790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A doença do sono pode ter os dias contados?

Este artigo tem mais de 2 anos

A cientista Luísa Figueiredo estuda os mecanismos que o parasita da doença do sono usa para se camuflar. O objetivo é fazer com que a picada da mosca tsé tsé deixe de afetar humanos e animais.

Licenciada em Bioquímica na Universidade do Porto e doutorada em Parasitologia no Instituto Pasteur, em Paris, Luísa Figueiredo coordena o Laboratório de Biologia do Parasitismo do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa
i

Licenciada em Bioquímica na Universidade do Porto e doutorada em Parasitologia no Instituto Pasteur, em Paris, Luísa Figueiredo coordena o Laboratório de Biologia do Parasitismo do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa

Goncalo Villaverde

Licenciada em Bioquímica na Universidade do Porto e doutorada em Parasitologia no Instituto Pasteur, em Paris, Luísa Figueiredo coordena o Laboratório de Biologia do Parasitismo do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa

Goncalo Villaverde

À medida que Luísa Figueiredo, enquanto fala do trabalho que desenvolve, vai revelando preferências, desejos, hobbies e inclinações, emerge um padrão muito claro. A investigadora adora Nova Iorque pela diversidade de pessoas e de possibilidades. Ouve podcasts enquanto faz caminhadas para aprender coisas novas. Perde a noção do tempo quando se lança em pesquisas à procura de novos sítios para ir – seja um safari em África ou um novo restaurante no bairro. Um dos últimos livros que leu – e adorou – foi The Culture Map (de Erin Meyer, ed. PublicAffairs, EUA), sobre as diferenças culturais. Estas férias experimentou fazer rafting. Na vida, como na ciência, o que move a cientista de 45 anos é o desejo de conhecer o desconhecido.

Antes de chegar ao Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa, onde lidera desde 2009 o Laboratório de Biologia do Parasitismo, Luísa Figueiredo licenciou-se em Bioquímica na Universidade do Porto e doutorou-se em Parasitologia da malária no Instituto Pasteur, em Paris. Dedicou a tese de doutoramento ao Professor Melo, o seu mestre da escola primária. “Era uma pessoa que dava uma importância extrema ao rigor e acredito que a maneira como ainda hoje trabalho, a atenção que dou aos detalhes, resulta da formação que ele me deu”, explica a cientista.

Desde 2003 que Luísa Figueiredo investiga a Tripanossomíase Humana Africana, uma infeção causada pelo parasita tripanossoma, transmitido ao ser humano através da picada da mosca tsé-tsé

Foi na “cidade que nunca dorme” que começou a estudar a doença do sono. Em 2003, no pós-doutoramento na Rockefeller University, em Nova Iorque, iniciou a investigação – que mantém até hoje – sobre a Tripanossomíase Humana Africana (THA), uma infeção causada pelo parasita tripanossoma, transmitido ao ser humano através da picada da mosca tsé-tsé (várias espécies do género Glossina). A doença – endémica em quase quarenta países da África Subsariana – é geralmente conhecida como doença do sono porque quando o sistema nervoso central é afetado, um dos sintomas mais marcantes é a sonolência durante o dia e a insónia à noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A doença do sono em humanos está num valor historicamente baixo: dos 37 mil novos casos em 1999, passou-se para apenas 992 registados em 2019, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Apesar de ainda estar longe de erradicada – e de ser necessário manter a vigilância – a doença está controlada.

A questão é que está controlada apenas em humanos”, diz a investigadora. “Os mesmos parasitas, também através da picada da mosca tsé-tsé, transmitem-se a animais selvagens e domésticos, dando origem a uma doença chamada nagana.”

Os animais – como as vacas – ficam magros, fracos e muitos acabam por morrer. Isso é um problema veterinário, em primeiro lugar, mas, indiretamente, é também um problema humano, já que afeta enormemente a produção agrícola e o rendimento disponível para as famílias de áreas rurais. “Estima-se que a nagana empobreça África até cerca de 4,5 mil milhões de dólares [3,881 mil milhões de euros] por ano. Tem um grande impacto na vida das pessoas dos meios rurais, que dependem dos animais para trabalhar a terra, que é a sua subsistência”.

As moscas tsé-tsé (várias espécies do género Glossina) transportam os tripanossomas responsáveis pela doença do sono – endémica em quase quarenta países da África Subsaariana

Getty Images/iStockphoto

Os tripanossomas existem há mais de trezentos milhões de anos e a mosca tsé-tsé há cerca de 35 milhões. Eles são uma lição sobre como qualquer organismo, por mais insignificante que pareça, pode interferir no mundo à sua volta. Acredita-se que o parasita unicelular e a mosca de um centímetro têm moldado muito do desenvolvimento de parte do continente africano.

A interação entre microrganismos e sistema imunitário é vista muitas vezes como uma espécie de guerra, em que o patogénio ataca e o sistema imune defende. Mas esses papéis não são estanques. O sistema imune também ataca e o microrganismo também se defende. Todos os patógenios evoluíram para ter mecanismos de proteção e alguns dos melhores são aqueles que lhes permitem passar despercebidos para não serem atacados.

No caso dos tripanossomas, eles estão cobertos pela glicoproteína variante de superfície (VSG), cuja função é enganar o sistema imunitário.

Funciona como uma espécie de casaco do parasita que, periodicamente, é mudado. Ao mudar esta molécula à superfície, ele consegue enganar o nosso sistema imune, que está constantemente a produzir uma resposta de defesa nova, pensando que está perante um micróbio diferente.”

O que o grupo de Luísa Figueiredo percebeu recentemente foi que, nos tripanossomas, a molécula de RNA (ácido ribonucleico) que codifica para a VSG contém uma modificação química – a metilação – que molda esta capacidade de trocar de proteínas-casaco. Esta modificação está localizada num sítio improvável do RNA: numa das extremidades destas moléculas, a chamada cauda poli-A. Isso faz com que o RNA fique mais estável, ou seja, que dure mais tempo na célula. “Se descobrirmos os mecanismos pelos quais o parasita consegue adicionar ou retirar esta modificação, estamos a descobrir alvos para potenciais fármacos que a façam deixar de funcionar.” Ou seja: se o RNA deixar de ter a modificação que o torna mais estável, o parasita deixa de conseguir produzir as proteínas-casaco que enganam o sistema imunitário e fica exposto ao ataque.

5 fotos

O grande interesse da descoberta destes mecanismos – que o grupo de investigação de Luísa Figueiredo está a fazer com um financiamento da Fundação “la Caixa” [ver texto em baixo] – não é só para quem estuda tripanossomas. “Isto é algo novo em termos de biologia e pode ser estudado por investigadores de outras áreas, como a doença de Alzheimer, cancro ou bactérias. Se nos sistemas que estudam também houver metilação das caudas de poli-A, isso pode abrir a porta para fármacos ou ferramentas de biotecnologia que resolvam problemas associados a defeitos nas moléculas de RNA.”

A cientista que estuda a doença do sono garante que dorme bem e em qualquer lado. Se apanha um voo para ir a uma conferência, às vezes adormece ainda antes de o avião partir. E nem os mais de cem decibéis durante a descolagem, enquanto o aparelho rola a alta velocidade pela pista, a fazem despertar completamente. “Quando os miúdos eram pequenos e choravam à noite, ou ia o meu marido vê-los ou tinha de me acordar.”

A bioquímica Luísa Figueiredo (ao centro), com alguns elementos da equipa com que desenvolve investigação no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Lisboa: Sara Silva Pereira, Sandra Trindade, Madalena Almeida e Leonor Pinho

Hoje, com os dois filhos já mais crescidos, se acorda durante a noite é com alguma preocupação profissional, seja um estudante de doutoramento que parece perdido, seja a notícia de alguém a trabalhar num projeto parecido. Mas a insónia não dura muito. “Escolho um podcast, foco-me a ouvi-lo, o meu cérebro desliga da preocupação e adormeço de novo.”

Se tiver sucesso com o seu projeto nos próximos anos, dar-se-á mais um passo em direção à erradicação da doença que causa ora insónias, ora sonolência na África subsariana.

Este artigo faz parte de uma série sobre investigação científica de ponta e é uma parceria entre o Observador, a Fundação “la Caixa” e o BPI. O projeto Mechanism and Function of Epitranscriptomic Poly(A) Tail Modifications in African Trypanosomes (TrypM6A), liderado por Luísa Figueiredo, do IMM, foi um dos 25 selecionados (6 em Portugal) – entre 602 candidaturas – para financiamento pela fundação sediada em Barcelona, ao abrigo da edição de 2020 do Concurso Health Research. A investigadora recebeu 500 mil euros para desenvolver o projeto ao longo de três anos. O concurso chama-se agora CaixaResearch de Investigação na Saúde e as candidaturas para a edição de 2022 encerram a 25 de novembro.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora