Eurogrupo

Eurogrupo

Centeno salienta diálogo "bastante positivo" 

Mário Centeno encontra-se em Bruxelas desde segunda-feira. O presidente do Eurogrupo classificou a sua estreia como "bastante positiva", desvalorizando o receio dos eurodeputados portugueses.
Eurogrupo

Lucro do BCE para financiar UE. Centeno é a favor 

O presidente do Eurogrupo diz que é favorável a considerar os lucros dos bancos centrais europeus como financiamento da União Europeia. Mário Centeno fez primeira intervenção no Parlamento Europeu.
BCE

Eurogrupo e Portugal apoiam nomeação de De Guindos

Os ministros das Finanças da zona euro apoiaram a designação do ministro espanhol para a vice-presidência do BCE. Portugal considera que De Guindos "reúne todas as condições".
BCE

BCE. Parlamento Europeu dá nega a Guindos 

Parlamento Europeu prefere o irlandês Philip Lane, mas a decisão só será tomada no Eurogrupo da próxima segunda-feira. Luis de Guindos, apoiado por Costa e Centeno, continua confiante na eleição.
Parlamento Europeu

A pressão de Rangel para "matar" o caso Centeno

189
Protesto por escrito, conversas e um jantar. Eurodeputado falou com presidente do Partido Popular Europeu sobre o tema e conseguiu deitar por terra discussão em plenário do Parlamento Europeu.
Eurogrupo

Moscovici e a estreia de Centeno: "Um belo golo" 

109
O comissário europeu dos Assuntos Económicos elogiou Mário Centeno pela forma como conduziu os trabalhos na primeira reunião do Eurogrupo a que presidiu.
Eurogrupo

Centeno anuncia "boas notícias" para a Grécia

Centeno anunciou "boas notícias" sobre a Grécia, com o acordo político alcançado sobre a terceira revisão do programa de assistência em curso, o que permitirá um novo desembolso já no próximo mês.
Eurogrupo

Na estreia no Eurogrupo, Centeno elogia Portugal

182
À chegada à reunião do Eurogrupo, a sua primeira enquanto líder, Mário Centeno fez elogios em causa própria: "Vamos saudar os desenvolvimentos da economia e das finanças portuguesas", disse.
Eurogrupo

Centeno estreia-se com Grécia e Portugal na agenda

Na sua estreia como presidente no Eurogrupo, Mário Centeno terá já alguns dos dossiês mais difíceis que vai gerir: Grécia, União Bancária e o futuro do euro. Portugal também será discutido.
Eurogrupo

Estreia de Centeno com Portugal na agenda

Mário Centeno vai estrear-se na presidência do Eurogrupo já na próxima segunda-feira. O encontro tem na agenda uma análise à situação portuguesa.
União Europeia

Seguro de depósitos europeu não elimina nacional

Em debate com Peter Altmaier, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse que um sistema europeu de seguro de depósitos "não pode aparecer em detrimento de sistemas nacionais".
Eurogrupo

Alemanha apoia Centeno mas sem facilitar

Centeno foi a Berlim na primeira visita oficial como presidente do Eurogrupo e recebeu o apoio do ministro interino Peter Altmaier, mas com um aviso: a Alemanha vai manter-se fiel aos seus princípios.
Eurogrupo

Centeno recusa alcunha de "anti-Schauble"

Na primeira entrevista como presidente do Eurogrupo, Centeno recusa rótulos anti-austeridade. E diz que críticas iniciais ao seu governo deveram-se a "preconceito" face a centro-esquerda.
Eurogrupo

Juncker: "Foi sábio" escolher alguém do Sul

O presidente da Comissão Europeia declarou que "foi sábio" escolher alguém do Sul para presidir ao Eurogrupo. Jean-Claude Juncker não quis dar conselhos a Mário Centeno.
Mário Centeno

Mário Centeno já é presidente do Eurogrupo

424
Numa cerimónia realizada na manhã desta sexta-feira na embaixada de Portugal em Paris, Centeno recebeu das mãos do holandês Jeroen Dijsselbloem o sino usado pelo presidente do Eurogrupo nas reuniões.
Mário Centeno

Mário Centeno assume a liderança do Eurogrupo

O ministro das Finanças assume esta sexta-feira a liderança do Eurogrupo. numa cerimónia na embaixada de Portugal em Paris. A primeira reunião sob a presidência de Centeno é dia 22 de janeiro.
Eurogrupo

Centeno recebe Moscovici para debater Eurogrupo

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e o ministro das Finanças português, reúnem-se esta quarta-feira em Lisboa para discutir as prioridades do Eurogrupo.
Eurogrupo

Eurogrupo. Moscovici em Lisboa na quarta-feira

O comissário europeu dos Assuntos Económicos vai estar em Lisboa na quarta-feira para reunir com Mário Centeno. O tema são as prioridades do Eurogrupo no primeiro semestre de 2018.
Eurogrupo

Super Mário ou como afinal o diabo chegou

490
Com Centeno a presidir ao Eurogrupo, é ele o diabo para a dupla Catarina/Jerónimo e vai ser o diabo explicar a mortáguas e galambas as medidas que vão ter de engolir.
Eurogrupo

"É hora de colher os frutos" da austeridade

492
Falando à CNBC na qualidade de próximo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno pede "tempo e paciência" para continuar a reformar a zona euro.
Mário Centeno

A ignorância é uma bênção

2.043
Todos sabemos que o sistema que o dr. Costa representa prospera unicamente sobre a apatia alheia, e que, apesar dos foguetes e da propaganda, isto acabará mal. Sabemos, ou deveríamos saber.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo deixa Marcelo preocupado 

Liderança do Eurogrupo terá consequências inevitáveis em Lisboa. Expresso conta que o Presidente está preocupado com o Orçamento do Estado para 2019 e as muitas reivindicações em ano pré-eleitoral.
Eurogrupo

Especial/ Bastidores. Como Centeno ganhou o Eurogrupo

202
As tensões com a Europa. Os primeiros contactos em março. A tentativa de Moscovici entrar na corrida. A campanha portuguesa e os acordos que fizeram de Mário Centeno o novo presidente do Eurogrupo.
António Costa

Olhe que não é por mal, Dr. António Costa

1.433
A verdade, Dr. António Costa, é que não é preciso ter saudades de Passos Coelho ou desejar vê-lo a si a descansar em casa, para ter relutância em deitar foguetes com os seus supostos sucessos.
Parlamento

Centeno matou o diabo, mas vestiu-lhe a pele

132
A eleição de Centeno matou as referências da direita ao "diabo" e à falta de credibilidade do Governo no debate quinzenal. Mas Bruxelas não deixou de ser o "diabo" para a esquerda.
Mário Centeno

Deitemos foguetes por Centeno, mas tudo tem preço

1.146
Nas escolas públicas, aparecem lagartas nas sopas e serve-se carne crua porque o dinheiro não dá para tudo. Mas vai dar para em 2018 o Governo bater o recorde dos gastos com viagens.
Resolução do BES

Grandes fundos pressionam Centeno sobre Novo Banco

108
Fundos de investimento afetados por passagem de dívida para o BES mau escreveram ao novo presidente do Eurogrupo. Avisam Mário Centeno que não esqueceram os erros passados de Portugal.
Eurogrupo

Centeno (o verdadeiro) já tem conta no Twitter

Depois de ter sido criada uma conta falsa em seu nome – uma conta que até tentou lançar uma notícia de que Christine Lagarde, presidente do FMI, tinha morrido – Centeno já tem conta na rede social.
Eurogrupo

Os 10 trabalhos que Centeno tem pela frente

A retoma da economia europeia e o regresso da confiança à zona euro poderia dar a ilusão que Mário Centeno teria o trabalho facilitado, mas os próximos dois anos e meio serão tudo menos fáceis.
Presidente do Eurogrupo

Centeno é "rato que não ruge", diz jornal alemão

2.038
Jornal Handelsblatt defende que Centeno, tal como o seu antecessor, Dijsselbloem, vai fazer aquilo que lhe mandam, nem mais nem menos. Mais importante para o euro é o próximo ministro alemão.
Eurogrupo

Debate quinzenal e europeu com Centeno na agenda

Mário Centeno estará na agenda do debate quinzenal e europeu no Parlamento. O ministro das Finanças foi eleito para o cargo de presidente do Eurogrupo na segunda-feira.
Eurogrupo

Mourinho Félix garante voz crítica no Eurogrupo

143
O secretário de Estado das Finanças vai assumir ser o representante de Portugal no Eurogrupo e diz que "obviamente" criticará o grupo se as decisões forem contrárias ao interesse nacional.
Mário Centeno

Outro ministro socialista de um país pequeno?

623
O ministro socialista de um país pequeno pareceu apropriado para substituir o ministro socialista de outro país pequeno, e assim manter o statu quo nas instituições europeias. E depois?
Eurogrupo

Os três chapéus de Mário Centeno

140
São inquestionáveis as qualidades de um povo tão abundante na gestação de competências acima da média, porque só pessoas acima da média podem aspirar a ser presidentes de organizações internacionais.
Eurogrupo

Centeno? Claro que sim!

1.457
Centeno era – e é – um especialista em maquilhagem. É um economista ou financista para todas as estações. Socialismo? Vamos a isso! Neoliberalismo? Vamos a isso! Centeno não tem escrúpulos ideológicos
Eurogrupo

Como Costa atacou a UE. A "miopia" segundo Centeno

107
António Costa foi muito crítico da Europa "neoliberal", e do "vírus" da crença nos mercados. Mário Centeno agora lidera o grupo que zela pela ortodoxia, cuja política central ele disse ser "míope".
Mário Centeno

"Parabéns amigo!". Lá de fora para Mário Centeno

No Twitter, por carta ou pessoalmente. Em inglês, português ou ambos. De várias formas, os "parabéns" pela eleição a presidente do Eurogrupo foram dados a Mário Centeno por políticos estrangeiros.
Eurogrupo

"Está hoje virada a página", diz Costa 

648
Primeiro-ministro diz que eleição de Centeno "reconhece credibilidade internacional" do país. E confessa que lhe deu "especial prazer" depois dos comentários sobre "momento menos felizes" do ministro.
Eurogrupo

Centeno. "Nada" mudará na política orçamental

Gerador de consensos. É desta forma que Mário Centeno encara o exercício da presidência do Eurogrupo. O cargo não mudará "nada" na política orçamental de Portugal, garantiu.
Eurogrupo

Juncker. Centeno tem as "qualidades necessárias"

O presidente da Comissão Europeia felicitou Mário Centeno, afirmando-se convicto de que o ministro português "possui todas as qualidades necessárias" para liderar o Eurogrupo.
Eurogrupo

Marcelo. Eleição traz mais responsabilidades

Presidente da República saudou a eleição de Mário Centeno, considerando-a "um sinal importante e positivo", mas reiterando que traz mais responsabilidades para Portugal.
Eurogrupo

Centeno: acordos com PCP e BE não estão em causa - como aconteceu

819
Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo à segunda votação. Ministro das Finanças garantiu que desempenho do cargo não vai colocar em causa acordos com o PCP e o Bloco. Costa já o congratulou.
Eurogrupo

Eurogrupo. A Europa mudou para escolher Centeno?

388
Socialista, país pequeno, Governo com comunistas. Internamente tem o discurso do fim da austeridade. A Europa mudou para ter a liderar os ministros do euro, um país que foi resgatado?
Eurogrupo

Quem manda, como funciona: 6 perguntas e respostas

França e Itália saíram de cena e o português começou a ser comentado também em Bruxelas. Agora são 19 a escolher o próximo presidente do Eurogrupo. Sabe que poderes tem e como funciona?
Eurogrupo

Eurogrupo. A eleição que Centeno tem pela frente

Mário Centeno tem fortes apoios e é favorito, mas a história já demonstrou que, no que ao Eurogrupo diz respeito, é melhor não deitar os foguetes antes da festa, como o governo espanhol se lembrará.
Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo, a direita num beco

941
A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma.
Eurogrupo

As gaffes e glórias de Mário Centeno

100
Do momento em que se esqueceu de dois números básicos e se riu até à redução do défice e à comparação com Ronaldo. Marques Mendes achou que a ida de Centeno para o Eurogrupo era mentira de 1 de Abril
Mário Centeno

Especial/ Os altos e baixos do "Super Mário Centeno"

186
Pouco popular à esquerda, um ilusionista para a direita. Craque dos números lá fora, um desastre de relações públicas cá dentro. Provocou calafrios a António Costa e esteve com um pé fora do Governo.
Pedro Santana Lopes

Centeno no Eurogrupo é "motivo de satisfação"

"Parece-me bem para Portugal. Sempre que um português se candidata a um cargo de relevo nas instâncias internacionais, isso deve ser motivo de satisfação", comentou Santana Lopes sobre a candidatura.
Eurogrupo

Luxemburgo e liberais aquecem corrida ao Eurogrupo

153
O luxemburguês Pierre Gramegna avançou para o Eurogrupo sem apoio dos conservadores e reclama agora, em conjunto com os liberais, de jogadas políticas para eleger Mário Centeno.
Rui Rio

Rio: eleição de Centeno será "excelente notícia"

101
"O mérito tem de ser repartido pelos dois governos. Tem de ser repartido pelo Governo anterior, por tudo aquilo que fez, e tem de ser repartido pelo Governo atual", disse Rui Rio este sábado.
Eurogrupo

Jerónimo diz que eleição de Centeno nada muda

Jerónimo de Sousa recordou outros momentos em que "portugueses assumiram responsabilidades europeias" e o país não ganhou com isso. E alerta: "Não será um homem" a definir as políticas da UE.
Eurogrupo

Costa agradece apoio dos socialistas a Centeno

Primeiro-ministro agradeceu "claro apoio" dos socialistas europeus à candidatura à presidência do Eurogrupo. Presidente dos socialistas europeu refere "milagre em progresso" a decorrer em Portugal.
Eurogrupo

Marcelo avisa Centeno para não perder rumo interno

Presidente aponta para o risco de "dispersão e votos" na eleição do próximo presidente do Eurogrupo. E diz que se Centeno ganhar, não poder perder o pé em Portugal: "É muito trabalho para ele".
Eurogrupo

Socialistas europeus confiam que Centeno já ganhou

António Costa diz que Mário Centeno é o candidato oficial do Partido Socialista Europeu à presidência do Eurogrupo. No PSE acredita-se que o ministro português tem os apoios necessários para ganhar.
Comissão Europeia

CE vai colaborar com próximo líder do Eurogrupo

Porta-voz da Comissão, escusando-se a fazer comentários diretos sobre os candidatos ao eurogrupo, afirmou que o órgão trabalhará "muito bem com o próximo presidente" como trabalhou com o anterior.
Eurogrupo

Centeno garantirá reforma da Zona Euro

A eurodeputada socialista Maria João Rodrigues defendeu que a eleição de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo seria "excelente", garantindo que a reforma da Zona Euro interessaria a Portugal.
Eurogrupo

Marcelo. Fundamental é manter rumo das finanças

Presidente da República considerou que os apoios à candidatura de Mário Centeno ao Eurogrupo são motivo de alegria. Mais importante é, como ministro, manter o atual caminho das finanças portuguesas.
Eurogrupo

Líder do PSOE apoia candidatura de Centeno

Pedro Sánchez declarou que apoia a candidatura do ministro das Finanças à presidência do Eurogrupo. O líder do PSOE disse que "seria uma boa notícia ter um ibérico" à frente da instituição.
Eurogrupo

Esquerda desvaloriza transferência de Centeno

127
Bloquistas e comunistas não vêem nada de positivo para o país na possível indicação de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. Mas garantem que fica tudo na mesma na "geringonça".
Eurogrupo

Centeno tem três oponentes na corrida ao Eurogrupo

Peter Kazimir, da Eslováquia, Dana Reizniece-Ozola, da Letónia, e Pierre Gramegna, do Luxemburgo, são os adversários de Centeno, que parte como favorito na corrida ao Eurogrupo.
Mário Centeno

Após a troika, irá o Eurogrupo chegar a Portugal?

Quem decide as políticas da zona Euro é, em primeiro lugar, a Alemanha e, depois, a França. Se alguém julga que Berlim vai permitir uma mudança de políticas no Eurogrupo está completamente enganado.
Eurogrupo

Centeno: "Nunca abdicaremos da nossa posição"

133
Mário Centeno confirma candidatura ao Eurogrupo e diz que está preparado para ser a voz de consensos com as quais não concorda no Eurogrupo, mas garante que Portugal não perderá a voz.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site