Muhammad Ali, um dos melhores lutadores de boxe de sempre, está internado com uma pneumonia. Apesar de já ter completado 72 anos, a situação é estável e espera-se que saia do hospital rapidamente. Além desta pequena batalha, o antigo lutador vive com Parkinson há 30 anos.

Cassius Marcellus Clay Jr., conhecido como Muhammad Ali a partir de 1964, quando se converteu ao Islão, venceu 100 combates e perdeu apenas cinco, ainda como amador. Uma das primeiras vitórias que ficou para a história foi quando ganhou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, na categoria de peso-leve. Nos três anos seguintes, já como profissional do boxe, o norte-americano conseguiu 19 vitórias, 15 das quais por ko (knockout).

Em 1964, Cassius Clay conseguiu mais uma vitória surpreendente quando roubou o título ao líder mundial Sonny Liston, um lutador norte-americano conhecido pelo poder do soco – no Campeonato do Mundo de Pesos Pesados venceu Floyd Patterson com um ko no primeiro round. Esta foi a primeira das três vezes em que sagrou campeão mundial. Para conhecer a história completa deste lutador nada como a página oficial do mesmo.

Quando abandonou a carreira em 1981, dedicou-se a causas sociais, viajando pelo mundo em missões humanitárias. Muhammad Ali continua ainda ativo nas missões cívicas e humanitárias, promovendo anualmente (desde há 20 anos) a festa de angariação de fundos Celebrity Fight Night, que já conseguiu 100 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros) para o Centro de Parkinson Muhammad Ali no Instituto Neurológico Barrow, em Phoenix (Estados Unidos). Um centro de investigação que se dedica à doença que afeta o ex-atleta desde 1984.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR