A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira que ajudou a mobilizar “apoio substancial” a Portugal no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, e garantiu que o combate aos incêndios em Portugal é, neste momento, “uma prioridade para a UE”.

O executivo comunitário indicou que, depois de as autoridades portuguesas terem ativado, no passado sábado, e pela segunda vez neste verão, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para assistência ao combate aos incêndios florestais no país, Bruxelas ajudou a mobilizar apoio, tendo os contributos chegado de Espanha. “Espanha ofereceu mais de 120 bombeiros, 27 veículos e três aviões de combate a incêndios que, atualmente, operam em áreas afetadas”, indicou a porta-voz Annika Breidthardt na conferência de imprensa diária da Comissão.

Numa declaração divulgada em Bruxelas, o comissário europeu responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, assegurou que “ajudar Portugal neste momento é uma prioridade para a UE” e agradeceu a pronta resposta das autoridades espanholas ao pedido de assistência português.

O nosso Centro de Coordenação de Resposta de Emergência em Bruxelas, que monitoriza permanentemente os desastres naturais, está em constante contacto com as autoridades de proteção civil portuguesas e segue todos os desenvolvimentos. Deixem-me louvar todos os que estão a combater este flagelo, em Portugal e em toda a Europa. Estão a enfrentar um verão muito difícil e a sua dedicação e coragem são um exemplo para todos”, afirmou.

Na noite de sábado, dia em que se registou um novo máximo de incêndios, com 268 ocorrências, Portugal voltou a acionar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, tendo a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, explicado à Lusa que se tratou de “uma questão de prudência”, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias. O Mecanismo Europeu de Proteção Civil é um mecanismo comunitário para facilitar a cooperação no quadro de intervenções de socorro da Proteção Civil, como uma “pool” de meios que os Estados disponibilizam para situações de proteção civil.

Atualmente, a Comissão Europeia oferece o cofinanciamento de 85% dos custos de transporte aos países que oferecem apoio através do Mecanismo de Proteção Civil. O mecanismo foi acionado durante o incêndio de junho em Pedrógão Grande e, recentemente, também foi acionado por países como a França ou a Itália, lembrou a ministra, acrescentando que também Portugal tem apoiado outros países através do mecanismo (por exemplo, sismos em Itália e na Turquia, esta que não faz parte da União Europeia, mas está incluída no mecanismo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR