Eurogrupo

Presidente do Eurogrupo

Costa sobre Centeno no Eurogrupo: "Vamos ver"

“Vamos ver. Neste momento, o prazo de candidaturas abriu hoje, temos até dia 30 para tomar uma decisão. Cada coisa no seu devido momento", diz Costa sobre a candidatura de Centeno ao Eurogrupo.
Presidente do Eurogrupo

Centeno tem de concorrer até ao final do mês

Carta enviada aos ministros das Finanças da zona euro diz que as candidaturas devem ser enviadas, por escrito, até ao dia 30 de novembro. Candidatura deve indicar motivações e prioridades.
Eurogrupo

Especial/ Centeno, em contactos intensos, decide até dia 20

Centeno passou dois dias em contactos em Bruxelas, com alguns avanços. Mas sem certezas. Como se faz, o que pesa, quem manda e quem corre (e com que hipóteses) pela liderança do Eurogrupo?
Eurogrupo

Eurogrupo. Centeno ainda não assumiu candidatura

Mário Centeno terá "naturalmente" o apoio de Espanha na candidatura à presidência do Eurogrupo. Apesar das palavras do seu homólogo espanhol, Centeno ainda não assumiu a candidatura.
Eurogrupo

Espanha apoiará Centeno para o Eurogrupo

Espanha apoiará "naturalmente" uma eventual candidatura de Mário Centeno se o ministro das Finanças português decidir concorrer ao cargo de presidente do Eurogrupo.
Parlamento

Dijsselbloem repudiado com rara união de forças

Parlamento volta a repudiar o presidente do Eurogrupo. Desta vez o CDS contestou a extensão do mandato do ex-ministro holandês. O BE ajudou, mas provocou: "Quem eram os homens de mão de Dijsselbloem?"
Mário Centeno

Cativações são “instrumento essencial” de controlo

217
Ministro das Finanças admite reforçar o recurso às cativações para cumprir défice de 1% em 2018. Centeno concorda com Marcelo e defende indemnizações às vitimas de Pedrógão Grande.
Mecanismo Europeu de Estabilidade

Dijsselbloem será conselheiro estratégico do MEE

Jeroen Dijsselbloem foi contratado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade para conselheiro estratégico da organização até ao final do seu mandato no Eurogrupo, em janeiro.
Holanda

Dijsselbloem vai "deixar a política holandesa"

Depois de ter revelado que ia deixar a presidência do Eurogrupo em janeiro, Jeroen Dijsselbloem anunciou que irá também afastar-se da vida política. "Nesta fase, não tenho o poder de fogo", afirmou.
Eurogrupo

Eurogrupo elogia progressos económicos de Portugal

110
O presidente do Eurogrupo afirmou que Portugal foi elogiado pelos progressos recentemente alcançados a nível de desempenho económico, no quadro da monitorização pós-programa.
Finanças

Schäuble ilustra final feliz com êxito português

182
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, que participa na sua última reunião do Eurogrupo, apontou Portugal como "prova do sucesso da política de estabilização do euro".
Eurogrupo

Eurogrupo despede-se esta segunda de Schäuble

Conclusões da sexta missão pós-programa a Portugal serão um dos assuntos da reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro, que fica também marcada pela despedida do ministro alemão Schäuble.
Grécia

Grécia "está melhor" mas é preciso reformas

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, afirma que Atenas deve dar prioridade à "estabilidade económica e política" e à "implementação de reformas".
Presidente do Eurogrupo

Centeno no Eurogrupo. "Porque não candidatar?"

Jornal "Politico" adianta algumas ideias de uma entrevista de António Costa, realizada no final da semana passada. Primeiro-ministro concorda com a ideia de criar um ministro das Finanças europeu.
Mário Centeno

Centeno admite conversas sobre chefia do Eurogrupo

143
O ministro das Finanças confirmou que a possibilidade de se candidatar à presidência do Eurogrupo está em cima da mesa. Entretanto, o atual presidente Dijsselbloem disse que vai cumprir o mandato.
Comissão Europeia

UE. Portugal apoia ideia de ministro das Finanças

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou positiva que a ideia avançada por Juncker sobre a fusão dos postos de comissário europeu dos Assuntos Económicos e de presidente do Eurogrupo.
Eurogrupo

Centeno admite vir a ser presidente do Eurogrupo

395
O ministro das Finanças, Mário Centeno, admite, em entrevista ao diário espanhol El País, a possibilidade de suceder ao holandês Jeroen Dijsselbloem na liderança do Eurogrupo.
União Europeia

Especial/ Regras do défice são processo politicamente penoso

Em entrevista ao Observador, o diretor do mais influente "think tank" de Bruxelas diz que as regras do défice europeias são cada vez mais um processo politicamente penoso, que traz pouco retorno.
Eurogrupo

Esquerda europeia organiza "Dijsselbloem Nights"

Eurodeputados da família europeia do PCP e Bloco de Esquerda organizam evento com música e gastronomia para contrariar "estereótipos" contra países do Sul e dão-lhe o nome do presidente do Eurogrupo.
Eurogrupo

Acordo sobre a Grécia é "avanço muito importante" 

O acordo hoje alcançado na reunião do Eurogrupo no Luxemburgo sobre a Grécia é um "avanço muito importante" e uma "boa notícia para a construção da área do euro", considerou Centeno.
Governo

Centeno "Ronaldo" explica como conquistou Schäuble

Ministro das Finanças voltou a ser chamado de "Ronaldo" por Schäuble durante uma reunião do Eurogrupo e comentou que o sucesso no cumprimento das metas pelo país "muda tudo". Até a opinião de Schäuble
Futuro da Grécia

Eurogrupo busca acordo sobre a Grécia

Os ministros das Finanças do Euro reúnem-se esta quinta-feira em busca de um acordo sobre a conclusão da segunda revisão do programa de assistência à Grécia. Atenas poderá receber hoje "luz verde".
Eurogrupo

Eurogrupo busca acordo sobre a Grécia

Uma segunda revisão do programa de assistência à Grécia esteve esta quarta-feira na mesa de reunião dos ministros das Finanças da zona euro. Não houve decisões sobre alívio da dívida.
Eurogrupo

O dia em que Varoufakis derrotou Schäuble

236
Em livro, Yanis Varoufakis conta como Merkel celebrou um acordo com os gregos à revelia do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble. O alemão acabou isolado, ao lado de Portugal e de Espanha.
Eurogrupo

Especial/ Centeno no mercado de transferências

Os "empresários" de Mário Centeno conseguiram apontá-lo à presidência do Eurogrupo, mas será que as grandes ligas estão a contratar? Na sua equipa (PS e esquerda), a hipótese levanta dúvidas.
Catarina Martins

Bloco critica hipótese Centeno para o Eurogrupo

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu que a presidência do Eurogrupo não devia ser um objetivo para Portugal.
Eurogrupo

Vantagens (e desvantagens) dos sucessos de Centeno

Mário Centeno ganhou poder para garantir um Orçamento de 2018 financeiramente rigoroso. A sua ida para a presidência do Eurogrupo, em contrapartida, parece ser um presente envenenado.
Eurogrupo

Comissão sugere presidente do Eurogrupo permanente

133
A Comissão Europeia sugeriu esta sexta-feira a institucionalização dos poderes do Eurogrupo e que, com isso, o posto de presidente passe a ser exercido em permanência.
Eurogrupo

Stiglitz aponta Centeno para líder do Eurogrupo

Joseph Stiglitz afirmou que "seria bom para o Eurogrupo ser liderado por alguém com um grande conhecimento da diversidade da zona euro". O economista considera que Mário Centeno tem essa capacidade.
Governo

"Ninguém deixa de ser ministro pelo Eurogrupo"

Costa afirmou que uma eventual presidência do Eurogrupo não retira Centeno do seu Ministério. Costa esteve hoje com Rajoy que, sobre a hipótese de apoiar Centeno, disse "sempre preferir os amigos".
Mário Centeno

Centeno: "Não fecho a porta ao Eurogrupo"

Em entrevista ao jornal Expresso, o ministro das Finanças Mário Centeno afirma que não afasta ida para a presidência do Eurogrupo, embora sublinhe que a questão não esteja em cima da mesa.
Futuro da Grécia

Eurogrupo vira-se contra FMI na questão grega

110
Imprensa grega divulgou uma ata informal da reunião de segunda-feira que mostra as fortes críticas dos ministros à postura do FMI. Schauble deixou críticas aos seus colegas.
Futuro da Grécia

Falha acordo para mais alívio da dívida grega

Credores internacionais e Governo grego não conseguiram um acordo sobre as medidas a tomar em troca de mais desembolsos financeiros. Negociações esbarram nas medidas de alívio da dívida adicionais.
Eurogrupo

Centeno não exclui presidência do Eurogrupo

Está reacesa a discussão. No dia em que a Comissão Europeia anunciou a saída de Portugal dos défices excessivos, Centeno disse à CNBC que não excluía a presidência do Eurogrupo. Mantém-se o tabu.
Reestruturação da Dívida

PSD quer relatório da dívida no Conselho Europeu

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, desafiou o Governo a levar o relatório sobre a dívida, subscrito por PS e BE, ao próximo Conselho Europeu.
Jeroen Dijsselbloem

Apontada a “porta da rua" a Dijsselbloem

Os eurodeputados portugueses que intervieram esta quinta-feira, em Bruxelas, num debate com o presidente do Eurogrupo foram unânimes em apontar a Jeroen Dijsselbloem “a porta da rua”.
Governo

Erupção cutânea

416
Quem não ganha uma erupção cutânea nas estranhas circunstâncias políticas de hoje? Este meu último surto foi provocado pela oficialização do “não é bem assim”.
Jeroen Dijsselbloem

Gastei em mulheres e copos. O resto foi mal gasto.

484
Gostaria de ter visto um ministro a convidar o Dijssebloem para vir a Portugal beber uns copos e esquecer o mau momento político. E os bares de Lisboa ou Porto poderiam fazer uma noite “Dijssebloem”.
Eurogrupo

Dijsselbloem. Estratégia, coragem ou "palhaçada"?

449
Centeno diz que estava ocupado e Félix foi sozinho criticar Dijsselbloem. Demonstrou, diz o PSD, "reverência paroquial" e fez figura de "palhaço". O que está por detrás do duelo de sexta-feira?
António Costa

Costa declara apoio a espanhol para Eurogrupo

196
Em entrevista ao El País, António Costa avalia 500 dias de governo. Volta ainda a criticar Dijsselboem e assume que, se o espanhol Luis de Guindos estiver disponível, "é o nosso candidato".
Eurogrupo

Dijsselbloem: Portugal não pediu a minha demissão

2.292
Em entrevista a um jornal holandês, Dijsselbloem disse que estava à espera que Mourinho Félix pedisse a sua demissão, mas o português ficou calado, o que prova que não o queria "realmente".
Presidente do Eurogrupo

Schäuble satisfeito com explicação de Dijsselbloem

283
Ministro das Finanças alemão defende o presidente do Eurogrupo. Wolfgang Schäuble diz que não viu nenhum insulto nas declarações de Jeroen Dijsselbloem e considera explicações já dadas suficientes.
Eurogrupo

Dijsselbloem está "chocado" com reação portuguesa

424
O secretário de Estado das Finanças exigiu um pedido de desculpas público ao presidente do Eurogrupo sobre as declarações sobre os países do Sul da Europa. Dijsselbloem não gostou e reagiu.
Eurogrupo

Crédito malparado e Grécia na agenda do Eurogrupo

Ministros das Finanças da zona euro reúnem-se esta sexta-feira em Malta com o problema do crédito malparado e a situação da Grécia na agenda, na primeira reunião depois da polémica com Dijsselbloem.
Eurogrupo

Assis pressiona Costa a levar Centeno ao Eurogrupo

234
O eurodeputado socialista Francisco Assis critica o facto de António Costa ter fechado logo a porta a uma suposta sondagem para levar Mário Centeno à liderança do Eurogrupo. "É um dever moral", diz.
Jeroen Dijsselbloem

Dijsselbloem: a mesma opinião, mas de outra forma

O presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem voltou a sustentar a declaração sobre como certos países gastaram o dinheiro em "copos e mulheres", admitindo que "a forma" não foi a melhor.
Eurogrupo

Dijsselbloem, o sr. das flores (com cardos)

100
As diferenças culturais entre países como a Holanda e Alemanha e os países do sul da Europa, como Portugal, Espanha ou Grécia, podem explicar o à vontade com que o Sr. Dijsselbloem disse o que disse.
Alexis Tsipras

Se Eurogrupo falhar, Grécia irá convocar cimeira

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu a Donald Tusk a convocação de uma cimeira da zona euro se não for alcançado um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo de sexta-feira.
António Costa

Dijsselbloem "não tem condições" para continuar

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou que Jeroen Dijsselbloem "não tem a menor condição" para continuar a presidir ao Eurogrupo, e lamentou que o político holandês nem sequer se retrate das ofensas dirigidas aos países do sul.
Jeroen Dijsselbloem

Dijsselbloem novamente criticado no Parlamento

As recentes afirmações do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, voltaram a ser alvo de críticas durante um debate sobre a crise grega no Parlamento Europeu e a que o visado faltou.
Eurogrupo

Dijsselbloem promete ser "mais cuidadoso"

168
Presidente do Eurogrupo ensaia aquilo que até agora é mais parecido com um pedido de desculpas, sem dizer a palavra, numa carta enviada aos eurodeputados. Diz que não teve "intenção de insultar".
Eurogrupo

Eurodeputados pressionam demissão de Dijsselbloem

560
O presidente do Parlamento Europeu vai mesmo enviar uma carta formal de protesto, em nome do Parlamento Europeu, contra as atitudes de Dijsselbloem. Líderes parlamentares insistem em demissão.
Eurogrupo

Mendes sobre Centeno: "Achei que era partidinha"

593
Comentador do PSD não acredita que o ministro das Finanças Mário Centeno esteja na calha para liderar Eurogrupo. Marques Mendes também disse que Novo Banco terá de fechar mais balcões do que previsto.
Pedro Passos Coelho

Centeno líder do Eurogrupo: "Acho muitíssimo bem"

118
O Governo parece não querer, mas Passos fala da hipótese de Centeno para o Eurogrupo não vê problema nisso. O líder do PSD também desafiou o Governo a explicar venda do Novo Banco
Presidente do Eurogrupo

Eurogrupo? Marcelo prefere Centeno em Portugal

417
O Presidente da República prefere que o ministro das Finanças permaneça no cargo e não opte por ir presidir ao Eurogrupo, conforme hipótese noticiada recentemente.
Eurogrupo

Centeno sondado para Eurogrupo. Mas Costa não quer

900
O nome do ministro das Finanças português está a circular como um dos preferidos para a presidência do Eurogrupo, mas fonte do Governo diz que "para já não é prioridade".
Eurogrupo

Dijsselbloem dá nega ao Parlamento Europeu

Presidente do Eurogrupo tem adiado ida ao Parlamento para falar em plenário sobre resgate grego. O recém-eleito presidente do PE Antonio Tajani pressionou, mas Dijsselbloem voltou a recusar.
Carlos Moedas

"Gosto de ver portugueses em lugar de destaque"

Rangel admitiu na quarta-feira que o futuro líder do Eurogrupo seja socialista, desde que não fosse Mário Centeno. Já o comissário Carlos Moedas gosta de ver portugueses "em cargos de destaque".
Eurogrupo

Weber lembra a Dijsselbloem que Portugal sofreu

Manfred Weber, próximo de Angela Merkel, defende que é preciso refletir sobre o que países como Portugal e Grécia sofreram. E reitera pedido de demissão de Dijsselbloem: "Está na hora de se demitir".
Política Económica

A falta de razão de Dijsselbloem

277
Como mostra o livro Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa, a responsabilidade pelo endividamento externo é do Estado e das empresas; as famílias viveram dentro das suas possibilidades.
Jeroen Dijsselbloem

PPE formaliza pedido de demissão de Dijsselbloem

1.518
A carta foi assinada hoje em Bruxelas, no Parlamento Europeu, e exige também um pedido formal de desculpas por parte do holandês.
Eurogrupo

Rajoy defende espanhol para líder do Eurogrupo

O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, é apontado como potencial sucessor de Dijsselbloem. Mariano Rajoy destaca que o seu ministro é dos mais "competentes" do Eurogrupo.
Governo

"Com o sr. Dijsselbloem a conversa não é possível"

270
O ministro dos Negócios Estrangeiros português voltou a apontar a porta de saída a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, depois de o holandês ter feito declarações "sexistas" e "xenófobas".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site