A noção de que Antonio Conte vai sair do Tottenham no final da temporada, altura em que termina contrato, é um dado praticamente adquirido há várias semanas. Ainda assim, sempre existiu a ideia de que o treinador italiano ia mesmo ficar em Londres durante os meses que restam até ao fim da época — algo que, depois do último fim de semana, pode não ser assim tão líquido.

Tudo começou no sábado, quando o Tottenham empatou em casa do lanterna vermelha Southampton num jogo em que Pedro Porro até se estreou a marcar pelo clube. Com este tropeção, os spurs venceram apenas um dos últimos cinco encontros, numa série francamente negativa que significou a eliminação da Liga dos Campeões, o distanciamento do top 3 da Premier League e a permissão da aproximação do Newcastle.

Depois do jogo, onde o Tottenham teve uma vantagem de dois golos já dentro do último quarto de hora, Antonio Conte não mediu as palavras e não poupou os jogadores — e o próprio clube. “Estou muito irritado, porque não é a primeira vez que isto acontece. E estou ainda mais irritado porque estávamos a ganhar por 3-1 a 15 minutos do final e pensei que íamos ganhar. Pelo contrário, voltámos a mostrar isto. Na época passada as coisas foram melhorando, mas voltámos a perder essa característica. Não quero falar do aspeto técnico, o que está a faltar é o espírito. Não somos uma equipa, cada um pensa em si. Quando assim é, tudo isto pode acontecer. Perdes com o Sheffield United e és eliminado da Taça de Inglaterra, perdes com o AC Milan e és eliminado da Champions e, para fechar a sequência, estás a ganhar por 3-1 e nos últimos 15 minutos permites que recuperem. Não sinto esse sentido de responsabilidade por parte dos jogadores”, começou por dizer o treinador italiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vejo imensas situações negativas e muito egoísmo nos jogadores e isso não me agrada. Sei da forma como ganhámos a grandes equipas, mas agora estamos a andar para trás e ninguém se importa. Tenho uma enorme frustração, porque eu e a minha equipa técnica pensamos todos os dias em formas para melhorar. Honestamente, é hora de assumirmos a responsabilidade. Eu, a minha equipa técnica, o clube, mas também os jogadores. Eles vão para o relvado, eu sou o treinador, assumo a responsabilidade, mas os jogadores também têm de assumir. O que aconteceu na fase final do jogo é inaceitável. Eles não jogam por algo importante. Não querem jogar sob stress, não querem jogar sob pressão. É mais fácil assim. Esta é a história do Tottenham. O dono é o mesmo há 20 anos e nunca ganharam nada… Porquê? A culpa é de todos os treinadores que aqui passaram?”, acrescentou Conte.

Ora, a conferência de imprensa do técnico teve um impacto imediato nos habituais programas de comentário desportivo da televisão britânica — onde Jamie Carragher, antigo central do Liverpool, defendeu que o treinador está a pedir para ser despedido. “Ele quer ser despedido nesta pausa para os compromissos das seleções. O clube deveria tirá-lo da sua própria miséria e despedi-lo ainda esta noite. Ele tem razão quanto ao facto de o Tottenham não ganhar há muito tempo, mas não se pode falar do clube daquela forma. Especialmente quando se recebe uma fortuna. O facto de o Arsenal estar acima esta época, quando na temporada passada terminou abaixo, mata os argumentos”, indicou o ex-internacional inglês.

Na sequência de tudo isto, o The Sun garante esta segunda-feira que vários jogadores do Tottenham consideraram inaceitáveis e demasiado violentas as declarações de Antonio Conte — e defendem o despedimento do treinador nos próximos dias, durante a pausa para os compromissos internacionais, e ainda antes do final da temporada. Certo é que, por agora, Conte seguiu para Itália para gozar alguns dias de férias. Resta saber o que acontecerá quando regressar a Londres.

Sempre foi mais certeza do que rumor e confirmou-se depressa: Antonio Conte sucede a Nuno e é o novo treinador do Tottenham