota máxima na política nacional neste campo. Como fazer ainda melhor?
Emprego

Emprego. Contributo global das PME estagnou

O contributo das pequenas e médias empresas para a criação de emprego no mundo estagnou, depois de um importante salto dado entre 2003 e 2016, segundo a OIT.
Altice

Chumbo da ERC só vale se todos aprovarem

Conselho da ERC volta a analisar compra da Media Capital pela PT amanhã. Parecer negativo é fatal para o negócio, mas tem de ser aprovado pelos 3 membros da ERC. Se não, decisão é da Concorrência.
Metro do Porto

Há seis candidatos ao Metro do Porto

São seis os candidatos à subconcessão do Metro do Porto. O vencedor, que será conhecido nos próximos dias, receberá a suconcessão por um período de sete anos. O único critério é o preço mais baixo.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
McDonald's

McDonald's. Molho zanga fãs de "Rick e Morty"

119
McDonald's tinha prometido para este sábado a reedição do molho Szechuan, lançado em 1998, e que ressurgiu depois de uma piada na série de animação Rick e Morty. Problema: não chegou para todos.
Publicidade

Dove. Post "racista" leva a pedido de desculpas

332
Partilha no Facebook que mostrava uma mulher negra a tirar o top e a "transformar-se" numa mulher branca gerou um grande número de críticas por parte dos utilizadores. A Dove já pediu desculpa.
Catalunha

Saída de empresas é de "extrema gravidade"

801
Carles Puigdemont, presidente da "Generalitat" da Catalunha, garante que vai encontrar formas de ganhar tempo até à declaração unilateral de independência.
Orçamento do Estado

Empresas querem garantia de crédito e baixa do IRC

A Confederação Empresarial de Portugal defendeu, no âmbito do OOE2018, a resolução do problema da "desalavancagem da banca" e a redução do IRC como "sinal positivo" ao investimento.
Catalunha

Espanha facilita saída de empresas da Catalunha

O Conselho de Ministros do Governo espanhol aprovou um decreto-lei que facilita e acelera a tarefa às empresas que queiram mudar a sua sede social da Catalunha para outras regiões do país.
Banif

Lesados do Banif avançam para a Justiça

A Alboa, associação de lesados do Banif, interpôs uma providência cautelar para evitar que a gestão dos bens seja feita por privados. O grupo defende que a decisão viola gravemente a lei.
Empresas

ClP está "apreensiva" com a situação catalã

A Confederação Empresarial de Portugal disse estar "apreensiva" com o que vai acontecer na Catalunha por Espanha ser um dos principais mercados europeus de destino de exportações portuguesas.
Catalunha

Gas Natural confirma saída da sede da Catalunha

346
O êxodo de empresas da Catalunha continua. Agora é a gigante Gas Natural que confirma a passagem da sua sede de Barcelona para Madrid.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Ter uma “marca pessoal”: necessidade, não uma moda

Ter uma “marca pessoal” deixou de ser uma moda para se tornar num dos factores críticos de sucesso para uma carreira e um dos principais aceleradores para ajudar a atingir os objectivos profissionais.
REN

REN conclui a compra da totalidade da EDP Gás

A REN concluiu a compra da totalidade da EDP Gás ao grupo liderado por António Mexia. A companhia investiu 532,4 milhões de euros.
Uber

Softbank vai investir mais de mil milhões na Uber

Proposta de investimento do japonês Softbank foi aprovada em reunião do conselho de administração. Mudanças na estrutura acionista vão limitar o poder de intervenção do fundador e ex-CEO Kalanick.
Exportações

69,9% de empresas exportou só para um país em 2016

A maioria das empresas portuguesas em 2016 teve tendência a exportar mais para apenas um mercado, com 69,9% a vender só para um país. Ainda assim, a dependência tem diminuído desde 2010.
TAP

Madeira. TAP reforça frota para escoar passageiros

A TAP está a reforçar a frota para transportar os passageiros que estão a ser afetados pelo vento forte no aeroporto da Madeira. Esta quarta-feira já foram cancelados seis voos.
Comissão Europeia

UE diz que Luxemburgo ajudou a Amazon ilegalmente

A Comissão Europeia concluiu hoje que o Luxemburgo tinha concedido à Amazon vantagens fiscais indevidas de aproximadamente 250 milhões de euros, ajudas ilegais que o país tem agora que recuperar.
Algarve

Vilamoura está à venda

258
O fundo norte-americano Lone Star, que está a negociar a compra de 75% do Novo Banco, colocou grande parte de Vilamoura à venda. Entre os ativos alienados, destaca-se a marina de Vilamoura.
Autoeuropa

Autoeuropa. Lista E vence eleições para Comissão

117
A lista E ganhou as eleições para a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa. A lista conseguiu quatro eleitos, a lista C três, e a lista D e A asseguraram um eleito cada uma.
EDP

China Three Gorges reforça posição na EDP

A China Three Gorges, o maior acionista da EDP, passou a deter 23,26% do capital e reforça assim a sua posição na elétrica portuguesa. Ao todo, a companhia chinesa investiu 207 milhões de euros.
Empreendedorismo

Especial/ Trocou Espanha por Lisboa para exportar. Com amor

498
Mehdi Addag apaixonou-se em Lisboa e por Lisboa. E mudou a empresa responsável por 40% da exportação mundial de óleo de argão para Portugal, onde estima faturar 3 milhões de euros. Tem 36 anos.
TAP

Grupo TAP agrava prejuízo para 52 milhões de euros

137
52 milhões de euros significa um agravamento de 3% no primeiro semestre do ano. Os dados foram divulgados pela Parpública, a holding através da qual o Estado detém 50% da empresa.
Tive uma Ideia

O miúdo que criou uma empresa com um iPhone usado

3.527
José tinha 16 anos e queria um iPhone. Os pais disseram que não. Vendeu tralha que tinha e comprou um. Depois, vendeu-o com lucro. Cinco anos depois, vende centenas por mês e vai abrir a primeira loja
Autoeuropa

Especial/ Como a Autoeuropa fintou os sindicatos

330
Artigo académico publicado em 2000 por antigo quadro da Autoeuropa revela como a empresa conseguiu deixar os sindicatos da CGTP à porta e influenciar escolha da comissão de trabalhadores.
Benefícios Fiscais

Empresas receberam 2,4 mil milhões em benefícios

Várias empresas e entidades portuguesas, como as câmaras de Lisboa e do Porto, receberam milhões em benefícios fiscais. De 2016 para 2017, mais 7.200 empresas entraram na lista do Fisco.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site