O centro de investigação da Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira o lançamento de dois novos materiais de referência que melhoram a qualidade de testes de anticorpos da Covid-19, permitindo avanços na investigação da resposta imunitária ao novo coronavírus.

Os dois novos materiais de referência, desenvolvidos pelo Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia, melhoram a qualidade dos testes usados para verificar se uma pessoa foi infetada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Os materiais de referência permitem aos laboratórios verificar se os testes de anticorpos em uso estão a funcionar corretamente, na medida em que se os laboratórios forem capazes de medir os anticorpos contra a Covid-19 presentes no material de referência, são também capazes de medir os anticorpos formados contra o vírus no sangue humano.

Os materiais de referência são um primeiro passo para assegurar que os resultados obtidos com vários testes são comparáveis.

“O correto funcionamento dos testes de anticorpos é particularmente importante nas investigações epidemiológicas para descrever a prevalência da infeção e na investigação sobre imunidade contra a Covid-19. O material de referência desenvolvido pelo CCI é mais uma peça do puzzle que pode apoiar estes esforços”, disse a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.529.324 mortos resultantes de mais de 66,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.963 pessoas dos 322.474 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.