Para quem viu as imagens em tempo real e a muitos metros de altitude, foi “completamente aterrador”, relatou um dos presentes — mas só pelo vídeo já é possível perceber o pânico que o momento pode ter causado. Durante uma viagem de Atlanta para Baltimore, um avião da companhia Delta Airlines foi obrigado a aterrar de emergência, perto da Carolina do Norte. O motivo? A falência de um dos motores.

Uma das peças metálicas do motor em falência — conhecida como “spinner” — soltou-se e começou a saltar no interior. Pode ver o vídeo (gravado por um dos passageiros) abaixo:

O que se seguiu foi motivo de alarme para os cerca de 150 passageiros que viajavam rumo a Baltimore. Do interior do motor, além de se ver a peça a saltar, era ainda possível ver uma luz que — pelo menos para os leigos em aviação — parecia indiciar risco de combustão. A cabine de passageiros ter-se-á então enchido de fumo, relatou uma passageiro (não identificada) à CNN:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cabine encheu-se de fumo e os sinais de cintos de segurança começaram a ligar e desligar repetidamente. Dava para perceber pelo cheiro que alguma coisa estava a queimar. Toda a gente parecia confusa, ninguém sabia o que se estava a passar. Os comissários de bordo começaram a dizer-nos para nos prepararmos para uma aterragem. Mantiveram toda a gente calma.”

Até ao momento de aterrar em segurança, porém, os passageiros terão estado cerca de uma hora no interior do avião. Uma outra passageira, Avery Porch, afirmou (também citado pela CNN) que “depois de se ouvir um som de explosão, só vimos muito fumo a encher a cabine e foi aí que nos começámos todos a assustar. O avião começou a desacelerar um pouco, começou a ficar calor e o ar começou a ficar menos respirável”. Veja abaixo um vídeo da reação dos passageiros ao susto:

Numa reação oficial ao sucedido, um porta-voz da Delta Airlines explicou, em comunicado, que houve uma “indicação de que havia um problema com um dos motores do avião” em questão.

É “extraordinariamente raro” soltar-se uma peça como a que se soltou no interior de um dos motores do avião que rumava a Baltimor, adiantou ainda um especialista em aviação chamado John Cox, citado pela CTV News. “Lido com este tipo de motores desde 1980. Nunca vi ou ouvi falar de um spinner que se soltasse”, adiantou ainda Cox, que explicou que o avião, porém, não estava em risco elevado de entrar em colapso, já que é possível viajar com um dos motores desativados.