As medidas de controlo da pandemia que entraram esta quarta-feira em vigor “estão perfeitamente adequadas à gravidade daquilo que hoje sabemos da variante [Ómicron]”, disse o primeiro-ministro à margem das comemorações do 1.º de Dezembro. Mas António Costa deixa um alerta: “Não nos podemos descuidar”.

Medidas de combate à Covid-19: tudo o que muda a partir desta quarta-feira

António Costa pediu aos portugueses que adiram às medidas e afirmou que o Governo procurou “adotar um conjunto de medidas equilibradas que procurem perturbar o mínimo possível a vida das pessoas e a atividade económica”. E diz que o pedido de certificado de vacinação à entrada dos restaurantes e do teste à entrada de eventos “reforça a confiança” e a “segurança”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos preparados.” Corrida aos testes não preocupa setor, mas entrar no estádio no Benfica-Sporting não vai ser pera doce

Sobre as restrições que estão a ser impostas aos viajantes portugueses, nos outros países, o primeiro-ministro disse que “é natural que os outros países vejam este nível de deteção de casos e adotem medidas que serão transitórias”.

Vai voltar a Portugal? O que precisa de saber

António Costa diz esperar que as informações sobre o menor risco da Ómicron venham a “confirmar que não tenha maior risco para a saúde”. Mas, neste momento, “devemos analisar, informarmo-nos e ser previdentes”.

Se se vier a concluir que a variante não tem o nível de risco que se temia, designadamente que ela está coberta pelas vacinas, essas medidas ao nível europeu irão sendo atenuadas”, garantiu o primeiro-ministro.

António Costa disse que a Ómicron “tem um maior índice de transmissibilidade, ou seja, é mais perigosa na transmissão”. Na verdade, têm-se visto crescer o número de casos na África do Sul, mas ainda não está confirmado, pela comunidade científica, se de facto é mais transmissível ou se tem maior capacidade para se escapar ao sistema imunitário.

O primeiro-ministro acrescentou ainda que “as informações que temos das autoridades sul-africanas indiciam que até agora não aparenta desenvolver uma sintomatologia muito diferente das anteriores”. “Mas, por agora, máxima cautela”, aconselha Costa afirmando que há que esperar por mais informações científicas.

Garcia de Orta fecha urgência e consultas de pediatria após caso da variante Ómicron relacionado com surto da B-SAD

E é assim que o primeiro-ministro justifica o fecho das urgências pediátricas no Hospital Garcia da Orta, após a confirmação de um caso da nova variante do coronavírus. “O serviço foi encerrado por uma medida cautelar”, disse. “Ainda se sabe pouco sobre a nova variante.”

António Costa não descartou introdução de novas medidas no Natal

As medidas que entram em vigor esta quarta-feira, foram definidas antes de conhecida a nova variante Ómicron, mas António Costa não descartou a introdução de novas restrições para combater a pandemia durante a época natalícia, afirmando que é preciso “estar sempre atento” caso novas medidas venham a ser necessárias, apesar de não as desejar.

O primeiro-ministro lembrou que o país já está “há quase dois anos nesta pandemia”, tendo retirado duas lições: a necessidade de “adotar medidas o mais cedo possível e que perturbem o mínimo possível a vida das pessoas, o esforço de recuperação da economia e a proteção dos empregos das empresa”, e a necessidade de se “estar sempre atento para ter que tomar uma nova medida caso ela venha a se tornar necessária”.

“O que é que nós todos desejamos? Que ela não seja necessária. O que é que nós devemos ter presente? Que, se ela for necessária, cá estamos para adotar medidas se elas forem necessárias”, referiu.

Segundo o primeiro-ministro, “é assim que o país tem vivido nos últimos dois anos” e que conseguiu “resistir de uma forma difícil, dura para toda a gente”, mas onde os portugueses “têm sido exemplares na sua compreensão cívica” de que, em estado de pandemia, “cada um só se protege, protegendo os outros”.