O site dos correios da Ucrânia, Ukrposhta, foi esta sexta-feira alvo de um ciberataque depois de a venda do selo postal com uma ilustração de um soldado ucraniano a exibir o dedo do meio a um navio russo ficar disponível online.

O diretor geral dos correios, Ihor Smilianskyi, pediu desculpa aos clientes pelo que disse ser um ataque de “negação de serviço distribuído”, conhecido como ataque DDoS.

“Estamos a fazer de tudo para restabelecer [a conexão] da loja online e de outros serviços do Ukrposhta que estão temporariamente indisponíveis”, afirmou Ihor Smilianskyi, que é citado pela agência Reuters. 

A Ucrânia tem alertado para perigo de ataques cibernéticos desde que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro. Até ao momento, o ataque ao site dos correios não foi reivindicado e os serviços permanecem indisponíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O site dos correios da Ucrânia está indisponível

O selo postal que já está a ser comercializado pela Ucrânia é uma homenagem aos treze guardas que defendiam a Ilha da Cobra quando foram atacados pelas forças russos. Quando as tropas da Rússia pediram aos soldados para baixar as armas, e para se renderem, os mesmos responderam: “Navio de guerra russo, vão-se f****”.

“Navio de guerra russo, vão-se f****.” O grito de guerra da Ucrânia colocado em selo postal

Na semana passada, várias pessoas fizeram fila durante horas no posto de correios central de Kiev para adquirirem o selo, que acabou mesmo por esgotar em diversos locais após notícias de que o navio ilustrado — Moskva — se tinha afundado na sequência de um bombardeamento ucraniano.

Selo com navio afundado esgota nos Correios da Ucrânia