O tufão Khanun, que há vários dias afeta o sudoeste do Japão, está esta sexta-feira a aproximar-se novamente do arquipélago de Okinawa, onde já causou pelo menos dois mortos e 64 feridos. Khanun, o sexto tufão da temporada no Pacífico e classificado como “grande” pela Agência Meteorológica do Japão, encontrava-se às 10h00 (2h00 em Lisboa) a cerca de 270 quilómetros a noroeste da ilha de Miyako, no arquipélago de Okinawa.

Passagem do tufão Khanun pelo Japão causa dois mortos e 60 feridos

A tempestade está a deslocar muito lentamente, na direção oeste-noroeste, com rajadas de vento que podem atingir 180 quilómetros por hora, de acordo com as autoridades meteorológicas japonesas. O tufão já causou dois mortos, um homem de 90 anos, esmagado quando uma garagem ruiu devido aos fortes ventos, e uma mulher de 89 anos, num incêndio depois de ter usado velas na sequência de cortes de eletricidade. Pelo menos 64 pessoas ficaram feridas, acrescentaram as autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A companhia de eletricidade Okinawa Electric Power indicou que mais de 52 mil casas na região, ou 8% do total, estavam a registar cortes de energia. Cerca de 200 ligações aéreas foram também afetadas e o arquipélago começou a registar alguma escassez de alimentos, especialmente de produtos frescos como carne e legumes, nos supermercados, onde as pessoas fazem já longas filas.

Tufão Khanun causa um morto e deixa 220 mil casas sem eletricidade no Japão

As autoridades japonesas apelaram à prudência durante a continuação do fenómeno, dado o risco de tempestades, ventos fortes, ondas e aluimentos de terra. A passagem do Khanun por Taiwan obrigou ao cancelamento de 126 voos, domésticos e internacionais, ligações marítimas e ferroviárias, informou a agência de notícias da ilha, a CNA. O Centro Meteorológico de Taiwan indicou que o tufão estava já, na manhã desta sexta-feira, a afastar-se da ilha.

Além das perturbações nos transportes, os danos causados pelo Khanun foram “relativamente limitados” e consistem principalmente em árvores ou sinais derrubados e inundações localizadas em estradas e túneis, afirmou o Centro de Operações de Emergência taiwanês, citado pela CNA.

O Khanun chegou a Taiwan uma semana depois de o tufão Doksuri ter atingido a ilha, causando pelo menos um morto e cortes de energia em milhares de casas, tendo seguido em direção à China, onde provocou chuvas torrenciais.

Seis mortos nas Filipinas à passagem do tufão Doksuri a perder força a caminho do sudeste da China