Tiraram-se fotografias, fizeram-se sketches de humor e analisaram-se todas as parecenças e diferenças entre o busto de Cristiano Ronaldo feito pelo madeirense Emanuel Santos e o rosto do atleta. Quem não o viu ao vivo pode nunca ter oportunidade de o fazer: o busto, colocado no aeroporto da Madeira, foi substituído por uma nova escultura.

Na Internet, o busto de Cristiano Ronaldo é motivo de brincadeiras

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor do Aeroporto da Madeira, Duarte Ferreira, explicou à agência Lusa que a operação decorreu de quinta para sexta-feira e foi executada a pedido do Museu CR7, que é gerido por familiares de Cristiano Ronaldo.

O irmão do jogador do Real Madrid, Hugo Aveiro, confirmou ao Económico Madeira que o novo busto é real, foi feito a pedido da família e é da autoria de um escultor espanhol. A nova versão retira as rugas a Cristiano Ronaldo e o jogador aparece com uma pose mais séria, não esboçando um sorriso como na anterior versão.

As fotografias já circulam e as primeiras reações também. O escultor que fez a primeira versão, o madeirense Emanuel Santos, disse estar triste com a substituição — mas não fez mais comentários. A polémica com o busto motivou muitos comentários nas redes sociais e diversas rubricas de humor.

Emanuel Santos, o escultor do busto de Ronaldo: “Ele disse-me que gostou”

Em entrevista à SIC, há perto de um ano, Emanuel Santos tinha dito que falou com Cristiano Ronaldo e que este gostou do seu busto: “O Cristiano gostou. Começou por ver em fotografias que a família lhe enviou e gostou. Entretanto pediu-me para alterar umas pequenas rugas.”

O jogador “não queria um aspeto tão pesado no busto, queria um aspeto mais jovial — o que é normal, visto ser um tanto vaidoso”, disse Emanuel Santos, também autor de um busto do colega galês de Ronaldo no Real Madrid, Gareth Bale.

Escultor do busto de Ronaldo está de volta. Agora esculpiu Gareth Bale

O busto original, que fica na posse da administração do aeroporto, foi descerrado em 29 de março de 2017, aquando da renomeação do Aeroporto Internacional da Madeira, situado no concelho de Santa Cruz, que passou a designar-se Aeroporto Cristiano Ronaldo, em homenagem ao atleta madeirense, numa cerimónia onde estiveram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa.

As outras versões

O escultor foi desafiado pelo site de futebol Bleacher Report para fazer um novo busto do avançado do Real Madrid e apresentou uma escultura mais consensual.

Site pediu a escultor do busto de Ronaldo que fizesse outra estátua. Ele aceitou

No interior do Museu de Madrid há um outro busto de Cristiano Ronaldo, feito por Navarro Arteaga. O escultor sevilhano foi o autor do monumento funerário da Duquesa de Alba, que morreu em novembro de 2014, e uma das suas obras encontra-se exposta nos jardins do Vaticano. Apesar de mais habituado a temas religiosos, Arteaga, de 52 anos, decidiu abrir uma exceção para o jogador português a pedido do filho que, depois de ter visto o famoso (e menos consensual) busto de Cristiano Ronaldo no Aeroporto da Madeira, lhe pediu que fizesse um novo, conta o El Mundo.

Cristiano Ronaldo tem um novo busto e deste toda a gente gosta

O busto de CR7 volta a ser paródia, agora no Saturday Night Live