PSOE

Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
PSOE

PSOE espanhol critica "fuga para frente de Maduro"

O secretário de Relações Internacionais do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) considerou hoje que a "fuga em frente" do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, leva o país para o "precipício"
PSOE

Pedro Sánchez afasta barões da direção do PSOE

O reeleito secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez encerrou, o 39.º Congresso do partido em que os 'barões' mais críticos foram afastados dos órgãos diretivos, que agora são da sua inteira confiança.
Socialismo

Especial/ Acabou o mar de rosas socialista na Europa?

1.103
Os partidos socialistas europeus vivem a sua maior crise — com destaque para o PS francês, um histórico à beira da extinção. Austeridade, coligações impopulares e erros de cálculo explicam o fracasso.
PSOE

Uma vitória de Pirro

É a deriva dos antigos partidos socialistas perante a concorrência dos movimentos populistas que se reclamam da esquerda que está a provocar a actual crise.
PSOE

Quem será o novo líder dos socialistas espanhóis?

Uma mulher sem papas na língua, o obreiro de consensos e um ex-líder que se mantém popular por se recusar a apoiar Mariano Rajoy, mesmo tendo perdido duas eleições. O PSOE escolhe hoje o novo líder.
PSOE

Sánchez apoia "a via portuguesa de Antonio Soares"

110
Pedro Sánchez confundiu Costa com Soares mas elogiou a "la via portuguesa" de governação. Mas a frase do debate pela liderança do PSOE foi outra: "No mientas, cariño!", pediu Susana Diaz a Sánchez.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
PSOE

Sánchez admite apresentar moção de censura a Rajoy

Ex-líder do PSOE admite apresentar uma moção de censura contra Rajoy, caso seja eleito nas primárias de 21 de maio. Garante, porém, que não o fará a curto prazo. Quer um PSOE "virado à esquerda".
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Espanha

Como um café mudou a vida de Zapatero e Carme

Antigo presidente do governo escreveu um comovente texto a recordar ex-ministra da Habitação e da Defesa, onde explica o trabalho no passado e o legado para o futuro no presente dividido do PSOE.
Espanha

Ex-ministra da Defesa espanhola morre aos 46 anos

1.024
Carme Chacón foi a primeira mulher a chegar ao cargo de ministra da Defesa em Espanha. Ex-ministra socialista tinha 46 anos e sofria do síndrome do "coração invertido". Morreu em casa este domingo.
PSOE

Susana Díaz rejeita PSOE envolvido em "geringonça"

A presidente da Andaluzia já é oficialmente candidata às primárias do PSOE e só quer formar Governo se o PSOE for o partido mais votado nas eleições. Quer contrariar "imitação" do Podemos.
Catalunha

Espanha. Governo volta a recusar referendo catalão

Espanha não é a Escócia. Responsáveis do governo regional querem que Madrid siga os passos de Londres e aceite dialogar os termos de um referendo. Governo não dá qualquer hipótese.
Espanha

Díaz vai avançar para primárias do PSOE este mês

A presidente da junta da Andaluzia, Susana Díaz, já tem data para anunciar a sua candidatura ao cargo de secretária-geral do PSOE. Pedro Sánchez já avançou, em janeiro.
PSOE

Ex-líder dos PSOE em "campanha" por Espanha

Pedro Sánchez já não é líder dos socialistas espanhóis mas não desistiu de voltar à liderança do partido e por isso vai iniciar, "já para a semana", um périplo pelo país.
PSOE

Barões do PSOE preferem apoiar Patxi López

O primeiro candidato a entrar no PSOE foi Pedro Sánchez, que convidou Patxi López a juntar-se ao projeto. Mas agora os barões críticos do partido preferem que Sánchez apoie Patxi.
Espanha

López quer que PSOE tire o socialismo da gaveta

O primeiro candidato à sucessão de Sánchez apresentou a candidatura e rejeita a "terceira via" como desculpa para apoiar "políticas de direita". Diz que permitir governo de Rajoy foi "um erro".
Espanha

Patxi López é candidato à liderança do PSOE

Socialistas espanhóis marcaram congresso para 17 e 18 de junho. O antigo presidente do parlamento espanhol apresenta a candidatura no domingo e deverá ter a oposição de Susana Díaz.
PSOE

PSOE prepara-se para ter novo líder antes do verão

Este sábado o calendário para as primárias e o congresso do partido socialista espanhol deve ficar fechado. As eleições devem realizar-se em maio e o congresso a meio de junho.
PSOE

PSOE. Díaz e Sánchez perto do duelo

Segundo a imprensa espanhola, Susana Díaz e Pedro Sánchez estão apenas a fazer tempo até lançarem as suas candidaturas à liderança do PSOE. Tanto para um como para outro, as sondagens não são boas.
Espanha

Salário mínimo em Espanha vai aumentar 52,4 euros

O Governo espanhol e o PSOE chegaram a acordo para um aumento de 8% do salário mínimo em 2017, o que significa mais 52,4 euros por mês e uma remuneração que passa para os 707,6 euros.
Espanha

PP e Podemos sobem em sondagem. PSOE afunda-se

Partido do primeiro-ministro cresce, mas não chega à maioria absoluta. Podemos de Iglesias ultrapassa socialistas do PSOE, que caem a pique após viabilizarem o governo da direita.
Espanha

Sánchez renuncia ao lugar de deputado

Ex-líder do PSOE renunciou ao lugar de deputado para evitar a obrigação de respeitar a orientação de voto do seu partido e abster-se na votação que irá eleger Mariano Rajoy chefe do Governo.
PSOE

PSOE. Ex-líder não revela se irá abster-se

O ex-secretário-geral do PSOE indicou que irá votar "não" na primeira votação de investidura de Mariano Rajoy, mas não revelou se irá respeitar a disciplina de voto e abster-se na segunda votação.
PSOE

MNE espanhol: abstenção do PSOE é "boa notícia"

José Manuel García-Margallo qualificou como positiva a decisão do PSOE de abster-se numa próxima votação de investidura: "é uma boa notícia que a Espanha possa, finalmente, ter um Governo".
Eleições Espanha 2016

Socialistas concentrados para dizer "não" a Rajoy

Centenas de pessoas concentraram-se em frente à sede do PSOE, em Madrid, apelando ao Comité Federal do partido para que não se pronuncie por uma abstenção que facilite a investidura de Mariano Rajoy.
Mariano Rajoy

Mariano Rajoy estende a mão a socialistas do PSOE

"Não vou colocar qualquer condição para uma investidura". Mariano Rajoy descarta a especulação de que poderia querer terceiras eleições ou colocar condições ao PSOE.
PSOE

E agora, quem manda no PSOE?

A partir deste fim de semana, o partido socialista espanhol será liderado por uma comissão gestora dirigida por Javier Fernández, do PSOE das Astúrias, e composta pelos opositores de Pedro Sanchéz.
PSOE

Sánchez demite-se. PSOE decidirá se apoia Rajoy

148
Pedro Sánchez demitiu-se após PSOE chumbar um congresso extraordinário. Partido será liderado por comissão gestora e comité decidirá se irá ou não dar a mão a Mariano Rajoy no governo espanhol.
Espanha

Sánchez ameaça demitir-se se PSOE viabilizar Rajoy

249
O líder do PSOE anunciou esta sexta-feira que se o partido decidir viabilizar um Governo de Mariano Rajoy através da abstenção, então apresentará a demissão do cargo de secretário-geral socialista.
Eleições Espanha 2016

Com o PSOE em cacos, Pedro Sánchez marca primárias

158
Depois da demissão de 17 membros da equipa de Pedro Sánchez, o PSOE está mergulhado numa guerra interna cujo desfecho ainda é incerto. Líder do órgão máximo diz que Sánchez já não manda no partido.
PSOE

17 membros do comité executivo do PSOE demitem-se

506
Demissão em bloco pode levar à queda de Pedro Sánchez, segundo a leitura que os seus opositores fazem dos estatutos do partido. Mas as regras não são claras e cada lado olha para elas a seu gosto.
Espanha

Felipe González sente-se enganado por Sánchez

O antigo presidente espanhol Felipe González sente-se enganado por Pedro Sánchez uma vez que garante que o secretário-geral do PSOE lhe disse que se ia abster.
Espanha

Pedro Sánchez recusa demitir-se. E agora PSOE?

O Comité federal do PSOE decide sábado se há ou não primárias e congresso antecipado, como Sánchez propôs. Se decidir que não, líder socialista não se demite. Vozes divergentes ouvem-se cada mais.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Política

PSOE garante que irá chumbar orçamentos de Rajoy

276
Mesmo sob a ameaça de um terceiro ato eleitoral para 25 de dezembro, dia de Natal, o PSOE não desarma. Pedro Sánchez garante que não irá viabilizar orçamentos de Mariano Rajoy.
PSOE

PSOE nega coligação com o PP de Rajoy

O PSOE recusa a criação de uma "grande coligação" e vai votar contra a investidura de Mariano Rajoy como presidente do novo executivo.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".
Eleições Espanha 2016

No bairro da direita em Madrid pede-se um acordo

Chamartín é o bairro onde o PP conseguiu o melhor resultado em Madrid: 57% escolheram Rajoy. A nível nacional não foi bem assim e um acordo parece distante. Em Chamartín, desespera-se por um pacto.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Espanha

Coligação de Podemos ultrapassa PSOE

144
Coligação entre o partido liderado por Pablo Iglesias e Esquerda Unida ultrapassa o PSOE a cerca de um mês das eleições em Espanha. PP ainda lidera sondagens com 29,9%.
PSOE

Socialistas recusam aliança com Podemos

O Podemos propôs esta terça-feira uma aliança aos socialistas para as próximas eleições gerais, marcadas para 26 de junho. PSOE respondeu de imediato: "Não, obrigado."
Espanha

Ciudadanos: acordo com Podemos é "impossível"

Ainda esta quinta-feira,o líder do Podemos, Pablo Iglesias, desmarcou a conferência de imprensa que deveria dar no final de uma reunião a três com o PSOE e o Ciudadanos.
Espanha

PSOE, Ciudadanos e Podemos reúnem quinta-feira

Ciudadanos querem entrar no governo de Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista de Espanha. Próximo objetivo é puxar o Podemos para garantir apoios suficientes para a investidura até 3 de maio.
Pedro Sánchez

Sánchez pede a Tsipras que fale com Iglesias

Pedro Sánchez afirmou que vai pedir a Tsipras que interceda a seu favor junto de Iglesias. A falta de apoio do Podemos tem sido um grande entrave para a formação de governo.
PSOE

Rajoy acusa Sánchez de querer ser António Costa

903
"Se outros perdedores conseguiram, porque não eu?" Esta foi, segundo Rajoy, a inspiração que o PSOE de Pedro Sánchez veio buscar a Portugal. A afirmação foi feita durante o debate da investidura.
Eleições Espanha 2015

PSOE e Ciudadanos chegam a acordo

Pedro Sánchez e Albert Rivera chegaram a acordo para o apoio a um eventual Governo socialista. No entanto, sem a abstenção do PP o acordo pode ter vida curta.
Eleições Espanha 2015

"O Podemos não tem vontade de fazer acordos"

Faz este sábado dois meses que houve eleições legislativas em Espanha, mas o governo continua a parecer uma miragem. Será mesmo? Entrevista com o analista político Cristóbal Herrera.
Eleições Espanha 2015

PP oferece vice-presidência a Pedro Sánchez

Pressentindo que o PSOE e o Podemos não vão conseguir entender-se, o partido de Rajoy volta a insistir num governo de bloco central alargado. Mas Sánchez está mais inclinado para o Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Podemos apresenta 98 páginas de condições ao PSOE

Um referendo na Catalunha, a reformulação das estruturas do Estado, a reposição dos direitos sociais e a luta contra a corrupção marcam o documento. Investidura de Sánchez começa a 2 de março.
Eleições Espanha 2015

Podemos puxa PSOE para a esquerda com novo acordo

O partido de Pablo Iglesias vai enviar um conjunto de propostas ao PSOE, na esperança de afastar os socialistas da mesa de negociações do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Sánchez reúne-se com Rajoy, mas o impasse continua

O líder do PSOE vai reunir-se com Mariano Rajoy esta quarta-feira. Os socialistas enviaram esta segunda-feira um programa de governo às forças com quem negoceiam, excluindo os independentistas e o PP.
Eleições Espanha 2015

Espanhóis preferem um governo com Ciudadanos

Uma sondagem realizada para o El País refere que mais de 50% dos espanhóis prefere um governo de coligação entre PSOE e Ciudadanos. Em último lugar nas escolhas ficou o Podemos de Pablo Iglésias.
Eleições Espanha 2015

Sondagem: Podemos ultrapassa PSOE e PP cresce

179
Uma nova sondagem dá vantagem ao partido de Pablo Iglesias face ao PSOE, enquanto o PP de Rajoy continua a crescer. Números que vêm baralhar as negociações para um Governo liderado pelos socialistas.
Eleições Espanha 2015

Sánchez inicia negociações: "Isto começa bem"

O líder socialista iniciou esta quarta-feira as negociações com outros partidos, para a formação de governo. "Isto começa bem", disse à saída. A Esquerda Unida junta-se ao PSOE e pressiona o Podemos.
Eleições Espanha 2015

Rei propõe a Sánchez (PSOE) que forme governo

204
O Rei de Espanha propôs ao líder do PSOE, Pedro Sánchez, que tente formar governo. Sánchez agradeceu-lhe a "confiança" depositada e diz que chamará "todas as forças de mudança" para chegar a acordo.
Eleições Espanha 2015

Governo à esquerda? Podemos já sugere ministros

Pedro Sánchez a PM, Iglesias como vice. 6 ministros para o PSOE, 4 para o Podemos, 1 para a Esquerda Unida e outro para a coligação catalã "Juntos Podemos": é a proposta do Podemos Saragoça.
Eleições Espanha 2015

Sánchez: "Estou disposto a tentar formar Governo"

O secretário geral do PSOE informou esta terça-feira o rei de Espanha que está "disposto a formar Governo" caso Mariano Rajoy não queira avançar.
Eleições Espanha 2015

Rivera: Rajoy deve sair e PSOE tentar governar

O líder do Ciudadanos dá uma entrevista ao jornal El Mundo e parte para o ataque. "Rajoy e Sánchez jogam ao gato e ao rato. É uma irresponsabilidade. Estão a passar a batata quente ao rei".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site