O índice de transmissão (Rt) em Portugal está abaixo de 1 desde 20 de novembro, mas o número de surtos de Covid-19 continua elevado, em particular em lares de idosos: há atualmente 498 surtos ativos no país.

Esta informação foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, durante uma reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, que decorreu durante a tarde de segunda-feira.

Nesta reunião, coordenada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e na qual participaram 18 secretários de Estado, além de responsáveis das Forças e Serviços de Segurança, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e das Forças Armadas, foi feito “um balanço da implementação das medidas em vigor no âmbito do combate à pandemia Covid-19″.

Segundo o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o “SMS preventivo” enviado à população, em conjunto com a Direção-Geral de Saúde (DGS), devido à situação de risco relacionada com a pandemia foi entregue a 10,6 milhões de números ativos no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre 9 e 20 de dezembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) detiveram seis pessoas, quatro por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório e duas por resistência ou coação sobre funcionário, e encerraram 40 estabelecimentos.

Foram ainda executados 379 autos de contraordenação por incumprimento das regras em vigor. Entre eles 80 por consumo de bebidas alcoólicas na via pública; 73 por incumprimento de horários; 60 por incumprimento da realização de celebrações e eventos que impliquem uma aglomeração de mais de cinco pessoas e 49 por incumprimento da observância das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público.

O encontro serviu ainda para antecipar as medidas previstas para o Natal e Ano Novo, mais concretamente para o período entre 24 de dezembro e 7 de janeiro, e para fazer “um ponto de situação” sobre as medidas implementadas desde a meia-noite de segunda-feira em relação ao Reino Unido. “Desde segunda até ao dia de Natal, está prevista a chegada a Portugal de um total de 158 voos do Reino Unido“, refere a nota.

Portugal restringe viagens do Reino Unido. Só entram portugueses ou residentes e com teste negativo