Um incidente “sério” ocorreu esta quinta-feira numa central nuclear na Finlândia, mas sem perigo para os seres humanos ou o ambiente, anunciaram a autoridade de segurança do país nórdico e o operador do reator, TVO.

O incidente ocorreu às 12h22 locais (10h22 em Lisboa) no reator 2 da central de Olkiluoto, no sudoeste do país, onde está a ser construído há mais de uma década um reator de terceira geração EPR do grupo francês Areva.

“Não há perigo para as pessoas ou para o ambiente exterior”, declarou à agência France-Presse Tomi Rutamo, diretor adjunto da autoridade de segurança nuclear finlandesa (STUK), que qualificou o incidente de “sério”.

“Níveis elevados de radiação” foram registados no interior, mas não no exterior da central, precisou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) através da rede social Twitter, precisando estar em contacto com as autoridades finlandesas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os sistemas automáticos detetaram os altos níveis no circuito primário de alimentação do reator, mas a causa da subida ainda não é conhecida e está a ser investigada”, explicou Rutamo. A STUK indicou ainda que “os níveis elevados de radiação foram medidos num setor onde os níveis de radiação são altos, mesmo normalmente, e por isso ninguém trabalha no local”.

O reator 2 de Olkiluoto, lançado em 1980, já se encontra numa “situação estável” e a radioatividade voltou a níveis normais, segundo a autoridade. Cerca de um terço da eletricidade finlandesa resulta da energia nuclear, com quatro reatores em funcionamento e dois em construção.