A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, apelou esta terça-feira ao mundo, e em especial ao Estados Unidos da América, que não banalizassem a invasão russa ao país.

Sim, é longe de vocês, é prolongada no tempo, e podem cansar-se dela, mas por favor, não a banalizem. Se tal acontecer, a guerra não acabará”, disse a primeira-dama numa entrevista à ABC News citada pelo site da Presidência da Ucrânia.

Se pensam que pode haver alguma razão para esta guerra, isso significa que estão na zona da propaganda russa.”

Olena Zelenska afirmou ainda que a Ucrânia não irá trocar parte do seu território pela paz com a Rússia. “O agressor não irá parar com parte do nosso território, não irão parar até nos ter destruído. Por isso não temos escolha: devemos lutar pela nossa independência.”

Há crianças que viram os seus pais a serem mortos. Aqui, na região de Kiev por exemplo, há rapazes que viram as suas mães serem mortas e tiveram de enterrá-las eles mesmos”, concluiu.

Para a primeira-dama, as forças russas estão a recorrer à destruição e violência porque o objetivo de Moscovo é “destruir tudo o que faz dos ucranianos ucranianos e que os distingue dos russos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR