Para assinalar o Dia Europeu de Ação Contra a Precariedade e a Injustiça Social, que se comemora esta segunda-feira, os Precários Inflexíveis entregam um exemplar do conto “Pico de Estrela” a cada grupo parlamentar.

“Pretendemos entregar este conto de forma simbólica, mas é um conto que espelha a realidade”, disse à agência Lusa João Camargo, da Associação de Combate à Precariedade, adiantando que o conto fala “sobre emigração, precariedade e como as pessoas são empurradas para fora do país”.

João Camargo sublinhou que é um conto “mais próximo da realidade do que as declarações absolutamente erráticas e sem qualquer sentido que têm sido feitas por parte de membros do Governo”.

Como exemplo, referiu que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, têm feito “declarações sem qualquer sentido de que há menos trabalho precário e de que a emigração já não é um problema”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que nós vemos é absolutamente o contrário e este conto acaba por espelhar melhor a realidade do que estas declarações feitas pelos mais altos representantes do Estado”, sustentou.

João Camargo afirmou que o trabalho precário é atualmente “muito mais acentuado do que já alguma vez foi”, tendo existido “uma reconfiguração total do trabalho que se constitui muito com base na precarização e na emigração”.